O que é e como descobrir meu arquétipo de marca? Saiba tudo sobre
Anda se perguntando “como descobrir o meu arquétipo de marca”? Confira nossas dicas de como chegar à resposta para essa questão!
“Como descobrir meu arquétipo de marca?”. Essa é uma pergunta que tem surgido entre diversas empresas, principalmente aquelas que querem se posicionar de forma mais consistente no mercado.
A resposta para essa questão, que é bastante complexa, parte de elementos como os valores, a missão e os objetivos de uma marca, ou seja, os pontos que constituem a sua cultura organizacional.
Entender qual é o seu arquétipo, um conceito que surgiu na psicologia analítica, pode ajudar a traçar um perfil mais completo do negócio, proporcionando um planejamento mais estratégico para todas as suas ações no futuro.
Tem se perguntado “como descobrir meu arquétipo de marca”? Continue a leitura e saiba como responder essa questão!
O que é um arquétipo?
Antes de responder a pergunta "como descobrir meu arquétipo de marca?”, vamos começar pelo básico, com uma pergunta que precisa ser respondida primeiro: o que é um arquétipo?
O conceito foi criado pelo psicólogo Carl Jung. A ideia geral é que, enquanto pessoas que vivem em sociedade, temos uma representação mental de alguns padrões de comportamento que observamos em outras pessoas com quem convivemos.
Esses padrões são representados nos arquétipos, que são uma espécie de personagem ou tipos de indivíduos, que reúnem alguns traços gerais responsáveis por guiar as suas ações.
Assim, quando alguém se pergunta “como descobrir meu arquétipo de marca”, a ideia é compreender quais são os valores e características por trás do seu posicionamento no mercado e das ações que o constroem diariamente, como suas estratégias de marketing ou mesmo o atendimento ao cliente.
Tipos de arquétipo e como eles impactam na marca
Jung não apenas explicitou o conceito de arquétipo, como também listou os 12 principais tipos que podemos encontrar ao analisar outras pessoas ou marcas.
A lista a seguir apresenta o nome de cada um deles, assim como os principais traços que os caracterizam:
- Criador: imaginação e criatividade;
- Governante: liderança e responsabilidade;
- Cuidador: generosidade, compaixão e auxílio ao próximo;
- Indivíduo comum: empatia e senso de comunidade;
- Amante: compromisso, paixão e gratidão;
- Bobo da corte: otimismo e alegria;
- Herói: coragem e competência;
- Rebelde: energia e criticidade;
- Mágico: inventividade e inovação;
- Inocente: lealdade e forte senso de justiça;
- Explorador: curiosidade e vontade de experimentar o novo;
- Sábio: autoconhecimento e inteligência.
É claro que cada um desses arquétipos envolve ainda vários outros traços. Um Criador também pode ser inovador, assim como o Mágico, por exemplo.
O ponto principal para descobrir em qual deles a marca se encaixa é compreender quais dessas características são as mais relevantes para seu perfil, responsáveis por guiar suas ações e decisões.
Como descobrir meu arquétipo de marca?
Por fim, resta a pergunta inicial: como descobrir meu arquétipo de marca?
Para responder a essa pergunta, pode ser interessante pensar em algumas outras questões, como:
- Qual o propósito da empresa?
- Quais são seus valores?
- Qual é a sua missão no mercado?
- O que você pode oferecer ao seu público?
- Que tipo de relação você deseja construir com as pessoas?
Essas perguntas podem parecer bem simples, mas as respostas para elas trazem informações muito ricas.
Pois é a partir delas que você consegue entender se sua prioridade é levar conhecimento sobre sua área ao público, ajudá-lo a resolver problemas do cotidiano, gerar visibilidade para uma causa ou o que quer que seja identificado como seu objetivo essencial.
Assim, por meio deste roteiro, você pode identificar com mais facilidade qual dos arquétipos mais se assemelha ao que você deseja ser e alcançar enquanto marca.
Precisa de ajuda profissional para desenvolver conteúdo engajante e impactar o público-alvo certo?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.