Benchmark ou Benchmarking: O Que É e Para Que Serve
No meio corporativo, você já pode ter ouvido falar em benchmark ou benchmarking. Saiba o que são e como aplicá-los de maneira eficiente!
Quando uma empresa está estagnada, cabe à gestão encontrar métodos para melhorar sua atuação e voltar a crescer no mercado. É aí que entra o benchmark ou benchmarking.
A técnica é utilizada por diversos empreendimentos e é menos complexa do que pode parecer, pois consiste em ações práticas e que podem já ser aplicadas na rotina da empresa, mas com o planejamento estratégico necessário.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você entender do que estamos falando quando mencionamos benchmark ou benchmarking, além de compreender sua importância para uma empresa. Confira!
Benchmark ou benchmarking: existe diferença?
Muitos conceitos e terminologias da área de gestão podem trazer dúvidas para os líderes de uma empresa, afinal, são muitos os termos que surgem no horizonte desses profissionais.
Conhecer as distinções e particularidades de cada um é essencial, porque permite, além de compreendê-los mais facilmente, pesquisar mais a respeito e aprender informações cada vez mais relevantes para o empreendimento.
Por isso, é comum que surjam perguntas como “benchmark ou benchmarking: qual é a diferença?”
O que é benchmark?
Primeiramente, é importante estabelecer que quando falamos em benchmark ou benchmarking não estamos nos referindo a conceitos muito distantes, como a própria semelhança entre os nomes indica.
Embora não tenham exatamente a mesma aplicação, os termos se referem a coisas bastante próximas na prática do empreendimento.
De modo geral, benchmark é o título atribuído a uma empresa que se destaque em um segmento, seja por conta de seu desempenho no mercado ou algum processo interno que funciona com grande eficiência.
Assim, é possível ser uma referência para empresas concorrentes, que procuram se inspirar em seus processos para alcançar bons resultados, ou até para o mercado como um todo, a exemplo de organizações que contam com planos de gestão altamente eficientes e inspiradores.
O que é benchmarking?
Benchmarking, por outro lado, é o nome destinado a um método de avaliação comparativa entre o desempenho de empresas.
Assim, um empreendimento aplica essa técnica quando analisa os processos desenvolvidos por uma concorrente que é referência no seu setor e procura aplicar as mesmas práticas no seu contexto.
Esse método é aplicado com um planejamento estratégico minucioso, passando por uma etapa de pesquisa aprofundada no mercado e também por uma análise detalhada do funcionamento do negócio em questão.
Trata-se de uma estratégia que pode trazer grandes benefícios para uma empresa ao guiar com precisão as ações efetuadas pela sua gestão.
Como aplicá-los na empresa?
Para aplicar o benchmark ou benchmarking, é importante estar atento a alguns fatores.
Um deles é a pesquisa em busca do empreendimento que servirá como benchmark nesse processo.
Ele pode ser encontrado através de pesquisas nos meios digitais ou até por meio de eventos corporativos, que servem justamente como um momento para a troca de experiências.
Além disso, é importante que o benchmarking seja aplicado com certa regularidade, garantindo que novas técnicas sejam aplicadas e que o resultado da sua implementação seja acompanhado pela gestão do negócio.
Afinal, acompanhar esses resultados é a melhor maneira de observar o desempenho da empresa e aprimorar sua atuação no mercado.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.
Entre em contato com a Marke!