O que é podcast e por que este tipo de conteúdo está em alta
Você sabe o que é podcast? Quer investir em uma estratégia de marketing de conteúdo diferenciada que te dê resultados eficazes? Confira:
Você quer investir em uma estratégia de marketing de conteúdo diferenciada que te dê resultados eficazes? Que tal apostar em podcast? Mas, você sabe o que é podcast? Fique tranquilo, pois neste artigo falaremos sobre este tipo de conteúdo e por que está em alta.
A atual era é marcada pela revolução de conteúdo. Sim, os blogs ainda continuam dando resultados, porém é hora de apostar na diversidade!
O que é podcast?
Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou serviços de streaming. O podcast tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando você desejar. Sua popularização se deve também pela facilidade de acesso, já que posso ser ouvido em diversos dispositivos. O podcast costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência segmentada.
A origem do termo podcast está diretamente atrelada ao iPod, pois foi após descobrirem como os arquivos de áudios disponíveis podiam ser transferidos em RSS para o iTunes. Com isso, eles poderiam ser tocados nesse produto da Apple.
O podcast é perfeito para engajar o internauta, porque ele mescla intimidade, conexão e voz da mesma forma que o blog e as redes sociais. Juntando a tudo isso está a portabilidade, porque além de não gastar sua internet móvel, o download é feito e assim você tem disponível o seu conteúdo.
Por que os podcasts fazem tanto sucesso?
Depois de entender o que é podcast, você visualiza por que ele está fazendo tanto sucesso. Certamente, você não tem tanto tempo livre assim e sabe ainda que informação de qualidade está bem perto e para isso basta apenas uma busca pelo seu assunto de interesse e alguns cliques.
A internet possibilitou que as pessoas consumam conteúdo relevante e que atendam as suas necessidades no momento em que desejarem. Diferentemente de um programa de televisão que tem dia e hora marcada pra passar, um podcast pode ser ouvido quando você quiser. Para consumir um podcast, basta apertar o play!
Por isso, se sua empresa está buscando meios de engajar seus clientes, é hora de pensar em produzir podcasts.
Com ele sua marca estabelece uma profunda conexão com o seu público-alvo, porque com a voz é possível demonstrar o entusiasmo com aquele produto, serviço ou assunto.
Além disso, enquanto você ouve um podcast, é possível fazer outras atividades. Então se você quer manter seu público-alvo engajado, a alternativa pode ser utilizada para o cliente manter contato com a marca cozinha, corre na esteira ou enfrenta o trânsito enquanto volta pra casa.