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Planejamento de comunicação: como fazer e aplicar na sua empresa

Um bom planejamento de comunicação é uma peça fundamental no posicionamento de uma marca. Confira o passo a passo de como elaborar o seu!

31 de julho de 2023
Categorias:
  • Publicidade na Internet
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Redação Marke

Um bom planejamento de comunicação é parte fundamental da estratégia de qualquer marca que deseja se destacar no mercado e gerar um impacto sobre o seu público.

A elaboração desse documento é uma etapa de extrema importância para qualquer estratégia de marketing elaborada no futuro, desde a criação de grandes campanhas até a interação com os clientes.

Nesse sentido, é preciso reconhecer a importância desse processo para o posicionamento da marca, assim como compreender quais são os principais passos da sua elaboração.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda qual a relevância do planejamento de comunicação e como aplicá-lo na sua empresa. Confira!

Qual a importância do planejamento de comunicação para um negócio?

Um bom planejamento de comunicação funciona como um mapa para as estratégias de marketing da empresa: ele é quem determina onde se pretende chegar e como isso deve ser feito.

Hoje em dia, não dá para falar em posicionamento de marca sem reforçar a relevância de uma comunicação digital bem elaborada, que leve em conta o comportamento dos consumidores, a cultura da empresa e os meios de comunicação mais utilizados pelo seu público.

Por isso, traçar um planejamento de comunicação é a chave para o desenvolvimento de estratégias bem fundamentadas, que permitam ao negócio se posicionar com mais destaque e credibilidade, melhorando seu desempenho no mercado.

Passos para criar e aplicar um planejamento de comunicação

Embora muitas pessoas tenham dificuldade em elaborar um planejamento de comunicação, essa não precisa ser uma tarefa tão difícil. Com as orientações certas e um passo a passo organizado, a elaboração desse documento pode se tornar muito mais simples e eficiente.

Confira as nossas dicas de como elaborar o seu:

Passo 1: Entenda a situação da sua empresa no mercado

Todo planejamento estratégico depende de informações precisas e de uma visão abrangente do contexto no qual ele será elaborado.

Assim, em primeiro lugar, é essencial que a marca compreenda seu posicionamento no mercado, a reputação da empresa, quais frentes do negócio podem ser mais exploradas e qual a imagem criada perante o público.

Para isso, pode ser interessante realizar uma pesquisa de mercado, reunindo informações que servirão como fundamento para a elaboração de um planejamento mais consistente e eficaz.

Passo 2: Delimite como seu planejamento será aplicado

A partir das informações reunidas na etapa anterior, será possível definir alguns pontos fundamentais para o planejamento de comunicação da empresa.

Estabelecer objetivos é o primeiro passo e é essencial que eles sejam bem definidos, de forma que seja possível utilizá-los como um guia para as ações tomadas pela marca, além de permitirem uma avaliação posterior para verificar se foram cumpridos.

Esse também é o momento de delimitar um público-alvo e, a partir dele, elencar os principais canais de mídia a serem utilizados, buscando compreender quais meios digitais são mais apropriados para chegar a essas pessoas.

Passo 3: Estabeleça um cronograma e monitore os resultados

Por fim, lembre-se de montar um cronograma detalhado, que permita um acompanhamento constante das estratégias aplicadas pela empresa.

O ideal é que, antes mesmo da aplicação definitiva do planejamento, sejam realizados alguns testes para verificar se os canais escolhidos funcionam bem para os objetivos elencados e se a mensagem veiculada pela marca atinge seus propósitos.

Além disso, como em qualquer estratégia, será preciso acompanhar os resultados da sua aplicação, através de um monitoramento constante de dados e da realização de pesquisas com o consumidor, coletando feedbacks importantes para a avaliação da empresa.

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