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O que é storytelling e como aplicar no seu negócio

Conheça o que é storytelling e aprender como aplicar e utilizar em seus negócios. Saiba mais sobre o tema lendo o conteúdo completo!

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Redação Marke

Você sabe o que é storytelling e como utilizá-lo na sua empresa? Traduzido do inglês "Story" , que significa história e "telling", que significa contar. Storytelling, nada mais é do que o ato de contar uma história.

Mas, usando recursos audiovisuais, com um enredo elaborado, por meio de técnicas inspiradas para transmitir alguma mensagem.

Neste artigo, abordaremos sobre o que é storytelling e como aplicar no seu negócio. Se interessou? Então, leia o conteúdo completo!

O que é storytelling

Para saber o que é storytelling, deve-se entender e gostar de contar, adaptar e desenvolver histórias.

Através de elementos, como: personagem, ambiente, conflito e alguma mensagem. Essa história deve envolver uma narrativa com começo, meio e fim, para transmitir a mensagem de forma a conectar-se com o leitor, emocionalmente.

Essa técnica é usada para ajudar a promover empresas, vendendo seus serviços de uma forma indireta, mas com o poder de caráter persuasivo.

Agora que você já sabe o que é storytelling, sabe onde encontrá-lo? Bem, ele é muito utilizado no ramo da comunicação em geral, como: na TV, no marketing e na publicidade.

Para tornar o conceito mais claro, vamos dividi-lo em duas partes, utilizando um exemplo: o sistema solar.

  • STORY: seria o assunto em si, o assunto principal que você quer falar.
  • TELLING: seriam as maneiras, as formas de se falar sobre isso. Pois existem diversas versões para contar como é tal tema.

Pois sempre existem diversas versões da mesma história, então, o storytelling pode ser personalizado de acordo com o público.

Como aplicar storytelling no seu negócio

Já que você aprendeu sobre o que é storytelling acima, agora, você pode conferir como aplicá-lo no seu negócio.

No trabalho, como é normal travar no andamento de alguma campanha ou projeto.

Como ocorre muitas vezes de adiar tal projeto simplesmente por estar sendo muito trabalhoso, cansativo e você está sem ideias.

Justamente para não “gastar” suas ideias à toa e pensando em focar na sua criatividade, no insight mais adequado, selecionamos algumas dicas de formas para você estruturar sua história e utilizá-la no seu negócio. Confira:

Product Placement

Começamos a nossa lista de dicas com o Product Placement – Publicidade Indireta – que significa inserir mensagens publicitárias de maneira sútil. A dica então é incluir nas narrativas, nas histórias, temas, assuntos que tenham relação ao uso de seu produto ou ao propósito da marca.

Produção de conteúdo

Na produção de conteúdo, antes de produzir, tem que saber quem você quer atingir com aquilo.

Comece definindo o tom de voz que vai ser utilizado. Depois, se houver dificuldade de encaixar metáforas e histórias no meio do conteúdo, escreva o texto inteiro, cru, para depois incluir as formas que facilitem o entendimento.

E, claro, use a criatividade, produza conteúdos diferentes e relevantes. Não importa se existem diversos artigos sobre esse tema.

Personalidade de Marca

Além disso, algo muito importante a se levar em conta quando falamos sobre o que é storytelling e suas aplicações nas empresas, é a personalidade da sua marca.

Ou seja, utilizar arquétipos, modelos mentais que posicionam a sua marca na cabeça de seus clientes.

Nas vendas

Por último, após saber o que é storytelling e agora, como aplicar no seu negócio, a última dica é aplicá-las nas vendas.

Por exemplo, se você tem uma agência com resultados digitais e chega cinco novos clientes, você deve fazer o seguinte questionamento: será que estou pronto para vender essa ideia? Como eu estou contando essa história, já que se trata de uma venda complexa?

Por isso, é importante otimizar sua criatividade e entregar serviços chamados “fora da caixa'', com estratégias que servem para potencializar seus resultados!

O storytelling, em quaisquer das áreas, não gera muito tempo do leitor, prospect ou cliente. Não o utilize em excesso, mas saiba encaixá-lo da melhor maneira possível.

Agora que você já conhece o que é storytelling e sabe como aplicá-lo em seus negócios, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e sua empresa a prosperar e se destacar no marketing digital.

Se você gostou desse conteúdo, acesse nosso blog e acompanhe todos os outros assuntos importantes que trazemos.