BERT: saiba o que é e como funciona esse algoritmo do Google
Você já ouviu falar no BERT, algoritmo de buscas do Google? Saiba tudo sobre essa atualização, como funciona e quais são os impactos. Leia o artigo e confira!
Fazer buscas no Google já é parte do dia a dia de grande parte da população. Com o BERT, esse processo fica ainda mais eficaz.
As pesquisas realizadas em mecanismos de busca são conduzidas por algoritmos muito refinados, que trabalham para oferecer ao usuário uma experiência mais eficiente e informativa.
Assim, ao produzir conteúdo para a internet, é essencial acompanhar as alterações no funcionamento dessas tecnologias, garantindo que as estratégias aplicadas continuem sendo efetivas.
Para conhecer o BERT, um dos algoritmos mais recentes do Google, continue a leitura!
O que é BERT?
BERT é, na verdade, uma sigla para a expressão “Bidirecional Encoder Representations from Transformers”, ou “representações de codificador bidirecional de transformadores”, em português.
Mas, afinal, o que isso significa?
Trata-se de um mecanismo baseado em inteligência artificial, especializado em processamento de linguagem natural (PLN).
Isso significa que a tecnologia busca identificar padrões na linguagem humana, de modo que o mecanismo de buscas do Google possa compreender de maneira apropriada as pesquisas realizadas pelo usuário.
Quando falamos em momentos de pouca formalidade, usamos expressões e gírias que podem passar despercebidas, além de ser bastante natural que ocorram erros de ortografia ou digitação durante as buscas.
O BERT oferece mecanismos que permitem compreender qual foi a intenção do usuário ao realizar sua pesquisa, promovendo resultados muito mais úteis e melhor direcionados.
Como o BERT impacta a sua estratégia?
O objetivo da criação e aplicação deste algoritmo é o de melhorar a experiência do usuário no Google, levando a ele páginas que possam ser efetivamente úteis para aquilo que procura.
Nesse sentido, sites que oferecem um conteúdo de qualidade, voltado para a entrega de informações ao seu público, não serão negativamente impactados.
Afinal, com a aplicação do BERT nas pesquisas do Google, tanto os produtores de conteúdo quanto o algoritmo da plataforma estarão interessados no mesmo objetivo: oferecer um conteúdo informativo ao usuário.
Dicas para criar uma estratégia de conteúdo focada no novo algoritmo
Antes da aplicação do algoritmo, os resultados oferecidos pelo Google continham correspondências exatas às buscas realizadas pelos usuários.
Dessa maneira, ao digitar “receita bolo” ou “bolo receita”, em vez de “receita de bolo”, na barra de pesquisa, os resultados deveriam conter exatamente a sequência de palavras utilizada na busca.
Inversões e omissões de termos como esses são bastante comuns nesse contexto, pois o usuário tende a privilegiar a agilidade ao escrever aquilo que procura.
Por ser especializado no processamento de linguagem natural, o BERT compreende esse fenômeno e passa a oferecer resultados alinhados com a intenção da pesquisa, ou seja, uma “receita de bolo”.
Isso significa que uma estratégia de conteúdo alinhada ao novo algoritmo deve privilegiar uma escrita voltada para pessoas, e não para as máquinas, dispensando o uso de expressões que não parecem naturais na linguagem humana, mas que podem ser utilizadas nesse contexto de busca.
Por outro lado, a aplicação de técnicas de SEO, como o uso de palavra-chave, continua sendo fundamental para um bom posicionamento na página do Google, pois informa ao algoritmo o tema tratado no conteúdo.
Quer posicionar seu negócio em destaque no Google? Nós temos a estratégia certa para que você seja encontrado
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.
Entre em contato com a Marke!