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O que é Automação no Instagram e Como Isso Muda Seu Negócio

Você sabe o que é automação no Instagram? Entenda como funciona, quais os benefícios e cuidados ao adotar esse recurso para o seu negócio!

28 de julho de 2022
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Redação Marke

Você sabe o que é automação no Instagram? Esse recurso facilita o trabalho manual e faz com que o usuário ganhe tempo para fazer o que verdadeiramente importa para o seu negócio.

A automação é muito utilizada pelas empresas e pessoas que utilizam a plataforma para se promover ou promover uma marca.

Mas você sabe como utilizar a automação da forma correta?

Neste post, além de explicar o que é automação no Instagram, vamos falar sobre os benefícios e dos cuidados ao utilizar a automatização. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é automação no Instagram

Com o objetivo de otimizar o tempo durante a rotina agitada das empresas, a automatização em redes sociais vem sendo uma ótima opção.

Para que possamos entender o que é automação no Instagram, vamos analisar primeiro tudo que uma empresa que tem redes precisa fazer no dia a dia.

São ações e movimentações com publicações no feed e no story, responder os comentários dessas publicações e curtir as postagens dos seguidores.

Sendo assim, a automação possibilita que essas ações sejam frequentes e permitam interagir com o público, tendo um atendimento e respostas no mesmo instante.

Como funciona a automação no Instagram?

A automação no Instagram consiste em alguns processos como:

  • Agendar postagens;
  • Criar mensagens de boas-vindas;
  • Agendar anúncios para serem veiculados em horários estratégicos para sua audiência;
  • Criar relatórios de engajamento e de resultados;
  • Interagir e repostar conteúdos relevantes para a sua empresa.

Automação no Instagram: conheça os benefícios

Para quem sabe utilizar essa ferramenta de forma correta, ela é super vantajosa, pois evita que você perca tempo fazendo serviços manuais.

Agora que você já sabe o que é automação no Instagram e como ela funciona, veja abaixo alguns benefícios de adotar a automação no Instagram. Confira!

Aumenta o engajamento

Um dos benefícios da automação é a interação no Instagram, pois pode aumentar o engajamento do seu perfil ou da sua empresa e ainda auxiliar no entendimento do comportamento da persona do seu negócio.

Um Instagram com uma boa taxa de engajamento consequentemente vai gerar mais leads e conferir uma maior visibilidade ao seu negócio.

Nesse sentido, ao instalar ferramentas de automação para Instagram, é importante monitorar as taxas de engajamento do perfil.

Acesso a relatório de crescimento

Outro benefício em optar pela automação é que ela permite acesso a dados e relatórios de crescimento do seu perfil.

Esse fator pode ajudar muito o seu negócio, pois é através desse relatório que você vê o impacto do seu perfil nas redes e nos seus seguidores.

Com esses dados, você consegue reavaliar as estratégias e planejamentos, sabendo quais são os melhores horários e dias de postagens e os tipos de posts que seus usuários mais curtem.

Isso tudo ajuda a alcançar maiores resultados e sucesso para seu negócio no meio digital.

Ajuda a gerar leads

Esse benefício vem por meio do engajamento do seu perfil, pois uma boa taxa de engajamento gera mais leads e traz mais visibilidade ao seu negócio.

A automação é muito bem vista principalmente pela certeza de geração de leads, porque com eles, vem mais contatos e possíveis clientes para sua empresa.

Ela tem uma ferramenta de segmentação, onde é capaz de segmentar e separar por nicho de interesses cada usuário, trazendo-os até seu perfil. Uma ótima opção para atrair novos compradores.

Cuidados ao optar pela automação no instagram

Como nem tudo na vida são flores, deve-se ficar atento a alguns cuidados ao adotar a estratégia de automação no Instagram.

Se você não estiver atento a todos os recursos da plataforma escolhida, começará a perder tempo atingindo pessoas que não são o seu alvo, interagindo com seguidores que não são possíveis leads.

Muito cuidado ao automatizar mensagens de boas-vindas aos novos seguidores.

Não vá logo querendo vender o seu produto, mostre que você se importa com o seu novo seguidor.

Cuidado para não estragar a sua imagem nas redes sociais. Todo cuidado é pouco!

E uma dica: tente personalizar suas mensagens e interações para parecerem mais reais e assim, não deixar nada robotizado.

Confira algumas opções de plataformas

Veja algumas das plataformas mais utilizadas para automação para Instagram:

  • Bume;
  • Mídia Gram;
  • Seguir.me;
  • Grow Social;
  • InstaEasy;
  • MLabs;

A maioria delas deixa um período grátis para teste, então, é bom testar e ver qual delas mais se encaixa com a sua necessidade.

Busque estudar a fundo a plataforma escolhida, para usufruir de todos os benefícios oferecidos.

Lembrando que a humanização do conteúdo e a legitimidade na comunicação é sempre o melhor caminho para atingir o público-alvo e aumentar a identificação dos seguidores (potenciais clientes) em relação ao seu negócio.

Caso você precise de ajuda no gerenciamento de suas redes sociais, entre em contato com a Marke. Somos uma agência de marketing digital especializada no assunto!

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