O que é buyer persona: saiba mais
Você sabe o que é buyer persona e qual é a importância de ter a sua? Leia nosso post e saiba detalhes sobre o assunto!
Você sabe o que é buyer persona e qual é a importância em saber mapear a sua?
Toda empresa precisa focar as atenções no seu público-alvo, ou seja, direcionar os seus esforços para atrair pessoas que possam se transformar em bons clientes.
Para que estratégias sejam desenvolvidas, é fundamental conhecer quem são eles e a partir dessa informação, trabalhar para aumentar a presença da sua empresa junto a esse público.
De acordo com Philip Kotler, o pai do marketing:
“A participação no mercado não se compra. Descubra uma maneira de ganhá-la.”
Diante dessa grande verdade, não há como alcançar sucesso sem conhecer detalhadamente quem são os potenciais clientes do seu negócio.
Continue a leitura do artigo e saiba o que é buyer persona e o que fazer para melhorar os seus resultados!
O que é buyer persona?
A buyer persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal para o seu negócio.
Basicamente, essa persona precisa ter características parecidas com a dos seus melhores clientes, ou seja, aqueles que:
- Precisam da sua solução,
- Estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos,
- Possuem um alto ticket médio em suas compras,
- São constantes em seus pedidos.
Qual a importância de ter uma buyer persona?
A importância em ter uma buyer persona está em descobrir no mercado pessoas ou empresas que tenham as mesmas características, necessidades e comportamento dos seus melhores clientes, pois as chances de sucesso em conquistá-los são grandes.
Descobrir detalhes dessas características facilitam uma abordagem assertiva, onde se possa oferecer soluções que certamente chamam a atenção.
Como criar uma?
O primeiro passo para se criar uma buyer persona é localizar o tipo ideal de cliente para o seu negócio.
Para isso, você precisará descobrir algumas informações estratégicas a respeito dessas pessoas, portanto, será necessário entrevistar ou conhecer melhor aqueles que hoje são os seus melhores clientes.
Algumas questões precisam de respostas, como, por exemplo: idade, gênero, escolaridade, profissão e renda mensal.
Outras informações que precisam ser identificadas são:
- Quais são os seus desejos,
- O que mais o incomoda,
- Quais redes sociais utiliza,
- Como gosta de manter contato com seus fornecedores.
Exemplo de buyer persona
Para ajudá-lo a entender esse modelo, vamos a um exemplo. Criamos um personagem para uma empresa do segmento de viagens e turismo:
Maria Rosana tem 58 anos, é aposentada, vive sozinha e possui uma renda mensal de R$3.300. Gosta muito de desenvolver novas amizades e prioriza estar com grupos de pessoas, especialmente em viagens, quando tem oportunidade de conversar e se relacionar. Viaja muito e convida sempre seus melhores amigos para acompanhá-la. Usa bastante as redes sociais e diariamente abre seus e-mails para troca de informações e compartilhamento de experiências. O que mais gosta em suas viagens é conhecer as atividades culturais dos locais onde visita.
Note que Maria Rosana é um personagem, ou seja, um resumo das características dos melhores clientes que fazem parte dessa empresa de turismo, portanto, a partir dessas informações, o foco de direção a ser tomado no que se refere aos conteúdos publicados será voltado a pessoas que possuem essas características.
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