Como usar o Google Trends: { Guia prático }
Quer melhorar o posicionamento do seu site na internet, mas ainda não sabe como usar o Google Trends? Conheça a ferramenta!
Se você quer garantir um bom posicionamento digital para o seu site, saber como usar o Google Trends pode ser uma boa forma de iniciar esse processo.
Criar uma boa estratégia de conteúdo depende de muitos fatores, sendo um deles a sua capacidade de levar ao seu público algo que seja relevante para ele.
O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo todo, tendo 92,9% de domínio no mercado, e isso faz com que acompanhar as principais tendências e assuntos pesquisados nessa plataforma seja fundamental para um bom posicionamento na internet.
Para saber mais sobre essa ferramenta e aprender como usar o Google Trends, continue a leitura!
Como usar o Google Trends
Criado em 2006, o Google Trends consiste em uma ferramenta desenvolvida pelo próprio motor de busca e tem como objetivo fornecer dados a respeito das pesquisas realizadas pelas pessoas.
Assim, ao utilizar esse recurso, é possível conhecer os assuntos mais comentados e procurados na internet, além de adquirir outras informações importantes para o seu site, filtrando resultados a partir de dados como localidade, período e alguns outros elementos.
Por isso, entender como usar o Google Trends é o primeiro passo para uma estratégia de conteúdo eficiente, que ajude seu site a se colocar com mais destaque no ambiente digital.
Pesquisa por termo
A primeira forma de utilizar essa ferramenta é a pesquisa por termo, que fornece dados sobre o volume de buscas de determinadas palavras-chave ao longo do tempo.
Ao abrir o Google Trends, basta inserir o termo desejado na barra de pesquisa e será exibido um gráfico com essas informações, tomando como período de análise os últimos 12 meses.
Também é possível filtrar os resultados alterando informações, como período, país, categoria e modalidade da pesquisa.
Essa opção também oferece uma ferramenta de comparação, com a qual termos semelhantes podem ser equiparados para analisar quais das alternativas teve maior volume de buscas.
Principais pesquisas
Saber como usar o Google Trends também pode ajudar a descobrir quais são os assuntos mais pesquisados no mecanismo de busca.
Basta clicar no menu e selecionar a opção “principais pesquisas”, página em que serão exibidas duas opções para o usuário.
A primeira é a aba de “tendências de pesquisa diárias”, que informa os termos mais procurados no dia do acesso, além de apresentar seus volumes de busca.
Já na aba de “tendências de pesquisa em tempo real”, é possível consultar dados mais imediatos, além de navegar por diferentes categorias.
Pesquisas do ano
Para uma visão mais abrangente, você também pode optar por analisar os dados anuais coletados pelo Google.
Assim, se você souber como usar o Google Trends, poderá descobrir os assuntos mais pesquisados em 2022 e compreender melhor o comportamento dos usuários.
Nesse tipo de consulta, a ferramenta classifica os dados de acordo com o assunto da busca, dividindo-os entre categorias específicas, como filmes, séries, personalidades, “o que é”, etc.
Inscrições
Por fim, a ferramenta ainda oferece um recurso de inscrição, por meio do qual o usuário pode optar por receber atualizações em seu e-mail a respeito das informações coletadas pelo Google.
Essa é uma forma de garantir que nenhuma informação passe despercebida e seja possível manter-se atualizado nas principais tendências de busca nesse mecanismo.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais conteúdos relacionados no blog da Marke. Se preferir, entre em contato com a gente e conheça nossos serviços!