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Qual a diferença entre público-alvo e persona? Tire dúvidas

Entenda a diferença entre público-alvo e persona e conheça esses dois importantes elementos do marketing digital

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Redação Marke

Muita gente confunde e pensa que público-alvo e persona são sinônimos, quando a distinção entre eles é bastante significativa, apesar de ambos os temas estarem relacionados aos clientes de um negócio.

O marketing digital os distingue porque cada um deles possui características próprias, colaborando para que uma empresa possa identificar os potenciais clientes e desenvolver campanhas que tragam bons resultados.

O sucesso do mercado digital em todo o mundo, e em especial no Brasil, faz com que cada vez mais estratégias sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas para atrair clientes.

Os resultados desse trabalho estão nas pesquisas, que comprovam o crescimento do e-commerce - de acordo com a Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 o faturamento atingiu R$ 35,2 bilhões, ou seja, um crescimento de 72,2% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Neste post, apresentaremos as diferenças entre público-alvo e persona, e como esses dois elementos são importantes para as estratégias de marketing digital das empresas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Existe diferença entre público-alvo e persona?

Sim, existem grandes diferenças entre público-alvo e persona, pois enquanto uma trata de uma visão mais genérica sobre os possíveis clientes, a outra opera no nível dos detalhes.

O fato é que as duas definições são importantes e colaboram muito no desenvolvimento das campanhas de marketing, facilitando e trazendo bons resultados.

Vamos conhecer cada uma delas:

Público-alvo

A definição de público-alvo tem relação com a localização de grupos que possuem características parecidas, considerando os seguintes perfis:

  • comportamental
  • socioeconômico
  • demográfico

Portanto, não se refere a uma pessoa, mas a um conjunto delas.

Um exemplo, supondo que sua empresa trabalhe com vendas de bicicletas:

Pessoas residentes na região metropolitana de Porto Alegre que gostam de esportes e passeios, com idade entre 18 e 40 anos, e com renda mensal acima de 5 salários mínimos.

A partir da definição do público-alvo é possível trabalhar determinados segmentos de mercado, criando materiais exclusivos.

No exemplo citado, é possível, por meio das redes sociais, desenvolver uma campanha voltada às pessoas que possuam características como as definidas anteriormente.

Com essa ação, a campanha não é aberta a todos, mas direcionada àqueles que aparentemente possam ter interesse em adquirir ou trocar a sua bicicleta.

Persona

A persona é a definição das características do seu cliente ideal.

Como diz o nome, é uma personalidade, e não um grupo ou segmento.

Para se chegar a essa definição, deve-se avaliar como são os principais clientes de sua empresa e quais as características que coincidem entre eles, desenvolvendo aquele que seria o ideal.

Como exemplo e utilizando novamente a loja de bicicletas, criaremos uma personagem fictícia para conhecermos aquele cliente disposto a comprar os produtos.

Renata tem 30 anos, trabalha como vendedora, é solteira e gosta muito de pedalar aos finais de semana nos parques da cidade com seus amigos.

Além de bastante preocupada com o seu condicionamento, é obcecada por atividades físicas, porém não gosta de academias e seu desejo é realizar um longo trajeto de bicicleta pelas rodovias do estado.

A importância do público-alvo e da persona

Certamente você percebeu a diferença existente entre público-alvo e persona.

Diferente de trabalhar o segmento, pode-se trabalhar pessoas que tenham características parecidas com as de Renata, e que provavelmente estariam dispostas a comprar uma nova bike e acessórios.

Com a criação da persona, refinam-se as campanhas, cujos conteúdos podem ser desenvolvidos sob medida para pessoas com essas características.

Imagine quantos clientes existem no Brasil com o perfil da Renata e como sua empresa pode se comunicar com mais eficácia com eles.

Fortaleça a estratégia digital do seu negócio!


Agora que você já sabe qual a diferença entre público-alvo e persona, é hora de conhecer outra estratégia super eficiente para fortalecer o marketing digital do seu negócio.


Leia nosso post sobre o que é advertorial e conheça as vantagens dessa estratégia para fortalecer seus negócios.

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