O que é SEO e para que serve?
SEO são técnicas de otimizações que contribuem para o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Estas técnicas estão relacionadas tanto a otimizações on page quanto a estratégias de SEO off page. Saiba Mais!
Chega de se perguntar sobre o que é SEO e para que serve! Vamos direto ao ponto: SEO é a sigla para Search Engine Optimization e se refere a um conjunto de técnicas que contribuem para a otimização dos resultados e posicionamento de um site nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e, acredite, até mesmo o Youtube!
Em outras palavras, o SEO serve para colocar seu site em destaque na internet. Como veremos mais a frente, essas técnicas de SEO estão relacionadas tanto a otimizações aplicadas no seu site especificamente, o que é chamado de SEO on page, quanto a fatores externos ao site e relacionados a estratégias de SEO off page.
Para que serve o SEO?
A melhor parte em se aplicar técnicas de otimização de sites é que a empresa passa a atingir resultados orgânicos, ou seja, sem que se faça necessário um investimento em publicidade online. O SEO é uma estratégia de marketing digital que permite que as empresas alcancem, a médio e longo prazo, um posicionamento satisfatório nos mecanismos de busca, independentemente do que ela investa em campanhas de publicidade.
No entanto, isso não significa que o SEO substitua o investimento em publicidade. Bem pelo contrário, a publicidade online é uma aliada à uma estratégia bem estruturada de marketing digital se pensada e executava de forma a impulsionar uma campanha online e gerar os melhores resultados para a empresa, impactando e engajando o público-alvo desejado, atingindo as metas de conversão almejadas e evitando gastos desnecessários.
Vamos deixar por aqui um conteúdo super completo com 10 dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google em um Webinar apresentado pelo nosso co-fundador Leonardo Hauschild:
Entenda como o Google funciona
O mais utilizado mecanismo de busca no mundo é o Google. Talvez isso você já saiba, mas você sabe qual é a missão do Google? Sua grande missão é trazer a você o melhor resultado possível quando nele você estiver realizando algum tipo de busca. Sendo assim, o Google se preocupa muito com os resultados que irá exibir e utiliza a combinação de milhares fatores, tanto técnicos como de conteúdo, tanto “on page” quanto “off page”, que o possibilitam identificar o quão relevante é um determinado site para você.
Vamos então entender um pouco mais sobre estes fatores?
SEO on page
Os fatores conhecidos como SEO on page são aqueles relacionados a otimizações feitas no seu site, o que inclui desde questões relacionadas à tecnologia, como responsividade, codificação e velocidade de carregamento do site, até questões relacionadas a conteúdo, o que não significa apenas utilizar as palavras-chave mais procuradas nos títulos, URLs, meta dados e parágrafos da página, mas realmente se preocupar em escrever um conteúdo único e relevante para o leitor.
Estudos recentes mostram que não basta você criar ou readequar seu site respeitando as otimizações on page e off page. Cada vez mais, o Google está observando indicadores como tempo de permanência no site, número de páginas visitadas e taxa de rejeição. Ou seja, as pessoas que visitam o site são efetivamente o termômetro do Google para saber se aquele site merece ou não destaque nos resultados de busca. Sendo assim, ao planejar e desenvolver a pauta de um conteúdo, não pense somente em “agradar” os algoritmos do Google, mas também em ser realmente relevante para o seu público-alvo.
SEO off page
O SEO off page está relacionado às menções feitas a seu site em sites externos, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site. Esta é uma forma do Google entender qual é a relevância do seu site para outros sites da rede.
Importante entender que o Google atribui pesos distintos para cada link que seu site recebe, ou seja, quanto maior for a relevância do site onde o link está, maior será o peso atribuído ao seu site consequentemente.
Aposte em otimizações SEO on page e off page e leve em consideração que o Google dá relevância aos sites que são realmente relevantes às pessoas. Assim, você estará encaminhando o seu para o sucesso e um destaque consolidado na internet.
