10 estratégias de marketing digital que geram resultados para sua empresa
Hoje em dia, o sucesso de uma empresa depende de boas estratégias de marketing digital. Confira 10 possibilidades para o seu negócio!
No mundo atual, com tantas transformações sociais e tecnológicas, as estratégias de marketing digital precisam estar presentes no dia a dia de qualquer empresa.
Desde os maiores empreendimentos até os pequenos negócios têm percebido a necessidade de estar online, visíveis na rotina dos milhões de usuários da internet, seja nas redes sociais ou nos mecanismos de busca.
Para que essa visibilidade seja realmente efetiva e traga bons resultados, um bom planejamento é fundamental.
Quer saber mais sobre como as estratégias de marketing digital podem impactar os seus negócios? Continue a leitura e conheça algumas delas!
Quais as vantagens do marketing digital para pequenas empresas?
Antes de tudo, é preciso entender a importância do marketing digital para as pequenas empresas.
Surgido na década de 1990, o marketing digital mudou a maneira como as empresas se apresentam e usam a tecnologia a seu favor.
As estratégias de marketing digital aumentam a visibilidade e o engajamento das pequenas empresas, fazendo com que as marcas sejam mais divulgadas e posicionadas no meio digital, garantindo assim mais credibilidade e maior alcance.
Além disso, essas estratégias conferem mais autoridade às pequenas empresas, podendo até gerar mais competitividade com as grandes marcas.
E não para por aí: outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados e conferir se aquela estratégia adotada é válida e funciona para o seu negócio.
Essa também é uma forma útil e prática de atrair e prospectar clientes, possibilitando um aumento nas vendas, no fortalecimento de marca e no valor da empresa.
Marketing digital para pequenas empresas: conheça 10 principais estratégias
Agora que você já sabe a importância do marketing digital, vamos apontar as 10 principais estratégias para as pequenas empresas, que podem agregar valor e visibilidade para o seu negócio.
São elas:
1.Presença nas redes sociais
Através do marketing digital para redes sociais é possível identificar tendências de mercado, perfis de clientes e segmentar ações online a fim de atingir o público-alvo de seu negócio.
Sem contar no fato que através de suas postagens e interações virtuais, a relação de sua empresa com seus clientes acaba se tornando mais próxima, a reputação do seu negócio se torna mais sólida e o alcance de novos clientes se torna bem maior também.
Trata-se de uma excelente forma de aumentar as vendas e fortalecer marcas, porém, é necessário planejar e estudar as melhores formas de se comunicar nesse ambiente.
Inclusive, é importante analisar qual a rede social que mais se encaixa com o perfil do seu negócio e contar com o trabalho de uma agência especializada em marketing digital para produzir suas peças gráficas e fazer a gestão de suas redes sociais com profissionalismo.
Assim você terá mais tempo para pensar em outras demandas administrativas de seu negócio.
Para saber mais, confira também o nosso post sobre marketing digital para empreendedores.
2.Google Ads
Essa também pode ser uma excelente estratégia de marketing digital para pequenas empresas.
Uma das principais vantagens do Google Ads é o fato de que ele facilita a visibilidade das empresas nos resultados de pesquisa do Google.
Nesse sentido, é fundamental contar com anúncios assertivos, os quais podem conferir clientes valiosos para as empresas. Uma agência especializada em Google Ads, como a Marke, pode ser a solução para aumentar o número de clientes interessados em seu negócio.
Para saber mais sobre os benefícios dessa estratégia super importante, confira nosso vídeo sobre o assunto:
3.Criação e otimização de sites com SEO Local
A criação de um site está entre as melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas, visto que ele oferece mais segurança e propriedade de conteúdo do que outras plataformas.
Um site tem a função de representar a sua empresa 24 horas por dia, fazendo com que os clientes tenham vontade de contratar seus serviços e comprar seus produtos.
Sendo assim, para que o seu site tenha um bom posicionamento no Google, é imprescindível otimizá-lo através do uso de técnicas de SEO.
Sigla de Search Engine Optimization, o SEO pode ser definido como um conjunto de técnicas para otimização que tem o objetivo de gerar mais tráfego orgânico e autoridade para seu site.
