O que é link interno? Conheça essa estratégia de SEO
Você sabe o que é link interno e qual sua função em termos de SEO? Acesse o blog e confira dicas para implementar este método no seu site:
O link interno é o meio pelo qual as pessoas que estão navegando em sua página conseguem acessar outros conteúdos do seu site em apenas um clique.
Mais do que uma boa prática de SEO que facilita com que o seu site tenha um bom posicionamento no Google e outros buscadores, o link interno também agrega valor ao seu conteúdo, servindo como um convite para o leitor da sua página saber mais sobre o assunto abordado no texto em questão.
Continue a leitura do artigo para esclarecer suas dúvidas e aplicar essa estratégia de maneira assertiva no site do seu negócio.
Por que preciso criar links internos no meu site?
Primeiramente, é importante ressaltar que os links que se encontram na página de um site podem direcionar o visitante tanto para outro ponto dentro do seu próprio site quanto para um outro artigo publicado em outro site que seja relacionado ao assunto em pauta.
A estrutura de conteúdo de uma página e o uso de links internos são alguns dos principais fatores de ranqueamento de um site.
A criação de links internos pode conferir resultados expressivos ao seu site. Mas, é importante aplicar essa estratégia de maneira adequada, caso contrário, você estará desperdiçando uma excelente chance de melhoria no peso do seu domínio.
Links internos e conteúdo
Se a sua empresa trabalha com foco na estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental que a mesma seja bem definida, pois assim os resultados em SEO serão assertivos.
Optar pelos links internos se faz necessário, visto que as páginas do seu site que não possuem tanta força passarão a ganhar valor e tráfego.
Além disso, como consequência, os acessos das páginas do seu site terão equilíbrio e isso resultará em melhoria para o domínio.
Ainda, é importante ressaltar que os usuários que vão diretamente para uma página já passaram pelas etapas do funil de vendas e querem respostas para suas perguntas e problemas. Nesse sentido, criar um blog e incluir links internos em seus posts é uma excelente estratégia para o seu negócio.
Como criar links internos no meu site?
Depois de ter entendido o que é link interno e porque é preciso usá-lo, veja abaixo dicas para melhorar o potencial e o valor da estratégia de SEO aplicada ao seu site.
1 - Menos cliques
Para criar links internos, desenvolva um site que tenha uma estrutura e hierarquia simples. Assim, o visitante terá acesso facilitado aos conteúdos que ele desejar ler, sem precisar dar múltiplos cliques.
2 - Relacione os posts do seu blog
Sabe aqueles posts que estão entre os mais lidos? Ao final de cada conteúdo novo que você escrever, lembre-se de listar os posts mais populares, os que receberam mais comentários ou aqueles que foram mais compartilhados. Isso faz com que a pessoa visite mais páginas do seu site e permaneça mais tempo navegando.
Esses minutos a mais no site são ótimos para a avaliação que o Google faz em relação ao tempo de permanência do usuário em sua página. Além disso, auxilia na criação de uma estrutura de link interno sólida e contribui para o seu tráfego orgânico.
3 - Utilize âncoras naturais
Outra dica é linkar em seu artigo ou página outros textos relacionados ao assunto em pauta através de textos âncoras assertivos. Isso vai conferir mais naturalidade ao conteúdo.
O que é um texto âncora?
O texto âncora é uma palavra clicável dentro de um conteúdo, que tem como objetivo levar o leitor até uma outra página que possua conteúdo relacionado.
A descrição do texto âncora é bastante importante em termos de SEO, pois é uma forma de informar o Google sobre o que se trata a URL ancorada no texto. Também é através da leitura do texto âncora que o leitor consegue ter uma ideia da pauta que será abordada no link evidenciado.
Vale destacar também que o texto âncora facilita a leitura do conteúdo de uma página.
Link interno: tipos de textos âncora
Existem diferentes tipos de textos âncora que podem ser utilizados para fazer links internos em um site e distribuir autoridade entre as páginas. Confira abaixo uma breve explicação sobre cada um deles:
- Correspondência exata: quando o link é ancorado em uma palavra da sua página que é idêntica à palavra-chave utilizada no conteúdo de destino que você deseja indicar.
- Correspondência parcial: quando o link é ancorado em uma palavra da sua página que é semelhante à palavra-chave utilizada no conteúdo de destino que você deseja indicar.
- Cauda longa: a diferença deste tipo de correspondência parcial, é que o texto âncora fica mais longo, por isso a denominação “cauda longa”.
- Semântico (variação): este tipo de texto âncora utiliza termos sinônimos ao conteúdo da página de destino que você deseja linkar.
Qual a diferença entre link interno e externo?
Os links internos incentivam os visitantes a permanecerem dentro do seu site e também auxiliam na distribuição da autoridade do seu domínio entre suas páginas.
Já os links externos conduzem os seus visitantes para sites terceiros. Utilizar links externos em um artigo de blog, por exemplo, é uma excelente estratégia de SEO Off Page. Porém, é preciso ter cautela e mencionar sites confiáveis e relevantes, além, é claro, de escolher conteúdos que sejam relacionados ao assunto que você está abordando em seu artigo.
A Agência Marke é especialista em SEO
A Marke é uma Agência de Marketing Digital que atende clientes no Brasil e no mundo. Prestamos serviços de consultoria, criação e otimização de sites baseados nas técnicas de SEO. Também oferecemos serviços de linkbuilding e criação de conteúdos orientados a SEO.
Nosso foco é gerar resultados para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre nosso trabalho!