O que é Business Intelligence? Saiba como utilizar e sua importância
Você sabe o que é Business Intelligence? Neste artigo, entenda como o BI pode impulsionar o crescimento do seu negócio. Acesse aqui para saber mais!
Se sua empresa ainda não entende o que é Business Intelligence, é essencial que você saiba isso, para ontem! Afinal, nenhuma empresa cresce se baseando apenas no que acham, não é mesmo?
É preciso entender que o Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é algo relativamente recente. Há anos atrás, empreendedores usavam como base em suas estratégias os acontecimentos do mundo, vivências pessoais e até mesmo o velho e bom “achismo".
Porém, graças ao uso desta estratégia em agências e empresas, apareceu o aumento de uma gestão mais eficiente e decisões que realmente fazem sentido. Com a ajuda dessa reunião de metodologias, empresas podem usar dados e transformar os mesmos em informações,que ajudam a tomar decisões de negócio que fazem sentido com seu momento.
Sendo assim, continue a leitura abaixo e entenda o que é Business Intelligence, como funciona, como utilizar essa reunião de teorias e metodologias e também qual é sua importância.
O que é Business Intelligence e qual o objetivo?
Antes de mais nada, é muito importante compreender o que é o Business Intelligence ou, como também é chamado, BI.
Em geral, essa é a geração de informações com intuito de gerar resultados. Esse processo coleta, faz análise e então realiza a conversão dos dados, transformando isso em informações que sejam de valor para o negócio.
Essas informações, em geral, servem para estruturar estratégias e para conduzir uma empresa da melhor forma, com foco em dados reais e sem achismos. As informações ajudam que a gestão possa tomar decisões baseadas nas melhores oportunidades que o mercado está oferecendo no momento.
No entanto, compreenda que o BI não é o que oferece uma resposta aos seus problemas diretamente. Ou seja: É preciso saber interpretar seus dados para que você possa chegar a conclusões úteis.
Portanto, o Business Intelligence ajuda a criar insights poderosos que podem mudar o rumo de sua empresa. Porém, é essencial entender como utilizar o BI antes de colocar essa metodologia em prática!
De onde veio o BI?
Foto por Carlos Muza, fonte: Unsplash
O BI é relativamente novo, mas nem tão novo assim. Sua primeira aparição no mundo dos negócios foi em um artigo científico de 1958, produzido por Hans Peter Luhn, um cientista da computação da IBM.
Em seu artigo, Hans mencionava um tipo de sistema que poderia passar informações valiosas para diversos setores de uma empresa. Seja governamental, industrial ou científico.
Esse artigo colocava em pauta a necessidade das empresas criarem insights a partir de dados levantados. Dessa forma, poderiam criar perfis de interesse para cada ponto de ação dentro de uma organização.
Segundo Hans, todo o processo de obtenção dos dados seria feito de forma automática, através de um sistema de inteligência. Esses dados então seriam enviados para quem realmente pudesse interpretar eles e seriam usados para aumentar a eficiência da empresa.
Como é utilizado o Business Intelligence?
Agora você compreende o que é Business Intelligence, mas o mais importante é entender como usar ele. Portanto, é essencial entender que o BI é composto por 3 pilares e, através deles, essa metodologia é colocada em ação. Veja abaixo!
Pilar 1: Coleta de dados
O primeiro pilar é o pilar base, a coleta de dados. Durante essa fase, todos os dados de uma empresa são coletados e serão analisados para determinar fatores, sempre pensando em quais objetivos a empresa tem a curto e longo prazo.
Alguns fatores que podemos mencionar seriam o aumento da produtividade, os riscos e oportunidades, o posicionamento no mercado e outros.
Pilar 2: Organização e análise
Antes que a informação possa ser analisada, é essencial que tudo seja organizado. Os dados precisam ser extraídos em um banco específico, mas para facilitar sua interpretação é essencial apresentar ela em gráficos, relatórios ou planilhas eletrônicas. Isso ajuda todos a visualizar com mais clareza os pontos oferecidos pelo Business Intelligence.
Pilar 3: Ação e monitoramento
Agora que os dados foram organizados e apresentados, é preciso usar as informações para tomar uma decisão. Tomando esse curso de ação, é preciso que haja um monitoramento constante dos resultados para entender se essa ação está ou não beneficiando sua empresa.
Normalmente, todo esse processo é feito por um profissional de BI, sendo que ele pode ser extremamente essencial para uma agência de marketing em sua tomada de decisão concisa a longo termo.
Qual a importância do Business Intelligence para seu negócio?
Já compreendemos o que é o Business Intelligence e como utilizá-lo, mas será que vale a pena investir nessa tática? Há vários pontos do BI que podem representar novas forças para uma organização. Sendo assim, leia os principais benefícios que esse método pode trazer ao seu negócio.
1.Embasamento ao tomar decisões estratégicas
Quando você realiza um apanhado das maiores e melhores informações internas e externas do seu negócio, isso ajuda a embasar decisões estratégicas corretamente, o que garante o sucesso de seu negócio.
2.Promove melhoria operacional
Além de ser importante na tomada de decisão estratégica, o BI é reiniciado todos os dias, sendo assim há uma melhoria operacional, já que a performance é avaliada todos os dias. A geração de insights se torna cíclica e ajuda a melhorar os resultados nas atividades diárias da empresa.
3.Descoberta de novas oportunidades de negócios
Por fim, podemos notar que o Business Intelligence é ótimo para a análise de mercado. Ele pode promover a descoberta de novas oportunidades de negócios, até mesmo ajudando sua empresa a aprimorar relacionamentos ou construir os mesmos entre clientes e fornecedores.
E se você chegou até aqui, é claro que já sabe o que é Business Intelligence, sua importância e seu uso. Então será que seu negócio deveria usar o BI? Ele pode ser extremamente importante para vários nichos, desde Marketing até mesmo empresas de transporte e outras categorias. Ou seja, pode beneficiar uma pletora de setores.
Sendo assim, é muito bom pensar em resultados ao longo prazo e saber o que é Business Intelligence, colocar ele em prática pode te auxiliar 100% na jornada de sua empresa com dados que realmente importam.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.