GA4: saiba tudo sobre a nova versão do Google Analytics
Sabia que o GA4 está chegando para ficar? Saiba tudo sobre a nova versão do Google Analytics e fique por dentro das novidades da ferramenta!
Está chegando a hora de migrar para o Google Analytics 4, mais conhecido pela sigla GA4, uma versão atualizada da ferramenta de análise de dados disponibilizada pelo Google.
Quem trabalha com marketing digital ou acompanha o desempenho de sites na internet deve ter se habituado ao Universal Analytics, que se tornou uma das principais ferramentas do ramo nos últimos anos.
Com a chegada da atualização, é preciso fazer a migração até o dia 1º de julho de 2023, prazo limite para a utilização da versão anterior.
Para conhecer os detalhes do GA4 e ficar por dentro das novidades do Google Analytics, continue a leitura!
O que é e como funciona o GA4?
O GA4 nada mais é que a nova versão do Google Analytics, ferramenta que, desde a sua criação, tem como objetivo oferecer recursos de mensuração online para os profissionais de marketing digital.
As versões anteriores já conquistaram os profissionais da área por oferecer um uso intuitivo, que parte de ações simples como criar uma conta e cadastrar o site na plataforma, mas que traz informações ricas e extremamente necessárias para um planejamento estratégico.
O lançamento da atualização traz consigo alterações importantes, já que o ambiente virtual está em constante mudança e, portanto, demanda novos meios de análise.
A ideia é que as novidades tragam informações mais ricas e completas, o que pode beneficiar as diversas etapas do trabalho de um profissional de marketing, desde a elaboração de campanhas até o acompanhamento dos resultados obtidos por elas.
Quais são as principais mudanças e vantagens do GA4?
A versão nova trouxe consigo várias melhorias e alterações que proporcionam uma análise de resultados mais adaptada ao comportamento atual dos usuários, assim como à própria dinâmica do ambiente digital.
Confira algumas das mudanças:
Privacidade de dados
A privacidade de dados é um dos assuntos mais importantes quando falamos do meio virtual na atualidade, principalmente com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que ainda é bastante recente.
Considerando essa necessidade, o GA4 contribui para a melhoria desse ponto, tanto para o usuário quanto para as próprias empresas.
A nova versão do Google Analytics não depende de cookies para coletar dados, porque utiliza o método de modelagem de dados por meio do aprendizado de máquina, e também não armazena mais endereços de IP, o que garante mais privacidade aos usuários.
Análise multiplataforma
Os meios de comunicação digital não param de crescer e conquistar cada vez mais pessoas, o que faz com que as empresas também precisem se inserir nesses canais.
Com as mudanças realizadas, o GA4 permite uma análise multiplataforma, o que significa que a marca passa a acompanhar seu público de forma mais completa e aprofundada, já que pode estudar seu comportamento em diferentes meios.
Aprendizado de máquina
A tecnologia de aprendizado de máquina se tornou bastante conhecida nos últimos tempos, principalmente com a popularização da inteligência artificial. O ponto central do recurso é que as ferramentas passam a aprender sobre os comportamentos dos usuários a partir de interação.
Dessa maneira, a plataforma reconhece padrões e passa a não apenas oferecer análises daquilo que já ocorreu, mas também fornecer insights preditivos, que ajudam a estruturar melhor o planejamento da empresa.
Modelo baseado em eventos
A partir do modelo baseado em eventos, o GA4 monitora o comportamento dos usuários a partir das ações que eles executam ao acessar o site, como é o caso de cliques, rolagens, pesquisas no site ou mesmo o download de arquivos.
Tudo isso é computado pela plataforma e também é possível registrar outros tipos de evento que não estejam previstos.
Quer posicionar seu negócio em destaque no Google? Nós temos a estratégia certa para que você seja encontrado.
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.