EEAT: saiba tudo sobre as novas atualizações do Google
O Google passou por atualizações recentes e o EEAT é uma delas. Entenda o que significa o termo e sua importância para o seu site!
Após atualizações recentes no sistema de classificação de pesquisa do Google, o EEAT chegou para guiar uma estratégia de conteúdo de sucesso.
O termo consiste em um conjunto de princípios considerados pelo mecanismo ao avaliar as páginas que aparecem em suas buscas.
Sendo bastante utilizado há algum tempo, esse conceito foi atualizado no fim de 2022 e o próprio Google informou a comunidade a respeito das alterações realizadas.
Continue a leitura e saiba mais sobre como o EEAT pode ajudar na produção de conteúdo do seu site!
O que é EEAT?
Colocar um site na primeira página do Google é uma tarefa complexa e consiste em um objetivo de muitas pessoas que atuam no ambiente digital.
Afinal, um bom posicionamento no principal mecanismo de busca utilizado pelos usuários da internet é de grande importância para a visibilidade de uma marca.
Para ajudar nesse processo, podemos utilizar o EEAT, um termo cunhado pelo próprio Google, que corresponde às palavras experience (experiência), expertise (especialização), authoritativeness (autoridade) e trust (confiança).
Anteriormente, o termo utilizado era o EAT, que foi atualizado no fim de 2022 após a inclusão da experiência.
Assim, a sigla corresponde aos principais pontos avaliados pelo Google e compreender do que se trata cada um desses elementos permite criar estratégias de conteúdo mais assertivas.
Experience
Adicionado recentemente ao EEAT, a experiência está associada ao fato de que usuários estão sempre interessados em conhecer a perspectiva de uma pessoa que já esteve em uma situação semelhante à sua.
Nesse sentido, o autor de uma busca tende a crer que as soluções oferecidas por alguém que experienciou um quadro semelhante ao seu estará apto para oferecer soluções efetivas.
Expertise
A expertise também é um fator importante para o Google, pois confere qualidade ao conteúdo produzido.
Embora não seja possível que o mecanismo avalie o autor de cada postagem, outros elementos são compreendidos como indícios dessa característica.
Postar conteúdos relevantes de forma constante por um longo período de tempo ou contar com um domínio antigo, por exemplo, podem ajudar nesse quesito.
Authoritativeness
Conseguir autoridade em seu segmento também deve ser um dos objetivos de quem quer se destacar no ambiente digital, sendo um elemento importante para a avaliação do Google.
Fatores como os backlinks, por exemplo, que consistem em menções ao seu site vindo de outras páginas, pode contribuir com o ganho de autoridade.
Trust
Por fim, os primeiros pontos do EEAT culminam na confiança do usuário, que é conquistada a partir de experiências positivas no site, com conteúdos relevantes e de qualidade.
Uma forma de evidenciar a confiança do seu público na sua marca é investir em uma página de avaliações, na qual possam comentar aquilo que houve de positivo em seu contato com o site.
Boas práticas para um conteúdo EEAT
Para melhorar seu conteúdo e atender aos pontos incluídos no EEAT, é possível optar por alguns caminhos.
Em relação à experiência, incluir depoimentos pessoais ou entrevistas com pessoas que estiveram na situação tratada podem ser boas estratégias.
Já no quesito expertise, usar boas referências para produzir o conteúdo e entregar informações verdadeiras é um bom caminho.
Para ganhar mais autoridade, pode ser interessante conseguir backlinks ou até mesmo ter sua marca mencionada sem linkagem em outras páginas.
Por fim, para ganhar a confiança do usuário, invista em uma comunicação transparente, a partir de recursos como canais de SAC, páginas de Dúvidas Frequentes e uma Política de Privacidade de Dados clara.
Para saber mais sobre estratégias de conteúdo, entre em contato com a Marke!