Inbound e outbound marketing: entenda suas diferenças
Já ouviu falar em inbound e outbound marketing, mas não sabe a diferença entre eles? Conheça cada um desses métodos e saiba como aplicá-los!
Quando o assunto é aumentar a base de clientes de uma marca, inbound e outbound marketing são vistos, frequentemente, como estratégias opostas.
No entanto, apesar de trabalharem de formas bem distintas, isso não significa que esses métodos não possam ser aplicados simultaneamente às ações de marketing digital de uma empresa.
Mas, primeiro, é preciso compreender o que distingue essas abordagens e de que maneira cada uma delas pode contribuir para o desempenho de uma marca, principalmente, no ambiente digital.
Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre o que diferencia inbound e outbound marketing!
Descubra as principais diferenças entre inbound e outbound marketing
Para entender o que diferencia inbound e outbound marketing, é preciso começar pelo básico e definir cada um desses conceitos.
O outbound corresponde ao método tradicional de marketing, ou seja, aquele em que a marca vai até o consumidor, com o objetivo de torná-lo um cliente.
Esse tipo de abordagem ganhou muita força com as propagandas veiculadas no rádio, na televisão e também na comunicação impressa, mas chegou ao ambiente digital por meio de e-mails de massa e pop-ups, por exemplo.
Já o inbound é um método mais recente, no qual, em vez de ir até o consumidor, a marca trabalha para atraí-lo até ela.
Isso costuma ser feito por meio de uma produção de conteúdo direcionada ao público-alvo do negócio, de forma que o contato com os materiais produzidos leve o consumidor a se interessar pelas soluções que a marca tem a oferecer.
Assim, de modo geral, a principal diferença entre inbound e outbound marketing é que, enquanto o primeiro trabalha para atrair clientes, o segundo adota estratégias para ir até eles.
Quais das duas metodologias é melhor para sua empresa?
Muitas empresas ainda têm dúvidas em relação a qual caminho escolher para elaborar suas estratégias de marketing.
Porém, a verdade é que cada um desses métodos apresenta suas próprias vantagens.
A produção de conteúdo, por exemplo, que é um elemento central no método inbound, é um ótimo investimento a longo prazo, que fortalece a imagem da marca, promove ganho de credibilidade e tem uma durabilidade maior, já que fica disponível para o público.
Por outro lado, a abordagem mais direta do outbound pode ser uma solução interessante para resgatar aquele lead que perdeu contato com a marca e trazer resultados melhores para o seu negócio.
Inbound e outbound marketing: a união perfeita
Depois de entender melhor os conceitos de inbound e outbound marketing, o que podemos concluir é que não vale a pena enxergar esses métodos como adversários dentro da sua estratégia.
Entender quais são as contribuições de cada uma dessas abordagens e aproveitá-las em diferentes contextos, aplicando essas estratégias de forma conjunta, traz resultados muito mais satisfatórios.
Para um exemplo simples de aplicação conjunta, imagine que você esteja vendendo produtos na internet e já tenha captado diversos leads por meio de uma boa produção de conteúdo, mas ainda precisa fechar negócio com eles.
Entrar em contato diretamente, seja por e-mail ou por telefone, é uma forma de alcançar esse objetivo rapidamente.
Nesse mesmo cenário, vale lembrar que as ações de inbound e outbound marketing também se complementam de outras formas.
Por exemplo, por já ter estabelecido um contato com o consumidor por meio dos conteúdos produzidos, a marca já é conhecida e gera mais confiança, facilitando essa abordagem mais direta.
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