Veja o que são os Rich Snippets e como usá-los em seu site
Você já ouviu falar nos Rich Snippets? Entenda o que são eles, suas vantagens e como você pode utilizar esse recurso no seu site!
Os Rich Snippets são um recurso utilizado pelo Google que dão destaque a algumas páginas em seus resultados de pesquisas.
Assim como os snippets convencionais, o intuito dessa função é a de entregar informações relevantes ao usuário antes mesmo que ele acesse um site.
Para que o seu conteúdo esteja entre aqueles que recebem esse atributo, é preciso estar atento à sua elaboração, bem como a alguns aspectos da programação da sua página na internet.
Continue a leitura para entender o que são os Rich Snippets e como utilizá-los!
O que são Rich Snippets?
Colocar o site na primeira página do Google é um dos principais objetivos de toda marca, já que essa posição alcança mais visibilidade e recebe mais acessos que as demais.
No entanto, mesmo ao chegar a essa posição, existem outros recursos que podem conferir ainda mais credibilidade e destaque a uma página.
Snippets, por exemplo, são trechos de um conteúdo que são exibidos entre os resultados da pesquisa e, assim, fazem com que o autor da busca possa conferir algumas informações antes mesmo de acessá-lo.
Os Rich Snippets, por outro lado, funcionam de forma semelhante, mas consistem em informações adicionais a respeito do seu site ou marca, como a avaliação dos usuários, dados para contato, ou até a logo da empresa.
Outros exemplos do recurso são as breadcrumbs, que indicam o caminho através das seções do site para chegar até a página em questão, ou até a exibição das principais páginas que o compõem.
Por conter informações adicionais, os Rich Snippets atraem a atenção do usuário de forma visual, pois destacam um dos resultados em meio aos demais.
Além disso, a disponibilização desses dados consiste em uma vantagem para o autor da busca, que tem contato com informações adicionais que podem ajudá-lo a decidir se esse é um bom resultado para a sua pesquisa.
Esse fator pode contribuir com a melhoria de métricas como o tempo de permanência na página, além de diminuir a taxa de rejeição, o que acarreta em uma imagem mais positiva do site perante o próprio Google, que avalia elementos como esses.
Como implementar Rich Snippets nas páginas?
Afinal, como conseguir os Rich Snippets nos seus conteúdos?
De modo geral, existem dois métodos: por plugins ou por meio da sua estratégia de conteúdo.
Por meio de plugins
Caso você opte por utilizar plugins, será preciso contar com alguns conhecimentos a respeito da estrutura interna de um site, que envolve a utilização de dados estruturados.
Assim, nesse campo, você poderá incluir informações relevantes sobre sua marca ou sua página na internet, como a logo da empresa, meios de contato e até sua localização.
Após inserir esses dados, basta utilizar plugins como o Rank Math para que sejam implementados.
Tendo em vista a necessidade de alguns conhecimentos técnicos, há muitos casos em que o serviço de profissionais especializados no assunto é um excelente investimento.
Estratégias de conteúdo
Por outro lado, além de manter-se atento à programação do site e a implementação dos dados estruturados, uma boa estratégia de conteúdo deve ser uma prioridade de todo site que está em busca de Rich Snippets.
Afinal, o Google sempre reforça que a utilidade e originalidade dos conteúdos, bem como sua relevância para seu público-alvo, são fatores indispensáveis e que sempre são considerados pelo mecanismo ao ranquear seus resultados.
Para entender mais sobre estratégias de conteúdo e como colocar seu site na primeira página do Google, entre em contato com a Marke!
Somos uma agência especialista em Marketing Digital e Performance e estamos à disposição para tirar dúvidas e melhorar o posicionamento do seu negócio na internet.