O que é URL canônica e quais as vantagens
Você sabe o que é uma URL canônica? Entenda como esse fator pode impactar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca!
Você já ouviu falar em uma URL canônica?
Esse é um dos diversos fatores responsáveis por melhorar o desempenho de uma página nos mecanismos de busca, ajudando a aumentar a visibilidade do site no Google e em outros motores.
Assim, essa é uma medida simples que pode trazer diversos benefícios, mas para que isso aconteça é preciso compreender seu funcionamento e como aplicá-la de maneira correta.
Por isso, para saber mais sobre o que é uma URL canônica e suas vantagens, continue a leitura!
O que é URL canônica?
A URL é uma sigla para a expressão Uniform Resource Locator, ou Localizador Uniforme de Recursos, e consiste no endereço digitado na barra de buscas de um navegador.
O que pode ser uma surpresa para muitas pessoas é o fato de que um mesmo conteúdo pode ser referenciado por meio de vários endereços.
Assim, um mesmo site poderia ser acessado por todas as URLs a seguir:
- www.exemplo.com/index.html
- www.exemplo.com
- exemplo.com
- Exemplo.com
Nesse conjunto de páginas duplicadas, a URL canônica consiste naquela que é definida como a cópia principal, o que pode ser determinado por meio do código HTML da página em questão.
As canonical tags são parte importante desse processo, mas não devem ser confundidas com o conceito que estamos apresentando.
Elas consistem em um recurso para informar qual a URL escolhida como canônica e se encontram na seção
do código-fonte HTML de uma página.Quais as vantagens de uma URL canônica?
Todo profissional de marketing digital sabe a importância do ranqueamento nos mecanismos de busca para a visibilidade e credibilidade de um site.
Além da aplicação de técnicas de SEO e de uma produção de conteúdo de qualidade, definir a URL canônica também traz benefícios para o site em relação ao seu desempenho em ambientes como o Google.
A preocupação com esse fator é, inclusive, incentivada por essas plataformas, já que seus mecanismos de busca não são preparados para decidir exatamente qual versão de uma página deveriam indexar, pois não são programados para desempenhar essa função.
Para esses mecanismos, a existência de páginas duplicadas, que compartilham um conteúdo idêntico, é sinônimo de plágio, o que prejudica a credibilidade do site e pode levar a penalizações e colocações ruins nos resultados de pesquisas.
Assim, definir uma página principal é uma maneira de acabar com o conteúdo duplicado e evitar esse tipo de situação.
A URL canônica ainda desempenha um papel bastante importante em um cenário um pouco distinto, quando páginas do seu site apresentam muitas similaridades, mas não correspondem ao mesmo conteúdo.
Nesse caso, definir a URL principal também é uma forma de evitar que sejam confundidas e prejudiquem seu desempenho na internet.
Além disso, é importante estar atento a algumas práticas que devem ser evitadas, como aplicar tags canônicas a uma URL que é redirecionada, a protocolos de domínio incorretos ou até mesmo a conteúdos que não demandam essa ação, por não serem similares ou idênticos a outros.
Por fim, lembre-se também de não definir diversas URLs de natureza canônica para o mesmo conteúdo, pois isso pode levar os mecanismos de busca a ignorar todas elas.
Para saber mais sobre estratégias de marketing digital, acesse nosso blog e confira conteúdos relacionados.
Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato com a Marke!