Imagem de destaque do post SEO Silo: Desvende os segredos dessa técnica de SEO on page Imagem de destaque do post SEO Silo: Desvende os segredos dessa técnica de SEO on page

SEO Silo: Desvende os segredos dessa técnica de SEO on page

Você já ouviu falar sobre SEO Silo? Confira o post de blog da Agência Marke para entender as vantagens de aplicar essa estrutura em seu site.

Categorias:

O que é a estrutura de Silo para SEO?

Vamos conversar sobre SEO Silo? Essa é uma técnica de SEO on page perfeita para aplicar em sites que possuem um grande volume de conteúdo, mas ainda apresentam baixo tráfego orgânico em suas páginas. 

Também pode ser uma otimização assertiva para sites que estão rankeando poucas palavras-chave relacionadas ao seu segmento e encontrem-se um tanto desorganizados em termos de estrutura. Sem contar que, para sites novos, essa é uma tática imprescindível que vai garantir que o seu site tenha um ótimo posicionamento no Google desde as primeiras publicações.

O que quer dizer Silo? 

No ramo da agricultura, o termo silo refere-se a um grande local para armazenamento de grãos in natura, o qual tem como função principal manter a qualidade e otimizar o uso e comercialização dos produtos de forma sistemática.

Por isso que a técnica de SEO Silo possui tal nome, visto que o seu objetivo é organizar a arquitetura das páginas de um site como um todo de forma estratégica e relevante, por meio de links usados nas palavras-chaves dos conteúdos, atraindo mais visitantes para seu site e, consequentemente, aumentando os resultados do seu negócio.

Por que usar a estrutura de SEO Silo? 

A estrutura de SEO Silo é importante porque permite que a informação principal do seu negócio (site) seja transmitida ao seu público de forma organizada, clara, objetiva e, claro, tenha uma boa pontuação e posição nos resultados do Google.

Um dos principais motivos para utilizar essa técnica é que ela possibilita que um site se posicione melhor para uma headtail, ou seja, aquele tipo de palavra-chave mais geral, bastante concorrida e que dificilmente chega à primeira página do Google com apenas um conteúdo sobre o tema.

Exemplos de headtails em diferentes segmentos:

  • Marketing digital;
  • Advogado militar;
  • Loja de tricot;
  • Implante dentário.

Imagine um silo, e que na base dele está a palavra-chave principal para a qual você quer se posicionar. Você vai “enchendo” esse Silo com os seus “grãos”, que serão seus posts sobre os temas relacionados. A cada novo artigo é preciso apontar para o artigo principal.

7 benefícios de utilizar a estratégia de SEO Silo

Quando bem planejada, a estrutura de conteúdo SEO Silo é capaz de resolver problemas de usabilidade de um site ou blog. Com ele, será possível criar uma hierarquia organizada para os seus conteúdos. Além disso, os benefícios atingem longo alcance, auxiliam os visitantes do site e são bem vistos pelos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo. 

Confira abaixo algumas vantagens:

1. Facilita a navegação do usuário no site;

2. Auxilia na descoberta de tópicos de conteúdo;

3. Aumenta as chances de indexação pelos mecanismos de busca;

4. Favorece o rastreio de conteúdo pelos mecanismos de busca;

5. Melhora a organização e visualização de conteúdo dos proprietários do site;

6. Impulsiona a sua relevância em criação de palavras-chave;

7. Aperfeiçoa a ligação interna de links.

Como construir a Estrutura de Silo? 

A estrutura de Silo bem detalhada precisa ser extremamente visual, caso contrário, é possível se perder em meio a tantos conteúdos e assuntos. O indicado é desenhar um mapa mental ou esquema que você deseja seguir, mesmo que se modifique depois. É necessário mantê-la atualizada também, alimentando conteúdos antigos com novos. 

Os primeiros passos para construir uma estrutura de SEO Silo relevante para o seu site são:

1. Analisar o site e incrementar na home page as principais categorias (assuntos) que norteiam o seu negócio;

2. Definidas as categorias, chega a hora de dividir os conteúdos de blog conforme os seus assuntos;

3. É fundamental que os posts de blog estejam otimizados conforme as técnicas de SEO (links internos, links externos, uso de palavras-chaves relevantes e estrutura correta de H’s) e que possuam, no mínimo, mil palavras. Caso eles não estejam assim, melhore cada um deles ou crie conteúdos novos a fim de obter uma melhor performance ao tráfico de seu site;

4. Feita a análise do site, a definição das categorias e a divisão de posts conforme seus assuntos, a home page conseguirá linkar as categorias e seus respectivos posts, conferindo relevância e fluidez ao seu site.

Cuidados ao usar silos

Existem diferentes modelos de estruturas silo de conteúdo SEO, porém o mais importante é que os conteúdos do seu site estejam sempre interligados, sem deixar que a relevância do seu site seja perdida, ou seja, é preciso sempre linkar os posts entre as categorias e com a home page.

Lembre-se:

  • A home page deve conter a palavra-chave mais concorrida do seu segmento e que melhor represente seu mercado;
  • As categorias (outras páginas) do seu site devem indicar os posts de blog com palavras-chaves de cauda longa que sejam complementares ao seu segmento e linkar sempre para a home page.
  • Defina um equilíbrio para que uma seção do site não ofusque a outra. A não ser que realmente haja um destaque maior para o produto ou serviço.
  • Em SEO, URLs mais curtas são as ideais para rastreamento e uso, por isso, é necessário observar os níveis do silo em conteúdo. Cuidado para não criar estruturas que gerem URLs longas demais, pois prejudica-se a capacidade dos mecanismos de busca de rastrear o site, indexar conteúdo e classificar esse conteúdo na pesquisa.

A Marke é uma Agência de Marketing Digital em Novo Hamburgo, especialista em criação e otimização de sites, consultoria SEO, Marketing de Conteúdo e publicidade online.

Contamos com uma equipe qualificada em soluções digitais. Nosso foco é gerar resultados para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre nosso trabalho!