Smarketing: entenda o que é e como utilizar nas suas vendas
Você já ouviu falar no smarketing? Saiba mais sobre o conceito e entenda como sua aplicação pode melhorar as vendas da sua empresa!
O smarketing chegou com a promessa de alinhar as atividades dos setores de marketing e vendas das empresas, gerando resultados melhores para o empreendimento como um todo.
Embora muitos ainda encarem o trabalho dessas equipes como práticas distantes, ou até mesmo opostas, sua união pode contribuir com um desempenho melhor para qualquer empresa.
Assim, a aplicação do conceito é uma maneira de promover uma comunicação interna mais clara e assertiva, que beneficie tanto a equipe de marketing quanto a de vendas.
Para entender melhor o que é o smarketing e como aplicá-lo, continue a leitura!
O que é smarketing?
Resultado da junção dos termos sales (vendas, em inglês) e marketing, o smarketing chega como uma solução para empresas que querem chegar ao público de forma mais eficiente e aumentar sua receita.
Para entender o que o conceito propõe, pense em como funciona o trabalho das equipes responsáveis por cada um desses setores em uma empresa.
Enquanto o marketing está focado em atrair prospects e convertê-los em leads, para aproximá-los da marca, a equipe de vendas deve abordar esses leads e trabalhar para que se tornem clientes.
Assim, a atuação desses âmbitos ocorre de forma contínua, o que significa que um alinhamento dos setores pode ser muito benéfico para o empreendimento e é justamente nisso que consiste o smarketing.
Como utilizar smarketing nas vendas?
Afinal, como aplicar o smarketing nas vendas e garantir o aumento da receita da empresa? Para isso, é preciso retomar alguns pontos básicos da atuação dos setores envolvidos e trabalhar para que estejam cada vez mais integrados.
Tenha metas compartilhadas
Para que os times de vendas e marketing estejam verdadeiramente alinhados, é preciso que estejam caminhando em direção ao mesmo objetivo.
Por isso, em vez de estabelecer metas separadas para cada um dos setores, é importante elencar metas que sejam comuns a ambos, de forma que trabalhem em conjunto para entregar os resultados esperados.
Assim, objetivos que antes eram de apenas um desses times passam a ser compartilhados por todos os membros.
Integre os times
A comunicação desempenha um papel central nesse processo, pois o compartilhamento de informações entre as equipes é o que permite que atuem em conjunto efetivamente.
Por isso, optar por ferramentas integradas é parte fundamental da aplicação do smarketing às vendas da empresa, permitindo que ambos os times acompanhem o progresso de cada um dos setores.
Digamos que uma pessoa preencheu um formulário da empresa ou fez o download de um conteúdo. Uma plataforma compartilhada permite que a equipe de vendas tenha acesso imediato às informações desse lead e entre em contato para convertê-lo em um cliente.
Assim, softwares integrados podem ser uma forma de alinhar as atividades desses times e otimizar seu trabalho, gerando resultados melhores e mais imediatos.
Tome decisões baseadas em dados
Lembre-se também de explorar as informações fornecidas pelos dados da empresa, que podem auxiliar em diversos procedimentos e colocar marketing e vendas na mesma linha de trabalho.
Dados coletados no ambiente digital, por exemplo, podem ajudar a definir uma persona mais precisa e assertiva, que deve ser considerada por ambas as equipes, seja para produzir conteúdos relevantes ou para abordar leads de forma adequada.
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