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O que é funil de vendas no marketing digital? Tire suas dúvidas

Saiba o que é funil de vendas no Marketing Digital e como funciona a estrutura desse processo. Acesse o artigo de Marke e confira!

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Redação Marke

O que é funil de vendas no marketing digital? Essa é uma das principais dúvidas de gestores quando escutam falar sobre essa estratégia muito famosa na internet.

Quando o assunto é se destacar no ambiente virtual e obter bons frutos, como leads, clientes, visibilidade e se tornar referência no seu setor de atuação, é comum que existam diferentes ações e formas de trabalhar para se obter esses resultados.

No entanto, ao passo que existe muito espaço para empresas de todos os setores e regiões crescerem, há também uma concorrência relativamente alta, principalmente devido às facilidades de se conectar na internet e marcar presença por lá.

Essa grande competitividade no ambiente online faz com que determinadas ações sejam tomadas para se sair na frente dos concorrentes e conseguir os tão desejados cliques, visualizações e engajamento.

O funil de vendas entra nessa parte, como uma forma de facilitar as vendas no digital e permitir que as empresas se preparem melhor para atender as demandas desse universo.

Saiba neste post o que é funil de vendas no marketing digital e como utilizar corretamente esse modelo estratégico.

O que é funil de vendas no marketing digital?

Esse termo é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente até a compra, englobando o primeiro contato com a empresa.

É caracterizado por um conjunto de fases e gatilhos mentais, facilitando a passagem dos usuários nessas etapas para se tornarem clientes de maneira mais linear e rápida, diferentemente de outros métodos de vendas.

O foco dessa estratégia é o de transformar os usuários que surgem lá no topo em clientes.

Mas, como você deve imaginar, o fundo do funil sempre será menor que seu início, porque nem todas as pessoas que conhecem sua empresa fecham negócio com ela, assim como apenas uma parte irá continuar seguindo as fases de aprendizado.

Como funciona a estrutura desse funil?

Agora que você sabe o que é funil de vendas do marketing digital, é importante conhecer as etapas que formam essa estratégia.

No topo do funil, concentra-se a maior parte das pessoas e é chamada fase de aprendizado e descoberta, onde os usuários entendem que possuem um problema.

É importante educá-las nesse primeiro contato, oferecendo textos de blog, infográficos e ebooks gratuitos, disponibilizados após o fornecimento de dados de contato, tornando aquele usuário um lead.

É aí que entra a segunda etapa do funil, onde o lead deixa de ser mero usuário e reconhece que tem um problema, então procura pela solução que precisa. Nessa fase, as pessoas querem mais informações, dessa vez mais técnicas e específicas.

Sendo assim, seu papel é entregar conteúdos mais ricos, dicas e demais informações que irão qualificar ainda mais esse lead para se tornar um cliente.

Agora é hora do fundo do funil, a terceira e última etapa, muito importante para o marketing digital, pois é quando a decisão de compra irá de fato acontecer. Nesse momento, os leads estão a um passo de comprar e virar um cliente seu.

É o momento em que esses leads estão muito informados e querem seu apoio para concluir a compra porque confiam na sua empresa.

Como montar um funil de vendas no marketing digital?

Mais importante do que saber o que é funil de vendas no marketing digital, é colocar a ação em prática para obter os melhores resultados.

Para montar o seu funil, primeiro é necessário mapear a jornada de compras de clientes já existentes e, caso achar importante, entrar em contato para perguntar sobre suas maiores necessidades e o que fizeram para achar a organização.

Após mapear a jornada, é hora de definir quais são os gatilhos que fazem o usuário evoluir de uma parte do funil para a outra e estudar como fazer isso da melhor forma, tornando a compra mais rápida.

Por fim, é hora de definir estrategicamente quais são as etapas do funil de vendas no marketing digital da sua empresa e oferecer o maior apoio possível para que os leads se convertam em clientes felizes.

Agência Marke é especialista em marketing digital

Agora que você sabe o que é funil de vendas no marketing digital, aproveite para continuar por aqui e veja como construir uma boa estratégia de funil de marketing.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Marke.

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