Experiência do Usuário e SEO: Por que UX Importa para o Google?
Quer melhorar o desempenho do seu site no ranqueamento do Google? Entenda a importância da experiência do usuário para esse mecanismo de busca!
Atualmente, a experiência do usuário é um fator essencial para toda empresa, pois as pessoas passam cada vez mais tempo no ambiente digital, seja por lazer, para buscar informações, solucionar problemas ou realizar uma compra.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), já em 2019 o Brasil contava com 230 milhões de smartphones, com um crescimento regular desse número, o que aponta para a grande quantidade de pessoas que navegam na internet diariamente.
Assim, investir no desenvolvimento de sites que tragam mais funcionalidade e satisfação para o usuário é fundamental para não ser deixado para trás por tantas outras páginas, seja por uma preferência do consumidor ou por conta dos algoritmos de busca.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você entenda o que é a experiência do usuário e qual a importância do UX para o Google. Confira!
Qual a relação entre experiência do usuário e SEO?
O conceito de experiência do usuário está associado à elaboração de um design que contribua para que as pessoas que acessam uma página tenham facilidade ao utilizá-la, promovendo mais satisfação para os visitantes de um site.
Com tantos avanços alcançados pela tecnologia, os consumidores já não se satisfazem com páginas que não são intuitivas e representam um obstáculo no acesso a uma informação ou produto.
Assim, investir em um design de UX, sigla para o termo em inglês User Experience, é uma prática essencial para toda empresa que quer alcançar um bom desempenho no meio digital.
Essa relação com as técnicas de SEO, sigla para a expressão Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, reside na prática de desenvolver um site que tenha alto desempenho técnico.
Nesse sentido, tanto o UX quanto o SEO estão associados à busca por um melhor ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.
Como, por exemplo, o Google, que valoriza tanto a utilização de algumas técnicas, como o uso de palavras-chave, quanto um carregamento rápido e uma aplicação eficiente de recursos.
Importância do UX para o Google
Ao pensar na experiência do usuário, um dos fatores a serem privilegiados é a funcionalidade de uma página.
Assim, além de contar com um visual agradável para dar as boas-vindas a um novo visitante, o site também deve contar com recursos que tornem a experiência o mais intuitiva possível.
Dessa maneira, o usuário pode navegar pelo site de forma autônoma, encontrando tudo aquilo que procura, seja uma informação, um produto ou um meio de entrar em contato com a marca, por exemplo.
Nesse sentido, o Google privilegia os sites que contam com práticas de UX na sua elaboração, pois eles apresentam um melhor desempenho técnico, um fator relevante para esse mecanismo de busca.
Aplicar práticas que melhorem a experiência do usuário, portanto, são uma forma de colocar seu site na primeira página do Google e alcançar novos visitantes com mais facilidade.
Como melhorar a experiência do usuário?
Para melhorar a experiência do usuário, há alguns fatores aos quais é importante estar atento.
Um deles é a acessibilidade da página, uma vez que, atualmente, são muitos os aparelhos pelos quais se pode acessar a internet, sendo fundamental que a visualização e os recursos de um site se adaptem a esses diferentes dispositivos.
Além disso, o conteúdo também deve ser acessível para diferentes públicos. Nesse sentido, é importante contar com páginas que possam ser acessadas através de leitores de tela, um recurso fundamental para pessoas com deficiência visual.
Por fim, é importante também que o site seja visualmente atrativo, contribuindo para que o usuário se sinta convidado a navegar neste ambiente.
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