O Que é Funil de Vendas e Como Usar a Estratégia no Digital
Quer melhorar o desempenho da sua empresa, mas ainda não sabe o que é funil de vendas? Saiba mais sobre essa estratégia neste post!
Entender o que é funil de vendas é um passo essencial para todo negócio que quer alcançar um bom desempenho no mercado, passando por uma organização eficiente das suas atividades.
O conceito está associado à jornada de compra de um cliente, portanto compreendê-lo e aplicá-lo é fundamental para que esse percurso leve ao caminho mais favorável para a sua empresa: o fechamento do negócio.
No digital, a aplicação dessa estratégia pode se beneficiar de diversas ações, garantindo mais vendas para sua empresa.
Para entender o que é funil de vendas e como a estratégia é utilizada no meio digital, continue a leitura!
O que é funil de vendas?
O processo de vendas não é composto por um único evento, mas por uma série de etapas que se sucedem desde o primeiro contato do consumidor com uma empresa.
Essa perspectiva é essencial para compreender o que é funil de vendas, uma vez que o conceito consiste justamente em uma maneira de representar esse processo através de seus estágios.
Trata-se, portanto, do caminho percorrido por um consumidor desde o primeiro momento em que tem contato com uma marca até o fim desse percurso, quando realiza a compra de um produto ou contratação de um serviço.
Assim, a aplicação dessa estratégia em uma empresa promove uma metodologia mais eficaz para o processo de vendas, estruturada de modo a conduzir o cliente em direção ao fechamento do negócio.
Quais as etapas desse tipo de funil?
Para que seja possível aplicar essa estratégia com eficiência, é preciso compreender o que é funil de vendas, mas também quais são as etapas que o estruturam.
O início do processo ocorre na etapa de Topo do Funil (ToFu). Esse é o estágio em que, ao entrar em contato com a sua marca, o consumidor toma consciência de um problema.
Até esse momento, o indivíduo ainda não percebia ter uma necessidade que a sua marca poderia suprir, mas ao conferir algum conteúdo oferecido pela empresa tem conhecimento dessa condição.
O Meio do Funil (MoFu) é caracterizado por ser um estágio onde a marca já está lidando com leads, ou seja, pessoas que reconhecem ter algum problema e estão tentando entender como podem solucioná-lo.
A ideia aqui é que a empresa conduza o consumidor em direção ao passo seguinte: o Fundo do Funil (BoFu). Esse é o estágio final da jornada do cliente, que deve terminar em uma decisão de compra.
Como utilizar essa estratégia no digital?
Além de compreender o que é funil de vendas e quais são suas etapas, é preciso aplicá-lo, na prática, no dia a dia da estratégia digital do empreendimento.
No início da jornada, no Topo do Funil, a produção de conteúdo é essencial para que o consumidor entre em contato com a empresa e também para que seja possível despertar sua consciência em relação a uma situação que deve ser resolvida.
Esse é o momento de se posicionar enquanto um especialista no assunto, para conduzir o cliente em direção aos estágios seguintes, chegando finalmente ao fechamento da compra.
Para estruturar o processo como um todo de maneira eficaz, é importante também mapear a jornada de compra, de modo que seja possível adotar um planejamento estratégico na sua aplicação.
Uma das maneiras de realizar esse mapeamento é a definição de personas, que podem ser delimitadas a partir de uma pesquisa com seus melhores clientes, para compreender quem é o seu consumidor ideal, quais são suas necessidades e desejos.
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