Saiba quais são os tipos de e-commerce ideais para sua empresa
Para vender bem na internet, é preciso conhecer diferentes tipos de e-commerce. Saiba quais são as principais opções para o seu negócio!
Conhecer os principais tipos de e-commerce é fundamental para escolher o modelo mais adequado para a sua empresa.
Vender na internet já é realidade para muitos negócios, nos segmentos mais diversos, e, para que esse processo traga bons resultados, é preciso compreender de que maneiras ele pode se estruturar.
Por isso, além de encontrar boas plataformas e fazer um bom marketing digital dos produtos ou serviços, é essencial se informar sobre como esse processo funciona.
Continue a leitura e conheça os principais tipos de e-commerce para descobrir qual deles é o melhor para o seu negócio!
Conheça 5 tipos de e-commerce e entenda qual é o ideal para a sua empresa
B2B, B2C, C2C e muitas outras siglas como essas são bem comuns na rotina das empresas, mas os termos nem sempre são compreendidos com clareza.
Entender no que consiste é fundamental para aplicar processos mais bem planejados em um negócio, pensando em quem são os clientes a quem a empresa se direciona e como seus processos precisam ser estruturados.
Assim, conhecer esses diferentes tipos de e-commerce influencia em diversas decisões, desde a escolha de uma página de vendas até a elaboração de estratégias de marketing.
Confira os principais deles abaixo:
1.Business to Consumer (B2C)
Esse é um dos modelos mais tradicionais de vendas online, de empresas para consumidores finais.
O negócio em questão pode ser um revendedor, um fabricante ou prestador de serviços, sem restrição ao seu tipo de operação. O que caracteriza o modelo é que a venda é feita diretamente do empreendimento para o consumidor final do produto ou serviço.
2.Direct to Consumer (D2C)
O modelo D2C é bastante parecido com o B2C, mas se distingue por ser um processo de venda direto, que não depende da atuação de varejistas, atacadistas ou marketplaces.
Assim, o negócio utiliza a internet para se comunicar diretamente com os consumidores finais, sem o apoio ou intermédio de terceiros.
3.Business to Business (B2B)
Entre os diferentes tipos de e-commerce, o B2B é também um dos mais comuns e cresce constantemente.
Trata-se de uma relação na qual uma empresa fornece produtos ou serviços a outra, já que nenhuma marca pode atuar de forma completamente independente, sendo necessário estabelecer relações comerciais com outros negócios, para que sejam seus fornecedores.
4.Consumer to Consumer (C2C)
O modelo C2C ainda causa confusão em algumas pessoas. Afinal, como um consumidor pode vender para outro?
O segredo está em plataformas como a OLX ou a Enjoei, nas quais qualquer um pode anunciar seus próprios produtos, itens que foram adquiridos e agora serão repassados a outras pessoas.
A existência dessas plataformas é um recurso importante para tornar esse processo mais seguro, além de ajudar na divulgação das mercadorias, já que os vendedores não se tratam de marcas que podem investir em marketing e publicidade.
5.Business to Administration (B2A) ou Business to Government (B2G)
Por fim, um dos tipos de e-commerce mais importantes é o B2A ou B2G, no qual empresas fornecem seus produtos ou serviços para alguma instituição governamental.
Por envolver compras pagas com dinheiro público, o processo exige muita atenção e deve respeitar o processo de licitação, regulamentado pela Lei n.º 8.666/1993.
Uma das vantagens de operar nesse tipo de processo é a credibilidade adquirida pelo negócio.
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