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Automação para Instagram: Conheça os perigos e vantagens

Você já utiliza os recursos de automação para Instagram? Conheça os perigos e vantagens dessa ferramenta para o seu negócio!

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A automação para Instagram está sendo bastante utilizada pelas empresas e pessoas que utilizam a plataforma para se promover ou promover uma marca. 

Esse recurso facilita o trabalho manual e faz com que o usuário ganhe tempo para fazer o que verdadeiramente importa para o seu negócio.

Mas você sabe como utilizar a automação da forma correta? 

Neste post, vamos ensinar a utilizar esse recurso da melhor forma e falar sobre os malefícios e benefícios de automatizar o seu Instagram

Continue a leitura e confira!

Como automatizar o Instagram do seu negócio? 

A automação para Instagram normalmente é utilizada para promover uma marca, conquistar novos seguidores e gerenciar uma conta com mais facilidade. 

É uma ferramenta que você utiliza para facilitar os serviços que teria que fazer de forma manual. 

É possível agendar postagens, criar mensagens de boas-vindas, agendar anúncios para serem veiculados em horários estratégicos para sua audiência, entre outras funções relevantes.

As ferramentas para automatizar o Instagram podem aumentar o engajamento do seu perfil e auxiliar no entendimento do comportamento da persona do seu negócio. 

Porém, é necessária muita atenção ao contratar esse serviço, pois o que seria para economizar tempo, pode trazer muita dor de cabeça se utilizado da maneira errada. 

Engajamento no Instagram

O engajamento no Instagram é a métrica que mostra como está o relacionamento de um perfil com o seu público-alvo. 

Ele se refere tanto aos comentários e curtidas no feed quanto às reações e envios de mensagens diretas que são feitas através do recurso stories. 

Incentivar o público a salvar e compartilhar posts publicados no feed, responder enquetes e outras ações nos stories são ótimas alternativas para manter bons indicadores de engajamento em um perfil no Instagram. 

Através desse comportamento dos usuários, o Instagram consegue perceber que o conteúdo deste perfil é de fato relevante para os seus seguidores, e a plataforma começa a aumentar o alcance de suas postagens.

Um Instagram com uma boa taxa de engajamento consequentemente vai gerar mais leads e conferir uma maior visibilidade ao seu negócio. 

Nesse sentido, ao instalar ferramentas de automação para Instagram, é importante monitorar as taxas de engajamento do perfil.

uma mulher mexendo no celular para simbolizar automação para instagram

Benefícios da automação para Instagram

Para quem sabe utilizar essa ferramenta de forma correta, ela é super vantajosa, pois evita que você perca tempo fazendo serviços manuais. 

Além disso, você pode investir esse tempo que sobra no planejamento de estratégias de marketing para o seu negócio ou na criação de conteúdos para sua página, fatores super relevantes para o algoritmo do Instagram.

É importante que você deixe tudo programado de forma correta. Antes de automatizar o seu Instagram, pesquise sobre a plataforma, conheça todos os seus recursos e veja a reputação da empresa, do contrário você poderá ter problemas. 

Uma dica essencial é definir bem o seu público-alvo e pesquisar as principais hashtags para ele, assim não perderá tempo divulgando sua página para o público errado.

Malefícios da automação para Instagram

Se você não estiver atento a todos os recursos da plataforma escolhida, começará a perder tempo atingindo pessoas que não são o seu alvo, interagindo com seguidores que não são possíveis leads

Muito cuidado ao automatizar mensagens de boas-vindas aos novos seguidores, muitas pessoas pecam nessa hora. Não vá logo querendo vender o seu produto, mostre que você se importa com o seu novo seguidor.

Cuidado para não estragar a sua imagem nas redes sociais. Todo cuidado é pouco! 

Tente personalizar as suas mensagens e interações para parecerem mais reais. Não deixe nada robotizado. 

Opções de plataformas de automação para Instagram 

Algumas das plataformas mais utilizadas para automação para Instagram são: 

  • Bume;
  • Mídia Gram;
  • Seguir.me;
  • Grow Social;
  • InstaEasy;
  • mLabs; 

A maioria delas deixa um período grátis para teste, então, é bom testar e ver qual delas mais se encaixa com a sua necessidade.

No geral, a automação do Instagram pode agregar muito ao seu negócio. É importante apenas tomar alguns cuidados para que ela realmente seja vantajosa. 

Busque estudar a fundo a plataforma escolhida, para usufruir de todos os benefícios oferecidos. 

Conheça bem a Política de Dados e os Termos de Uso do Instagram e evite possíveis problemas e punições, como o bloqueio da sua conta.

Lembrando que a humanização do conteúdo e a legitimidade na comunicação é sempre o melhor caminho para atingir o público-alvo e aumentar a identificação dos seguidores (potenciais clientes) em relação ao seu negócio.

Caso você precise de ajuda no gerenciamento de suas redes sociais, entre em contato com a Marke. Somos uma agência de marketing digital especializada no assunto!