Matriz de Eisenhower: o que é e como usar na sua agência?
A Matriz de Eisenhower pode ser uma grande aliada da sua agência. Saiba como usar essa ferramenta para aumentar a produtividade!
A Matriz de Eisenhower é um instrumento valioso para agências de marketing que querem otimizar processos e tornar o trabalho mais produtivo.
Em muitos locais de trabalho, a dificuldade de estabelecer um bom ritmo vem da falta de uma priorização das tarefas.
Assim, elas acabam se sobrepondo umas às outras e os profissionais acabam se sentindo constantemente sobrecarregados por novas atividades.
Por isso, a ideia por trás desse método é utilizar uma ferramenta capaz de organizar tarefas conforme a sua relevância para a agência, tanto a curto quanto a longo prazo.
Para saber mais sobre a Matriz de Eisenhower e como ela pode ser aplicada na sua rotina, acompanhe este post!
O que é a matriz de Eisenhower?
Esse método foi inspirado em uma fala do ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower: "Tenho dois tipos de problemas, os urgentes e os importantes. Os urgentes não são importantes, e os importantes nunca são urgentes".
Ou seja, a ideia é estabelecer uma priorização das atividades de uma empresa ou agência com base nessas categorias: importância e urgência.
Para isso, o escritor norte-americano Stephen Covey criou a Matriz de Eisenhower, que funciona basicamente como uma tabela, dividida em quatro quadrantes:
1 - Urgente e importante: tarefas que precisam de atenção imediata e que podem interferir significativamente nos resultados da agência,
2 - Importante, mas não urgente: atividades que ajudam no seu crescimento a longo prazo, mas não precisam ser cumpridas imediatamente,
3 - Urgente, mas não importante: obrigações da agência que precisam ser cumpridas com rapidez, mas não contribuem significativamente para o seu crescimento,
4 - Nem urgente, nem importante: ações que não contribuem com os seus resultados, por isso não deveriam demandar a atenção dos colaboradores.
Como aplicar a Matriz de Eisenhower na rotina da sua agência?
Imagine um cenário comum: a sua agência tem vários projetos em andamento e todos eles envolvem atividades diversas, que começam a se sobrepor e bagunçar o fluxo de trabalho das equipes.
A Matriz de Eisenhower surge nesses contextos para organizar essas tarefas e ajudar a priorizar as demandas.
Dessa maneira, é possível identificar as ações que precisam ser cumpridas rapidamente e aquelas que podem ser realizadas de forma mais processual.
Esse é um ponto fundamental para organizar os fluxos de trabalho de forma otimizada e produtiva, criando um ritmo mais eficiente para toda a sua equipe.
Por isso, vale a pena adotar um método como esse e começar a enxergar as tarefas diárias com base na importância e na urgência delas.
Exemplos de uso da Matriz de Eisenhower no marketing digital
Existem diferentes maneiras de utilizar essa ferramenta na rotina de uma agência de marketing digital.
Você pode aplicá-la, por exemplo, à gestão das campanhas, criando uma matriz para cada uma delas. Assim, você distribuirá nos quadrantes tarefas como planejamento de conteúdos, criação de posts, publicação, entre outras.
Por outro lado, também é possível aplicar essa ferramenta a outros setores, como o atendimento a clientes e a organização de cronogramas.
Um bom jeito de começar essa aplicação é listar as tarefas a serem realizadas e dividi-las entre as duas categorias principais da matriz: urgentes e importantes.
Se uma atividade for incluída nas duas categorias, você saberá que ela está no quadrante 1. As que forem somente importantes, estarão no quadrante 2, enquanto as que forem somente urgentes estarão no quadrante 3.
Por fim, as que não forem atribuídas a nenhuma categoria estão situadas no quadrante 4.
Agora que você já sabe tudo sobre a Matriz de Eisenhower, continue por aqui no nosso blog e confira também os 7 requisitos básicos de uma empresa de marketing digital!