Imagem de destaque do post Texto criativo: como desenvolver essa habilidade Imagem de destaque do post Texto criativo: como desenvolver essa habilidade

Texto criativo: como desenvolver essa habilidade

Nem sempre é fácil produzir conteúdos escritos. Confira algumas dicas para desenvolver a habilidade de criar um texto criativo! Veja!

Categorias:

Se você trabalha com criação de textos, sejam eles técnicos, jornalísticos ou fictícios, a criatividade deve estar sempre em alta. O texto criativo é a maneira de expressar a sua linguagem em um blog, site, revista ou qualquer outra plataforma de comunicação escrita, o que acaba se tornando uma “marca registrada”. 

Para desenvolver textos bons e coerentes, alguns scripts devem ser seguidos. Atingir a escrita fluída e prender a atenção dos leitores não é uma tarefa fácil. Contudo, sempre há maneiras de impulsionar sua flexibilidade perante a criação. Confira algumas dicas para desenvolver a habilidade de escrever um texto criativo.

O hábito da leitura é fundamental

A prática da leitura é indispensável para abrir os horizontes da escrita e desenvolver um texto criativo. Quem gosta de escrever, gosta de ler naturalmente. O grande impasse nessa questão é a disciplina de determinar horários e praticar diariamente, sejam livros da sua área de atuação ou livros gerais, como romances e ficção. 

Caso você não tenha esse hábito, inicie com pequenas leituras prazerosas. Evite leituras cansativas para o início, afinal de contas o seu objetivo principal é fluir a escrita, juntamente com o vocabulário. 

Conheça a sua área

Certamente você escreve sobre temas específicos. Habituar-se a ler artigos semelhantes aos seus, porém de outros autores e livros técnicos sobre o assunto, certamente trará grandes frutos. Esse é o principal problema para quem tem um blog que fale sobre um único tema: a saturação. 

Esse problema torna a escrita muito repetitiva, obrigando o escritor / redator a procurar novas alternativas criativas. A leitura é a principal delas, além de proporcionar atualização sobre os conceitos. 

Faça anotações

Já lhe ocorreu um pensamento sobre algum assunto, alguma frase ou estrutura textual enquanto estava caminhando pelas ruas, por exemplo? Acontece muito, não é? Trate de carregar consigo um pequeno caderno para anotar todos esses pensamentos, pois eles se enquadram na memória de curto prazo do nosso cérebro, sendo muito suscetível ao esquecimento. 

O escritor fica atento a todos os detalhes e muitas vezes deixa passar em branco uma grande oportunidade de dissertar um texto criativo fantástico, apenas por esquecimento. 

Assuntos atuais e pesquisas

Se você gasta uma parcela do seu dia dedicada a escrita, certamente espera que alguém leia seus dizeres. Para obter sucesso de alcance nas plataformas de buscas existem várias técnicas, mas a principal é tratar de assuntos pertinentes à atualidade. 

Além disso, as pesquisas e estudos, mesmo que rápidos, influenciam diretamente na sua escrita. 

A estruturação do texto, assim como os termos que você usa, afetam diretamente sua publicidade e retorno dos leitores, por isso, esteja atento a essas dicas e proporcione conteúdos diferentes e únicos. 

Um formato de texto cada vez mais usado por quem desenvolve conteúdos é o SEO, uma ferramenta capaz de colocar seu site em destaque na internet. 

Entre em contato com a Marke e saiba mais sobre as técnicas de SEO!