Inclusive, o SEO Local pode ser uma ótima alternativa para atrair clientes ao seu negócio. Nesse caso, toda a estratégia é direcionada para alguma cidade ou região específica, posicionando a sua página de acordo com o seu perfil em buscadores como Google
4.Marketing de conteúdo
Por meio do marketing de conteúdo, é possível produzir e compartilhar assuntos que sejam relevantes para o público-alvo do seu negócio.
Um conteúdo interessante e relevante, que envolva uma pesquisa detalhada e informações aprofundadas pode atrair o público e estabelecer uma relação de confiança, além de atribuir mais autoridade e um bom posicionamento para a empresa.
O marketing de conteúdo pode ser feito por meio da criação de um blog ou site, com postagens de conteúdos específicos, produção de um e-book, com dicas práticas e informações completas, ou até mesmo criação de conteúdo para as redes sociais.
Essa estratégia gera uma aproximação com o público, sendo uma das mais simples e importantes maneiras de prospectar clientes e garantir autoridade para a marca.
O blog, em especial, é uma ferramenta fundamental para que a marca crie não apenas visibilidade entre o seu público-alvo, mas também a credibilidade necessária para que se interessem pelas suas soluções.
Para entender melhor o tema, confira o vídeo do Leo Hauschild, sócio-fundador da Marke:
5.Remarketing
O remarketing também entra na lista de estratégias de marketing digital que podem melhorar os resultados do seu pequeno negócio.
Sabe quando o cliente coloca um produto no carrinho, mas acaba não finalizando a compra? Essa estratégia consiste em contatar os consumidores que se mostraram propensos a fechar negócio com a sua empresa, mas mudaram de ideia por algum motivo.
O mesmo vale para aquele cliente que costumava ter uma boa relação com a marca, mas se distanciou e não voltou mais para novas compras.
6.E-mail marketing
Nesse contexto de remarketing e em vários outros, o e-mail é um recurso a ser explorado de forma estratégica pelas empresas.
Esse é um meio de comunicação privilegiado, já que ele é muito direto e proporciona um diálogo mais personalizado, uma mensagem que o cliente recebe de forma individual na caixa de entrada do e-mail.
As campanhas nesse meio podem incluir descontos para esses clientes, promoções exclusivas e outros recursos que chamem a sua atenção.
7.Inbound marketing
O inbound marketing é uma abordagem muito popular hoje em dia, já que tem demonstrado bons resultados, principalmente com a utilização dos recursos digitais.
Nesse conjunto de estratégias de marketing digital, a empresa não vai atrás de cada novo cliente, como costumava acontecer em outros tempos, a exemplo do telemarketing, mas faz com que as pessoas sejam atraídas até o seu negócio.
O marketing de conteúdo, que mencionamos acima, é uma forma de aplicação dessa abordagem, já que a marca simplesmente oferece os conteúdos produzidos e eles atraem o público-alvo para perto da empresa.
8.Outbound marketing
Embora seja o oposto da abordagem anterior, não há motivos para largar de vez o outbound marketing.
Usar anúncios pagos para divulgar produtos e serviços, por exemplo, é uma estratégia bastante eficiente e pode complementar muito bem outros tipos de estratégia.
A ideia, aqui, é não ver essas estratégias de marketing digital como opções opostas, mas como caminhos que podem se complementar.
9.Marketing de influência
Na era dos influenciadores digitais, não podemos negar que a internet é capaz de influenciar o comportamento dos consumidores, certo?
Esse tipo de marketing utiliza esse princípio para melhorar a percepção que o público-alvo tem da marca e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Para isso, é possível aproveitar o trabalho realizado pelos influenciadores digitais, por meio de parcerias, ou mesmo portais de reviews de consumidores e páginas de avaliação.
10.Marketing de relacionamento
Por fim, no marketing de relacionamento, o foco é fidelizar clientes por meio de uma experiência positiva, que proporcione a criação de um vínculo entre marca e consumidor.
Isso envolve uma comunicação mais próxima com o público-alvo, uma linguagem acessível e uma postura que indique sempre o quanto a marca está comprometida com a satisfação dos clientes.
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