(51) 99938-8441
Nosso negócio é fazer a sua empresa vender todos os dias!
Logo Logo
Logo
  • Quem Somos
  • Clientes
  • Serviços
    Todos Serviços
    Criação de Sites Otimização de Sites Consultoria SEO Publicidade Online Marketing de Conteúdo Gestão de Redes Sociais Link Building Produção de vídeo para Youtube Gestão de Canal Youtube
  • Blog
  • Fale com um Especialista

Unidades

  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
Imagem de destaque do post Benchmark ou Benchmarking: O Que É e Para Que Serve? Imagem de destaque do post Benchmark ou Benchmarking: O Que É e Para Que Serve?
  1. Início
  2. Blog

Benchmark ou Benchmarking: O Que É e Para Que Serve?

Aprenda tudo sobre esta estratégia que pode trazer grandes benefícios para sua empresa e guiar com precisão as ações efetuadas pela sua gestão!

15 de junho de 2024
Categorias:
  • Destaques
  • Métricas
  • Publicidade na Internet
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Quando uma empresa está estagnada, cabe à gestão encontrar métodos para melhorar sua atuação e voltar a crescer no mercado. É aí que entra o benchmark ou benchmarking. Já ouviu falar?

A técnica é utilizada por diversos empreendimentos e é menos complexa do que pode parecer, pois consiste em ações práticas e que podem já ser aplicadas na rotina da empresa, mas com o planejamento estratégico necessário.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você entender do que estamos falando quando mencionamos benchmark ou benchmarking, além de compreender sua importância para uma empresa. Confira!

Benchmark ou benchmarking: existe diferença?

Muitos conceitos e terminologias da área de gestão podem trazer dúvidas para os líderes de uma empresa, afinal, são muitos os termos que surgem no horizonte desses profissionais.

Conhecer as distinções e particularidades de cada um é essencial, porque permite, além de compreendê-los mais facilmente, pesquisar mais a respeito e aprender informações cada vez mais relevantes para o empreendimento.

Por isso, é comum que surjam perguntas como “benchmark ou benchmarking: qual é a diferença?”. Confira um pouco mais sobre essas diferenças no próximo tópico.

O que é benchmark?

Primeiramente, é importante estabelecer que quando falamos em benchmark ou benchmarking não estamos nos referindo a conceitos muito distantes, como a própria semelhança entre os nomes indica.

Embora não tenham exatamente a mesma aplicação, os termos se referem a coisas bastante próximas na prática do empreendimento.

De modo geral, benchmark é o título atribuído a uma empresa que se destaca em um segmento, seja por conta de seu desempenho no mercado ou algum processo interno que funciona com grande eficiência.

Assim, é possível ser uma referência para empresas concorrentes, que procuram se inspirar em seus processos para alcançar bons resultados, ou até para o mercado como um todo, a exemplo de organizações que contam com planos de gestão altamente eficientes e inspiradores.

E o que é benchmarking?

Benchmarking, por outro lado, é o nome destinado a um método de avaliação comparativa entre o desempenho de empresas.

Assim, um empreendimento aplica essa técnica quando analisa os processos desenvolvidos por uma concorrente que é referência no seu setor e procura aplicar as mesmas práticas no seu contexto.

Esse método é aplicado com um planejamento estratégico minucioso, passando por uma etapa de pesquisa aprofundada no mercado e também por uma análise detalhada do funcionamento do negócio em questão.

Trata-se de uma estratégia que pode trazer grandes benefícios para uma empresa ao guiar com precisão as ações efetuadas pela sua gestão.

Quais são os benefícios do benchmarking para o seu negócio?

Como vimos no tópico anterior, o benchmarking é uma prática utilizada pelas empresas para comparar suas práticas, processos e desempenho com os de outras organizações, geralmente consideradas líderes no setor.

Mas, é importante entender que essa estratégia traz diversos benefícios para o crescimento de uma empresa, como, por exemplo:

Melhoria de desempenho

O benchmarking ajuda as empresas a identificar áreas onde podem melhorar seus processos, produtos e serviços, adotando práticas que já se provaram eficazes em outras organizações.

