Rebranding: O Que É e Como Isso Pode Mudar Seu Negócio
Você sabe o que é rebranding e qual a sua importância para reposicionar sua empresa no mercado? Leia nosso post e saiba mais sobre o assunto!
Entender o que é rebranding e como aplicá-lo na empresa é fundamental para empreendedores que desejam mudar o posicionamento e resultados de seus negócios.
Essa estratégia é aplicada quando um empreendimento deseja:
- Atingir um novo público-alvo,
- Reverter uma crise,
- Atualizar sua identidade visual e comunicativa,
- Buscar por novos mercados.
Peter Drucker, o grande mestre da administração moderna, dentre os muitos ensinamentos que deixou para os empresários e executivos, afirmava: “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa.”.
Neste post, apresentamos o que é rebranding e como essa estratégia pode mudar completamente os resultados e abrir um novo ciclo para sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é rebranding?
Afinal de contas, o que é rebranding?
Rebranding é uma estratégia planejada com o objetivo de ressignificar a imagem de um produto ou de uma empresa.
De forma simplista e direta: é modificar a percepção do público com relação a sua marca.
Para isso, muitas ações podem ser tomadas, como, por exemplo, mudanças do:
- Nome,
- Logotipo,
- Cores,
- Ícones,
- Identidade visual,
- Tom de comunicação da marca.
Atente-se que passar por um rebranding não é apenas alterar uma cor da sua marca ou ainda o logo dela, como se fosse uma receita mágica.
Muito mais que a logo, o branding envolve: imagens associadas, slogan, símbolos, elementos, cores, linguagem de comunicação, etc.
Por isso, um bom projeto envolve o estudo do mercado, de oportunidades e pontos a ser vencidos, assim como entende com profundidade qual é o mercado que você quer atingir e como atingir isso.
Quando fazer um rebranding?
Sabendo o que é rebranding, vamos mostrar quando essa estratégia deve ser aplicada em seu negócio.
O reposicionamento da marca é uma maneira inteligente de mudar situações que podem estar prejudicando os negócios de um empreendimento ou na busca por novas oportunidades e mercados, portanto, ele pode ser realizado nas seguintes situações:
- Percepção de problemas nos negócios,
- Aumento da abrangência do público-alvo,
- Ampliação de mercado,
- Atualização de imagem,
- Crise e desgaste da marca atual,
- Incorporação de novas empresas,
- Mudanças no nicho de mercado,
- Modernização da identidade,
- Desassociação com marcas concorrentes.
Seguindo os ensinamentos de Kotler, nada é mais arriscado do que continuar fazendo a mesma coisa continuamente, portanto, mudanças bem planejadas e elaboradas criam expectativas positivas no mercado.
Veja algumas marcas famosas que passaram por esse processo até chegarem na identidade que conhecemos hoje:
Fonte: https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/evolu%C3%A7%C3%A3o-das-marcas-1fa11a887ec4
Como ressignificar o negócio?
Diante da necessidade de desenvolver essa estratégia, ela pode ser realizada das seguintes formas:
- Parcial - alterando somente alguns elementos da identificação da marca,
- Evolutiva - mudanças e modernização ao longo do tempo,
- Revolucionária - mudanças radicais envolvendo nome e marca.
Tudo depende de estudos e da situação da empresa, onde medidas podem e devem ser tomadas visando ressignificar o negócio e contribuir para o seu sucesso.
Por conta disso, um bom projeto de rebranding deve ser feito por especialistas em marketing, relações públicas, publicitários, designers, entre outros profissionais.
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