Pesquisa por voz do Google: como estar à frente na busca online
O número de pesquisa por voz do Google tem crescido anualmente. Saiba como se adequar e estar à frente nas buscas online.
Faz alguns anos que os sites de busca facilitam nossas vidas e sempre que surge uma dúvida ou demanda – seja ela qual for – é ao Google que recorremos. Porém, a forma de buscarmos essas informações está mudando. A pesquisa por voz do Google é uma maneira de realizar buscas na plataforma mais conhecida do mundo e temos que levar isso em consideração. Por quê?
Siga a leitura para saber mais!
Por que é importante incluir a pesquisa por voz do Google nas estratégias de SEO
O número de pesquisa por voz do Google tem crescido anualmente. De acordo com a própria empresa, em 2018 as pesquisas por voz representavam 20% de todas as consultas na plataforma. A expectativa é que em 2020 as pesquisas por voz correspondam a 50% das buscas, conforme a consultoria americana Comscore.
As novidades do mundo tecnológico acabam mudando o comportamento do usuário, e a pesquisa por voz do Google não é diferente. Entretanto, essas mudanças também impactam nas estratégias de otimização e SEO.
Devido ao crescimento esperado para as pesquisas de voz em 2020, é importante que as marcas estejam preparadas para adaptarem-se à tendência e criar estratégias para o uso de voz.
As estratégias de SEO estão focadas na qualidade do conteúdo, experiência de busca e com o posicionamento das páginas nos resultados de busca em sites. Entretanto, é necessário que essas estratégias comecem a focar no cenário de busca online atual, para que seja possível oferecer respostas rápidas e claras para os usuários.
É fundamental oferecer informações precisas e confiáveis em todos os canais. Segundo uma pesquisa realizada pela Forbes Insights, na hora da busca, o consumidor deposita sua maior confiança em dois canais, sendo eles o site da marca e os resultados no Google ou outro buscador.
Ainda conforme a pesquisa, 48% dos consumidores que já conhecem uma marca, confiam nas informações fornecidas pelo seu site oficial, por isso é importante que um site esteja sempre atualizado, com conteúdo relevante e todas informações necessárias. Por outro lado, 42% dos consumidores que não conhecem uma marca, depositam maior confiabilidade nos resultados fornecidos pelos sites de busca.
O consumidor busca informações consistentes, rápidas e eficazes e a responsabilidade dessas informações geralmente recaem sobre a marca, mesmo que os canais que estejam oferecendo as informações não pertençam a ela.
Dicas para otimização da pesquisa por voz do Google
1. Repense, atualize e reestruture o seu conteúdo
De acordo com um estudo realizado pela Backlinko, as respostas curtas e sucintas são mais aderidas pelo Google na hora de oferecer um resultado. Além disso, os resultados mais comuns costumam possuir uma média de 29 palavras. Uma forma fácil e muito indicada é incluir ao seu site uma página de “Perguntas Frequentes (FAQs)”.
2. Utilize um conteúdo parecido com uma conversa
É indicado utilizar uma linguagem que lembre uma conversa, um diálogo comum e natural, pois dessa forma as chances de aparecer nos resultados das pesquisas é maior. Entender o que o usuário está buscando também é fundamental.
Quais são as palavras-chave as pessoas estão usando para as perguntas?
Qual o tipo de perguntas mais comuns?
Que tipo de resposta é mais oportuno para essas consultas?
3. Utilize frases-chave de cauda longa
A pesquisa por voz do Google costuma receber perguntas mais longas do que aquelas feitas usando o teclado. As palavras-chave de cauda longa devem ser o foco para obter melhor desempenho nos resultados de pesquisa por voz.
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