Planejamento Estratégico - O que é? Aprenda em 5 Passos
Você sabe o que é planejamento estratégico? Então, aprenda em 5 passos como fazer, qual suas vantagens neste post. Confira e melhore sua estratégia!
Certamente você já ouviu falar em estratégia de marketing. Mas, afinal, você sabe o que é planejamento estratégico?
Se você está inserido no ambiente digital, é comum que tenha ouvido falar em planejamento estratégico, mas nem todos sabem de fato o que e como fazer.
Pensando nisso, neste artigo você vai entender mais sobre o que é planejamento estratégico, quais são as vantagens de fazer um e por que é tão importante para as redes sociais. Continue a leitura e confira!
O que é planejamento estratégico na prática?
A função do planejamento estratégico é definir as metas e o melhor caminho para uma empresa conseguir alcançar as mesmas. Isso ajuda a definir a distribuição de recursos e tempo para alcançar essas metas e também auxilia na tomada de decisão durante esse período, quando a estratégia está sendo executada.
Esse tipo de abordagem pode, e até mesmo deve, ser feito por qualquer porte de negócio, independente de seu nicho de atuação. Todas empresas visam crescer e alcançar seus objetivos, mas sem uma estratégia clara e metas que fazem sentido, isso não é possível.
Para que esse processo funcione, é ideal que todos times da empresa estejam envolvidos.
Seja um time de vendas ou de desenvolvimento, é ideal que o líder ou gestor esteja presente para que haja uma harmonia e entendimento mútuo entre todos, criando uma estratégia que realmente funcione em todos setores.
Por que é ideal investir nesse planejamento?
Agora você sabe o que é planejamento estratégico, mas é possível que não esteja claro como ele pode beneficiar seu negócio. Portanto, devemos entender que sem uma organização prévia, as equipes ficam perdidas e não sabem onde chegar.
Por isso, a definição de metas e objetivos é o primeiro passo e, após isso, o planejamento ajuda você a entender como chegar nessas metas pelo melhor caminho. Esse caminho deve ser coerente com a missão da empresa, sua cultura e também seus recursos disponíveis.
Produzir essa estratégia depende de muita pesquisa e entendimento do mercado em que a empresa está inserida, uma vez que, sem isso, você faz uma estratégia baseada em achismos. Sendo assim, é ideal considerar o planejamento como mais que um documento, pois é ele que pode ajudar a empresa crescer.
5 passos de como fazer um planejamento estratégico
Agora vimos o que é planejamento estratégico e devemos tentar colocar isso em prática. Para isso, vamos oferecer 5 passos simples, mas muito importantes, para você colocar seu planejamento em ação. Continue a leitura e veja!
1.Defina um caminho
O primeiro passo para um planejamento estratégico funcionar da melhor forma é definir e estabelecer um caminho a ser seguido. Não cometa o erro de não focar em objetivos certeiros para as redes sociais da sua empresa. Por isso, o primeiro passo é saber qual o foco das mídias digitais.
Para ajudar você a se guiar, é preciso pensar em alguns caminhos que você pode seguir a primeiro momento, como:
- Percepção de marca;
- Base de contatos para venda;
- Suporte ao usuário;
- Vendas diretas;
- Tráfego do seu blog.
É preciso também entender que isso varia de área para área e também depende de que tipo de serviço ou produto você oferece.
2.Defina seus KPIs
Os KPIs são Indicadores Chave de Performance que fazem aumentar essa percepção por meio de menções da sua empresa nas redes sociais, engajamento da audiência e o alcance de suas publicações.
Já quando falamos em vendas, deve-se ficar atento ao número de leads gerados através destes canais e às vezes, venda direta pelas redes sociais, dependendo do serviço. Ou seja, estar sempre atento e acompanhando estes números e métricas por si só já é uma estratégia e irá transformar suas páginas, trazendo ótimos resultados.
3.Análise do ambiente externo e interno
Outro ponto muito importante para o planejamento seria a consideração de fatores externos e internos da empresa. Para isso, existe análise SWOT e a análise PESTEL. A SWOT, ou FOFA, foca nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa passa. As forças e fraquezas são internas, enquanto as oportunidades e ameaças são externas.
Já a análise PESTEL é focada em ambiente externo e considera 6 fatores: Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais.
4.Defina o plano de ação
É essencial que você tenha um bom plano de ação após considerar tudo já mencionado. O plano de ação vai especificar o que cada colaborador irá fazer dentro da estratégia. Além disso, será especificado o que é necessário para executar as ações previstas. Nesse caso, é muito usado os 5 porquês e 2 ‘comos’, veja o exemplo:
5W
- What – O que fazer?
- Why – Por que fazer?
- Where – Onde fazer?
- When – Quando fazer?
- Who – Quem vai fazer?
2H
- How – Como fazer?
- How much – Quanto custa fazer?
5.Acompanhamento dos resultados
Por fim, para finalizar a etapa de planejamento, é ideal entender como você vai acompanhar seus resultados para saber se a estratégia está indo bem ou não.
Para isso, devemos considerar as KPIs definidas antes e continuar mensurando isso com o passar do tempo. Além disso, note que há diversas ferramentas de análise que coletam esses dados automaticamente para você.
Portanto, agora que você compreende o que é planejamento estratégico e já sabe os 5 passos essenciais para realizar esse planejamento, basta aplicar o conhecimento em sua estratégia e ver os resultados através do tempo, sempre pensando que o acompanhamento é uma das etapas mais importantes.
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