Quais são as principais Técnicas de SEO?
Agora que você já entende melhor sobre o que é SEO e para que serve, é importante destacarmos que para que o SEO traga um resultado satisfatório para o seu negócios, o planejamento depende de uma série de técnicas. É sobre elas que vamos falar agora.
Independentemente de qual seja o seu empreendimento, a realização de um plano estratégico é essencial. No SEO, não poderia ser diferente.
O conjunto de técnicas de SEO tem início no planejamento, quando são estudadas as principais características do nicho em que o cliente está inserido. Um cliente do nicho tecnológico terá características diferentes do nicho alimentício, por exemplo. Quando o planejamento segmentado é bem executado, mesmo com um orçamento reduzido, os resultados costumam ser melhores do que se houvesse um grande investimento.
Depois do planejamento, é chegada a hora da Pesquisa de Palavras-Chave. Para isso, ferramentas como o Keyword Planner do Google AdWords são utilizadas. Essa fase é muito importante, pois delimita o tipo de conteúdo a ser trabalhado pela marca.
É importante destacar que, qualquer que seja o foco escolhido, as palavras-chave devem resultar em um conteúdo relevante para o público-alvo. Por trás do conteúdo, é criada uma estruturação através de Heading Tags (conhecidas como H1, H2, H3…), que definem toda a hierarquia de um texto.
É essencial que as técnicas de SEO sejam empregadas corretamente. Caso contrário, o ranking de seu site nos resultados poderá ser comprometido.
A importância das ferramentas de SEO e o alcance orgânico
Muito se fala em SEO e no alcance orgânico de sites. Mas qual é a real importância desse tipo de estratégia?
Estudos mostram que cerca de 90% das pessoas que utilizam o Google acessam apenas resultados mostrados na primeira página do mecanismo de busca. Ou seja: apenas 10% das pessoas avançam para a segunda página de buscas do Google. O mesmo estudo também identificou que os links patrocinados recebem apenas cerca de 10% dos cliques, quando comparados aos links orgânicos.
Além disso, uma pesquisa realizada em 2017 revelou que o alcance orgânico gera ao público maior confiança em relação aos links patrocinados. Ou seja: quanto maior o alcance orgânico de um site, maiores as chances de uma marca ter destaque e credibilidade com seu público-alvo no meio digital.
Pode ser muito mais fácil obter um bom ranking através do campanhas de links patrocinados. Mas, como vimos, o SEO e os links orgânicos proporcionam uma melhor reputação da marca perante o público.
Além disso, um bom posicionamento nos mecanismos de busca atrai um maior número de pessoas interessadas naquilo que é oferecido. Assim, mais qualificadas serão as visitas, pois elas estarão sintonizadas com aquilo que a marca oferece. E claro, mais oportunidades de negócio serão geradas.
Como vimos, o melhor meio para alcançar excelentes resultados na internet de forma totalmente gratuita é através das estratégias de SEO. Mas quais são as melhores ferramentas de SEO? Veja, a seguir, algumas delas.
Qual é a melhor ferramenta de palavra-chave?
Para obter sucesso com o SEO é fundamental concentrar os esforços em diferentes ferramentas de pesquisa. Mas quais delas são fundamentais para situar o meu site em um bom ranking de busca?
Primeiramente, existem três coisas que devem ser realizadas para obter sucesso com SEO:
1) Pesquisa de palavras-chave para segmentar os conteúdos do site e do blog
2) Análise da concorrência, verificando as palavras-chave empregadas por ela
3) Estar atento às tendências do momento para gerar um bom conteúdo
O estudo SEO é realizado através de diferentes ferramentas, que podem ser pagas ou gratuitas. Atualmente, o Google disponibiliza diversos recursos que influenciam na otimização de sites. Entre eles, destacam-se o Keyword Planner e o Google Trends.
