LSI no SEO: O que é e por que faz diferença no ranqueamento do Google?
Você já ouviu falar no Latent Semantic Indexing (LSI)? Entenda a relação desse conceito com o SEO e saiba como aplicá-lo nos seus conteúdos!
O conceito de Latent Semantic Indexing (LSI) é essencial para entender como produzir conteúdos capazes de obter um bom ranqueamento nos motores de busca.
Todo redator ou especialista em Search Engine Optimization (SEO) está acostumado ao uso das palavras-chave na hora de estruturar qualquer publicação, já que elas informam aos buscadores o tema abordado em uma página.
No entanto, também é muito comum que o uso desses termos se torne repetitivo e exagerado, o que pode ter um efeito contrário ao esperado e acabar prejudicando a experiência do usuário, resultando em um posicionamento ruim nos resultados exibidos pelo Google.
É aí que entra o conceito de LSI. Para saber mais sobre ele e entender sua relação com o SEO, continue a leitura!
O que é LSI e como ele funciona?
Essa é a sigla para a expressão Latent Semantic Indexing, que pode ser traduzida como Indexação Semântica Latente.
Basicamente, estamos falando do uso de termos que fazem parte de um mesmo campo semântico, ou seja, que estão relacionados em função do seu significado.
Assim, o LSI consiste em um tipo de indexação realizada pelo Google, no qual o buscador analisa não apenas a palavra-chave de uma página, mas também as expressões relacionadas que ela apresenta.
Por exemplo, se um post em um blog fala sobre “redes sociais”, é esperado que ele também inclua termos como “Instagram”, “TikTok”, “LinkedIn”, “engajamento”, entre outras possibilidades.
Como essas palavras estão todas relacionadas, pois se referem a um mesmo tema, elas estão situadas no mesmo campo semântico.
Qual é a relação entre LSI e SEO?
Se você trabalha com técnicas de SEO, o uso de palavras-chave já deve fazer parte do seu dia a dia.
Um dos grandes perigos aos quais os profissionais de marketing precisam estar atentos é a prática de keyword stuffing ou black hat, que consiste em um uso exagerado desses termos.
Quando a palavra-chave é utilizada de forma excessiva, em uma tentativa de reforçar aos buscadores o tema abordado, a legibilidade do texto é prejudicada e é bastante provável que os usuários abandonem rapidamente a sua página.
Por isso, o LSI pode contribuir com as boas práticas de SEO, já que a indexação semântica latente garante uma linguagem mais natural e contextualizada, sem deixar de otimizar o conteúdo para os motores de busca.
Assim, você tem mais chances de prender a atenção do leitor e melhorar o desempenho dos seus conteúdos.
Como aplicar o LSI na criação de conteúdo?
Aplicar esse conceito pode ser bastante simples, desde que você siga as estratégias certas.
Antes de criar um conteúdo, com a palavra-chave em mãos, você pode utilizá-la para fazer uma pesquisa no Google. No rodapé da página de resultados, você encontrará uma lista de buscas com termos relacionados.
Esse é um bom ponto de partida para definir algumas das expressões que farão parte da indexação semântica latente do seu conteúdo.
Outra possibilidade é utilizar a ferramenta Answer The Public, na qual você também pode encontrar termos relacionados à sua palavra-chave.
Assim, ao longo da criação do conteúdo, busque aplicar essas expressõesde forma bem distribuída e contextualizada, evitando a repetição excessiva de uma palavra só.
Agora que você já sabe tudo sobre o LSI e como aplicá-lo à sua produção de conteúdo, continue aqui no blog da Marke e conheça 5 estratégias de SEO para melhorar o posicionamento do seu site!