Carta de vendas: dicas práticas para aumentar conversões
Quer aumentar o número de conversões da sua empresa? Conheça a importância da carta de vendas para cumprir esse objetivo tão importante!
A elaboração de uma carta de vendas é parte essencial de uma estratégia focada em aumentar o número de negócios fechados pela sua empresa.
Esse tipo de abordagem já teve diversos formatos e, hoje, é importante adequá-la ao ambiente digital, em que grande parte dos consumidores realiza suas compras.
Segundo estudos conduzidos pela plataforma global Infobip, em 2021, 88% dos brasileiros já compravam através da internet, reforçando a necessidade de investir na abordagem do consumidor no espaço virtual.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você compreender o que é uma carta de vendas e como utilizá-la para aumentar as conversões da sua empresa. Confira!
O que é uma carta de vendas?
Embora o nome possa causar certa confusão, a carta de vendas consiste, basicamente, em uma abordagem cujo objetivo é o de convencer um cliente a fechar uma compra.
Ela pode ser aplicada no formato de um e-mail, uma página do seu site ou até um post em um blog. O que define esse tipo de estratégia é a finalidade a que se propõe: converter um consumidor interessado pelas suas soluções em um cliente.
Trata-se de uma ferramenta que, mais do que oferecer uma proposta de venda, traz esclarecimentos a respeito do seu produto ou serviço, funcionando como um incentivo para o prospect que já está considerando comprar com a sua empresa.
Em vendas complexas, geralmente em mercados B2B, ela pode ter um formato mais tradicional, ainda que digital, através de uma apresentação enviada por anexo em formato de PDF.
Quando utilizá-la?
Um funil de vendas elaborado de modo eficiente é essencial para o desempenho de uma empresa, seja qual for seu ramo de atuação.
Para ser aplicado com eficácia, ele deve contar com estratégias variadas, que respeitem o estágio em que o consumidor se encontra durante cada fase.
No fundo do funil, quando suas soluções já foram apresentadas e chega o momento de tomar uma decisão, é importante investir em uma estratégia que dê o empurrãozinho final para o fechamento da compra.
É aí que entra a elaboração de uma carta de vendas.
A função desse tipo de abordagem é justamente a de concluir a jornada do cliente, ajudando a convencê-lo de que adquirir a solução da sua empresa é o caminho certo para resolver seus problemas.
Como fazer uma carta de vendas para aumentar conversões?
Alguns fatores devem ser considerados durante a elaboração de uma carta de vendas.
Um deles é o copywriting, ou seja, uma escrita convidativa, desenvolvida com o objetivo de conduzir o consumidor na direção do fechamento da compra.
Para isso, é preciso balancear técnicas mais diretas, como o uso de gatilhos mentais, com uma abordagem mais sutil, para que o consumidor veja o seu negócio como uma solução para seus problemas e não apenas a possibilidade de adquirir um produto ou serviço.
Nesse sentido, definir uma persona pode ser um primeiro passo interessante.
A partir de pesquisas com seus clientes, é possível compreender com mais detalhes quais são os problemas enfrentados por eles e as dúvidas que tiveram durante a jornada de compra.
Assim, ao elaborar a carta de vendas, é importante encará-la como uma oportunidade de trazer esclarecimentos relevantes para o prospect, que sirvam como um incentivo para concluir a aquisição.
Outro ponto importante que vale ser ressaltado nesse material, independentemente do formato que escolher, é a prova social.
Traga depoimentos, cases de sucesso e outras aplicações da sua solução que resolveram o mesmo problema ou um similar ao do seu possível cliente.
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