Identificação de boas práticas

Além disso, essa estratégia permite que as empresas descubram e implementem as melhores práticas do mercado, o que pode levar a melhorias significativas na eficiência e eficácia operacionais.

Inovação

A comparação com outras empresas pode inspirar, também, novas ideias e abordagens inovadoras, ajudando a empresa a se manter competitiva e relevante no mercado.

Redução de custos

Ao identificar processos mais eficientes e eficazes, as empresas podem reduzir custos operacionais e melhorar a rentabilidade.

Aumento da satisfação dos clientes

Melhorias nos processos e produtos podem levar a um aumento na qualidade e, consequentemente, a uma maior satisfação e fidelização dos clientes.

Apoio na tomada de decisões

O benchmarking fornece dados concretos e comparativos que podem embasar a tomada de decisões estratégicas e operacionais.

Motivação e engajamento dos funcionários

A busca por melhores práticas e a implementação de melhorias podem motivar os funcionários, criando uma cultura de excelência e aprendizado contínuo.

Visão competitiva

O benchmarking permite que as empresas compreendam melhor sua posição no mercado em relação aos concorrentes, ajudando a identificar oportunidades e ameaças.

Desenvolvimento de estratégias

Ajuda na formulação de estratégias mais eficazes, baseadas em evidências e práticas de sucesso observadas em outras organizações.

Adaptabilidade

As empresas que praticam o benchmarking tendem a ser mais adaptáveis a mudanças no mercado, pois estão constantemente buscando melhorias e inovações.

Como aplicá-los na empresa?

Para aplicar o benchmark ou benchmarking na sua empresa, é importante estar atento a alguns fatores.

Um deles é a pesquisa em busca do empreendimento que servirá como benchmark nesse processo.

Ele pode ser encontrado através de pesquisas nos meios digitais ou até por meio de eventos corporativos, que servem justamente como um momento para a troca de experiências.

Além disso, é importante que o benchmarking seja aplicado com certa regularidade, garantindo que novas técnicas sejam aplicadas e que o resultado da sua implementação seja acompanhado pela gestão do negócio.

Afinal, acompanhar esses resultados é a melhor maneira de observar o desempenho da empresa e aprimorar sua atuação no mercado.

Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?

Somos uma agência de marketing digital que trabalha com informações e estudo de mercado de forma inteligente, ajudando empresas a se destacarem na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.

Entre em contato com a Marke!

Artigos relacionados

Thumbnail do post O que é SEO e para que serve?

O que é SEO e para que serve?

29 de novembro de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

SEO são técnicas de otimizações que contribuem para o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Estas técnicas estão relacionadas tanto a otimizações on page quanto a estratégias de SEO off page. Saiba Mais!

Destaques Otimização SEO
Thumbnail do post 10 estratégias de marketing digital que geram resultados para sua empresa

10 estratégias de marketing digital que geram resultados para sua empresa

1 de julho de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Hoje em dia, o sucesso de uma empresa depende de boas estratégias de marketing digital. Confira 10 possibilidades para o seu negócio!

Publicidade na Internet Empreendedorismo
Thumbnail do post Facebook Ads: Comece Suas Campanhas Hoje! [6 formas de anunciar ✔]

Facebook Ads: Comece Suas Campanhas Hoje! [6 formas de anunciar ✔]

13 de março de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Conheça diferentes tipos de campanha de Facebook ads. Saiba a diferença entre cada uma delas e descubra qual faz mais sentido para seu negócio!

Publicidade na Internet Empreendedorismo

Tenha mais resultados na internet

Solicitar Orçamento
A Marke

Uma agência de Marketing Digital voltada a oferecer os melhores resultados para o seu negócio.

Trabalhe conosco
Serviços
  • Criação de Sites
  • Otimização de Sites
  • Consultoria SEO
  • Publicidade Online
  • Marketing de Conteúdo
  • Gestão de Redes Sociais
  • Link Building
  • Produção de vídeo para Youtube
  • Gestão de Canal Youtube
Principais Unidades
  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
© Marke Marketing Digital e Consultoria SEO. Todos os Direitos Reservados.
Marke Marketing Digital e Consultoria SEO
Olá, tudo bem?
Preencha o formulário para falar com o nosso especialista.