Gatilho mental para vendas: conheça os principais e como utilizar
Você já parou para pensar sobre como tomamos decisões? Entenda como o gatilho mental para vendas pode impulsionar seu negócio!
O gatilho mental para vendas é um recurso de grande importância para todo negócio que quer entender melhor seu consumidor e atraí-lo para perto da marca.
Você já pensou sobre como tomamos decisões no dia a dia? Esse questionamento é um dos princípios que guia a aplicação dessa estratégia, procurando explorar esse processo cognitivo para aumentar as vendas.
Assim, alguns conhecimentos a respeito da mente do ser humano e, consequentemente, do seu consumidor podem ser valiosos para o desempenho do seu negócio.
Para entender melhor como funciona um gatilho mental para vendas e como aplicá-lo, continue a leitura!
No que consiste um gatilho mental para vendas?
Tomar decisões é um processo cognitivo que realizamos a todo momento, seja ao fazer grandes escolhas ou ao decidir encher um copo de água.
Assim, diversos estudiosos se dedicaram a compreender como esse processo é realizado, incluindo o ganhador do Nobel Daniel Kahneman.
De acordo com o autor de Rápido e devagar: duas formas de pensar, podemos supor que a mente humana opera com dois sistemas.
Um deles é responsável por grandes decisões, sobre as quais precisamos refletir com atenção, e o outro corresponde ao sistema que nos permite trocar a marcha do carro ou pegar um produto na prateleira do mercado sem pensar muito sobre essas ações.
Mas, afinal, o que isso tem a ver com a utilização de um gatilho mental para vendas?
É justamente sobre esse segundo sistema que os gatilhos operam, buscando explorar o funcionamento da mente humana para guiar as ações tomadas pelo consumidor a um nível inconsciente.
Exemplos de uso de gatilho mental para vendas
Seja no modelo de e-commerce ou no cenário B2B, um bom gatilho mental para vendas é essencial para guiar a tomada de decisões do cliente e levá-lo a fechar negócio com a sua empresa.
Esse recurso permite colocar em prática a habilidade de persuasão da sua marca, expondo o consumidor a diversas razões que podem motivar a escolha pelo seu produto ou serviço.
Para que essa estratégia seja aplicada com sucesso, é essencial que esse gatilho não seja encarado como uma técnica de manipulação, mas como uma maneira de explorar o conhecimento que temos sobre a mente humana para impulsionar o seu negócio.
Existem alguns tipos de gatilho mental para vendas que podem ser explorados para guiar o cliente, sendo eles:
Antecipação
Procura estimular a ansiedade do cliente em relação a um produto ou serviço, como costuma acontecer em campanhas de pré-venda.
Afeição
Explora os laços formados entre marca e público, o que pode ser feito através de um contato frequente por meio de redes sociais, e-mail marketing e outros canais.
Reciprocidade
Trabalha com a ideia de retribuição ao cliente, por meio de recursos como promoções, descontos e brindes.
Comunidade
Busca criar um senso de comunidade entre o público da marca, incentivando a troca entre a empresa e as pessoas que a acompanham.
Prova social
Explora a opinião positiva dos clientes como um fator influente sobre a decisão de novos consumidores, divulgando feedbacks e depoimentos.
Novidade
Destaca a inovação e criatividade da marca, que são fatores importantes para incentivar a compra de novos produtos.
Urgência
Desperta essa sensação no cliente, por meio de expressões como “última oportunidade!” ou “oferta por tempo limitado!”
Escassez
Trabalha em conjunto com o senso de urgência, dando informações como “estoque limitado!” ou “restam 5 unidades!”
Autoridade
Gera mais credibilidade para o empreendimento, principalmente por meio de uma estratégia de conteúdo que o coloque em destaque no seu segmento.
Curiosidade
Instiga a vontade do consumidor de acompanhar lançamentos da marca e conferir novos produtos, planos ou ferramentas disponibilizadas ao seu público.
Assim, podemos concluir que um bom gatilho mental para vendas pode ser aplicado com diversos objetivos, potencializando sua capacidade de guiar as ações de um cliente.
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