O Keyword Planner é uma ferramenta precisa e cheia de funcionalidades. Através do recurso, você pode descobrir novas palavras-chave relacionadas ao seu produto ou negócio e comparar a tendência das palavras na internet. Se você só deseja realizar uma pesquisa de palavra-chave, é importante estar atento as médias mensais e sugestões de palavras relacionadas.
Já o Google Trends é a ferramenta ideal para verificar as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do Google. Ou seja: aquilo que o público está acompanhando pela internet. O recurso do Google foi criado em 2006, permitindo acompanhar a evolução do número de buscas de uma palavra-chave ou de um tópico específico.
Independentemente da ferramenta, o importante é gerar um conteúdo relevante para o público. As ferramentas demonstradas acima são apenas algumas das diversas opções que a internet disponibiliza. Mas, uma coisa é certa: estar atento sobre o que as pessoas estão falando e ser certeiro na escolha das palavras-chave irão colocar seu negócio no caminho do sucesso com o SEO!
Quanto custa aparecer no Google?
Diferente daquilo que se imagina, estar no topo das buscas do Google não é sinônimo de investimentos gigantescos. Muito pelo contrário: o alcance orgânico, proveniente de estratégias de SEO, não exige nenhum tipo de investimento.
Para liderar os mecanismos de busca, o mais importante é um bom planejamento de SEO. Assim, se você não possui domínio das ferramentas, é válido contar com o auxílio de uma agência de Marketing Digital como a Marke, que realizará o planejamento e a busca de palavras-chave ideais para que sua marca fique no topo das buscas.
Costuma-se dizer que a otimização de sites não tem preço. O motivo principal da frase se dá pelo fato de que os resultados obtidos com o SEO são inúmeros quando comparados com o investimento pago. Entre os principais benefícios, destaca-se o baixo custo dos investimentos em SEO em comparação ao tráfego pago.
Quando as técnicas de SEO são aplicadas corretamente, os resultados surgem diretamente do Google e de outros buscadores sem gastos adicionais. No SEO, o único investimento a ser aplicado é a contratação de uma agência de marketing digital especializada em otimização de sites, como a Marke.
Basicamente, o investimento em uma campanha de Marketing Digital irá depender do objetivo e da proposta de cada empresa.
Mas por que a maioria das empresas ainda não sabem o que é SEO e não apostam nesta estratégia de Marketing Digital?
Para que as empresas invistam no segmento digital, é necessário primeiro que elas percebam como a internet é peça fundamental para o sucesso dos negócios nos dias de hoje. Para que a marca seja lembrada, é necessário se fazer presente na vida e rotina do consumidor que, cada vez mais, trabalha, estuda, interage e se diverte através da internet.
Para isso, existem inúmeras ferramentas de marketing digital, tais como o e-mail marketing, blog, redes sociais, dentre outros. Todos esses recursos ajudam a gerar conteúdo, interação com o público-alvo presente na internet e, consequentemente, visibilidade para a marca. O próprio site institucional, se construído a partir de um consistente planejamento SEO, se torna a peça-chave dessa estratégia digital.
Tudo isso nos leva ao marketing de conteúdo. Dentre os pilares da Consultoria SEO oferecida pela Marke está a construção de estratégia de conteúdo. Mas não é simplesmente sair jogando um monte de informações na rede. É preciso chamar a atenção do usuário, criar conteúdo relevante, interessante, exclusivo, de forma engajante. Essa é a melhor forma de se relacionar com seu público-alvo, já que este verá sua marca e/ou produto como referência em suas buscas e encontrará ali o diferencial que procurava.
Assim, é muito fácil perceber a importância de uma estratégia de SEO para pequenas, médias e grandes empresas. Em um cenário onde a internet é a base de praticamente toda a comunicação, estar em destaque e oferecer conteúdo relevante é quase uma obrigação.
Você esclareceu suas dúvidas em relação a o que é SEO e para que serve? Então a Marke | Consultoria SEO e Marketing Digital convida você a conversar pessoalmente e identificar as oportunidades para seu negócio na internet.
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