Omnichannel: saiba o que é e qual sua relação com o marketing
Você sabe o que é o omnichannel e qual a relação dessa estratégia com o marketing? Acesse o artigo e veja como essa abordagem pode expandir seus resultados.
A boa experiência do cliente deve ser um dos principais objetivos dentro de uma empresa, visto que isso já não deve ser mais um diferencial competitivo, mas um dever de toda empresa. Portanto, entender bem a relação do omnichannel com o marketing é o dever de qualquer bom gestor de um negócio, para otimizar cada vez mais seus processos.
Devemos compreender que para obter novos clientes gastamos entre 5 ou 25 vezes mais do que para fidelizar e manter um cliente. Sendo assim, a implementação de estratégias e uma boa jornada do cliente dentro de sua empresa é essencial. Isso é válido independente do tipo de serviço ou produto que a empresa oferece e também é válido para qualquer nicho.
Por isso, é necessário dar valor a estratégias como o omnichannel, que visa realizar a convergência de todos canais de comunicação da empresa.
Quer saber mais? Continue lendo esse artigo e entenda o que é o omnichannel, como implementar e qual a relação desse método com o marketing digital!
Afinal, o que é omnichannel?
Como mencionado antes, o omnichannel visa permitir que todos canais de comunicação da sua empresa se tornem convergentes.
Mas o que é isso na prática? O objetivo é integrar os ambientes online e offline, permitindo que seu cliente tenha uma boa experiência durante a compra de serviços ou produtos.
Grandes empresas investem nesse tipo de estratégia, como Magazine Luiza ou Americanas, dois exemplos onde há possibilidade de obter todos os mesmos produtos e até atendimento na loja física ou em seu aplicativo ou site online.
Porém, não é preciso se preocupar, pois essa estratégia pode ser aplicada em todos tipos de negócios, até de tamanho menor.
O omnichannel garante que seu cliente tenha uma boa experiência seja online ou offline. A linguagem deve ser única e padronizada, assim o consumidor irá valorizar a marca e seus processos. É ideal que, independente do canal de escolha do cliente, ele não sinta diferença no atendimento.
Quais são as vantagens de uma estratégia omnichannel?
Agora que você entendeu o que é essa estratégia, é essencial pensar quais são os benefícios que ela pode trazer para sua empresa, além de melhorar a experiência do cliente.
Sendo assim, veja 3 vantagens que uma estratégia omnichannel deve oferecer para seu negócio abaixo!
1.Oferecer uma boa experiência e fidelizar seu público
Os clientes costumam ter uma jornada de compra e busca de produto ou serviço que não é uma linha reta, ou seja, ela difere de cliente para cliente e, muitas vezes, ela passa por vários dispositivos. Um exemplo seria:
- O cliente inicia sua jornada em seu site no navegador de seu dispositivo móvel, encontrando o produto que queria;
- Depois ele acessa a página novamente pelo computador pessoal, porém não compra o produto ainda;
- Mais tarde, em pausa do trabalho, o cliente confere a página através de seu app ou site no seu smartphone e adiciona o produto em seu carrinho;
- Por fim, ele volta para seu computador e decide comprar o produto.
Caso uma das opções acima não funcionasse, o cliente com certeza se voltaria para um concorrente. Ou seja, com uma experiência correta e completa, você pode fidelizar seu público e garantir um cliente recorrente.
2.Reconhecimento de marca fora de lojas físicas
Conectar várias estratégias e canais é um conceito que aumenta o reconhecimento da marca fora de lojas físicas, uma vez que muitos clientes usam apenas seus smartphones para comparar preços e obter novos serviços e produtos.
3.Facilita o processo e coleta dados
Por fim, devemos pensar que a maioria das pessoas não possui tempo para ir até uma loja física obter um produto ou contratar um serviço. Portanto, oferecer outros canais é ideal para que essa venda e fidelização ocorra de qualquer forma, seja através de um computador ou smartphone.
Ademais, com esse processo online, você pode fazer uma coleta de dados mais eficiente que offline. Isso ajuda a trazer insights que são valiosos para várias áreas de sua empresa, ajudando você a montar estratégias de vendas e até de marketing.
Omnichannel e marketing: qual a relação e os benefícios
Por fim, devemos entender que a relação entre o omnichannel e marketing é estreita e muito importante.
No marketing, temos o conceito de inbound marketing, onde juntamos vários conceitos do digital para aplicar em uma só estratégia. Esse é um exemplo muito próximo ao omnichannel.
Veja abaixo, algumas vantagens do omnichannel no marketing:
Aumenta a satisfação do cliente: ao oferecer uma experiência coesa e fluida, o omnichannel aumenta a satisfação do cliente. Os consumidores apreciam a conveniência de poderem interagir com a empresa de diferentes maneiras, tornando mais provável que eles retornem e recomendem a marca a outros.
Maior engajamento do cliente: com a integração de dados, as empresas podem entender melhor o comportamento do cliente e, assim, criar campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas. Isso resulta em um maior engajamento do cliente, pois eles recebem ofertas e comunicações mais relevantes.
Aumenta as vendas: o omnichannel permite que as empresas alcancem os clientes em diferentes pontos da jornada de compra, o que aumenta as oportunidades de conversão. Além disso, as estratégias de marketing personalizadas têm maior probabilidade de levar a vendas bem-sucedidas.
O marketing digital se beneficia com as técnicas de canal convergente, já que é ideal que seu site, suas redes sociais e sua loja física, se existir uma, sejam todos conectados e apresentem a mesma linguagem, informações e atendimento.
Para realizar um ótimo serviço, é ideal pensar em estratégias de omnichannel antes de implementar sua estratégia de marketing.
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