Como fazer uma propaganda online: 10 dicas e ideias valiosas!
Aprenda a Fazer uma Propaganda Online de Maneira Assertiva para o Seu Negócio. Acesse Este Artigo e Confira 10 Dicas Valiosas!
Em busca de ideias de propaganda na internet?
Não se preocupe! Você não está sozinho. Essa é uma das grandes dúvidas de quem possui uma empresa, seja ela de porte pequeno, médio ou grande.
Muitos querem chamar atenção para o seu negócio de maneira inspiradora e criativa, e que ao mesmo tempo possa atrair e conquistar o público.
Por isso, neste post, traremos 10 dicas e ideias de como fazer uma propaganda criativa online.
Veja a seguir como buscadores, redes sociais, banners, pop-ups, blogs, celulares, e-mail marketing, vídeo, remarketing e podcasts são alternativas de ativações na internet para qualquer negócio.
10 dicas e ideias de como fazer uma propaganda online
Quer algumas dicas de como fazer uma propaganda online? Confere abaixo algumas opções que podem ajudar sua empresa a ganhar mais visibilidade na internet.
1.SEM
Você deve já deve ter ouvido falar do termo SEO, mas agora vamos falar do Marketing de Motores de Busca (SEM).
Por meio do uso de publicidade paga, o seu site fica melhor posicionado em buscadores como Google, por exemplo.
Como resultado, a partir do emprego dessas técnicas, seus produtos, serviços ou conteúdos são mais facilmente encontrados pelo seu público-alvo, porque eles aparecem em destaque, no topo dos resultados, logo após a busca ter sido realizada.
A principal ferramenta para gerenciar campanhas de tráfego pago nos resultados de busca é o Google Ads.
Talvez você tenha ouvido falar em "links patrocinados", que é um outro termo muito utilizado para designar este tipo de campanha.
2. Banners
Os primeiros anúncios começaram a aparecer na web por meio dos banners.
No entanto, mesmo bastante utilizados, isso não significa que os resultados cheguem com facilidade.
Para acertar na estratégia, é fundamental postar o anúncio no formato certo com o tamanho e design adequados em um ponto específico em uma página da web.
Uma dica é a ativação de campanhas em Rede de Display através do Google Ads, a mesma ferramenta sugerida acima para ativar campanhas de links patrocinados.
Via Google Ads você consegue segmentar suas campanhas de forma bem assertiva e selecionar os formatos de banners que deseja utilizar.
3. Janelas Pop-ups
Você já deve ter fechado diversas janelas pop-ups quando acessou uma página.
Mas, se aquela chamada realmente interessar, seu uso será efetivo.
Os pop-ups são recursos muito utilizados para divulgar algum desconto ou oferecer um determinado produto ou serviço para o qual sua empresa deseja dar destaque no seu site.
Uma ideia interessante é o uso dos pop-ups de saída, que é um recurso que você configura em seu site e que identifica se o cursor do mouse do usuário está fazendo algum movimento que indique que ele pretende sair da tela.
Neste caso, você pode fazer algum tipo de oferta irresistível ou trazer algum tipo de mensagem que o convide a realizar algum tipo de ação em seu site.
4. Publicidade no celular
Hoje em dia, mais do que nunca, o celular é um acessório onipresente.
Por isso, apostar na publicidade no celular é um meio eficaz de conquistar novos clientes.
É importante, no entanto, que os anúncios sejam desenvolvidos para smartphones e não apenas adaptados.
Uma dica é procurar entender qual é o comportamento do seu público-alvo, identificando se o mesmo acessa seu site mais via desktop (computador) ou mobile (celular).
Muitas ferramentas de publicidade online permitem que você configure suas campanhas para aparecer somente para acessos via celular, por exemplo.
5. Remarketing
Podemos definir o remarketing como uma forma de reimpactar o público que teve contato com sua marca, produto ou serviço, visitando seu site, interagindo com alguma postagem nas redes sociais ou assistindo um vídeo seu no YouTube, por exemplo.
Trata-se de uma das melhores técnicas de publicidade na internet, seja para empresas grandes ou pequenas, principalmente quando o processo de vendas é mais complexo.
Ferramentas como Meta Ads (para rodar anúncios em Facebook e Instagram) e Google Ads (para rodar anúncios em rede de pesquisa, rede de display e YouTube) dão ao anunciante essa solução.
Se muitos usuários saem do seu site sem comprar ou entrar em contato, é hora de apostar nessa alternativa.
6. Redes sociais
Cada vez mais empresas se dão conta da importância do uso das redes sociais para divulgar o seu trabalho.
Boa parte das redes sociais possibilitam a realização de publicidade paga através de suas plataformas.
O objetivo pode ser tanto a criação de um anúncio específico como a promoção de mensagens.
Uma dica é conhecer muito bem todos os objetivos de campanha disponíveis nestas plataformas, seus recursos de exibição de anúncio e seus formatos mais indicados para seu negócio.
7. Publicidade nos blogs
Não pense que estamos falando de banners ou anúncios do Google.
A publicidade nos blogs acontece por meio de uma publicidade colaborativa.
O potencial aumenta quando os textos do seu blog são escritos por especialistas da área.
Entenda o conteúdo em blog como uma estratégia para aumentar a relevância do seu site na internet e ser encontrado pelo seu público-alvo buscando por conteúdos relacionados aos produtos e serviços que você oferece.
8. E-mail marketing
O e-mail marketing deve ser usado de maneira agradável e permissiva.
Use a mensagem de forma inteligente para compartilhar promoções e não como publicidade, assim, os resultados serão mais certeiros.
Aproveite e coloque o botão “comprar” ou "contratar" no corpo do texto se você estiver tratando de um produto ou serviço, por exemplo.
Importante usar ferramentas de disparo de e-mail marketing, especialmente as que oferecem informações sobre quem abriu seus e-mails, além de outras ações que estejam executando, como clicar nos links contidos dentro do e-mail.
9. Vídeos
As pessoas têm consumido cada vez mais vídeos e essa é uma excelente vitrine para quem quer divulgar seu produto/serviço.
Se o que você comercializa for uma novidade, avalie trabalhar com o audiovisual.
Redes sociais, como o Instagram, estão dando mais alcance para vídeos, e sua estratégia não pode deixar este recurso de fora.
Uma dica é ativar campanhas de vídeo no YouTube através do Google Ads.
10. Podcasts
Os podcasts também são uma ótima ferramenta para fazer uma propaganda criativa na web.
Esse material é fácil de ser consumido, pois o internauta não precisa baixar pra ouvir e você não precisa de grandes investimentos para fazer uso dele.
E aí, vamos dar o próximo passo para construir uma estratégia de propaganda online efetiva para seu negócio?
Aqui na agência Marke, temos uma metodologia de trabalho que permite diagnosticar o estágio de maturidade no qual seu negócio se encontra em relação a posicionamento na internet, possibilitando identificar oportunidades para alavancar seus resultados através de propaganda online.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente!