Como medir o engajamento no Instagram
Interações com seguidores são essenciais para o desempenho nas redes sociais. Saiba como medir o engajamento no Instagram!
Medir o engajamento no Instagram é uma maneira eficiente e objetiva de compreender o impacto do conteúdo produzido em um perfil.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 82% dos usuários da rede social seguem perfis de marcas, de modo que a plataforma é um ambiente propício para chegar a mais consumidores.
No entanto, para utilizar o Instagram para negócios de forma eficiente, é importante estar atento ao desempenho da marca na plataforma.
Por isso, neste post, explicaremos como medir o engajamento no Instagram. Confira!
O que é engajamento?
O engajamento consiste na interação dos usuários com o conteúdo oferecido por um perfil e pode ocorrer de diversas maneiras.
Algumas das interações com uma publicação que se enquadram nessa prática são:
- Curtir,
- Comentar,
- Salvar,
- Compartilhar nos stories,
- Enviar por mensagem direta,
- Responder um story,
- Clicar em um link.
Como medir o engajamento no Instagram?
Para medir o engajamento no Instagram, basta ter acesso a algumas informações do perfil em questão e aplicar fórmulas simples, mas que trazem resultados essenciais para avaliar o desempenho da conta.
Por seguidores
Uma das maneiras de medir o engajamento no Instagram é verificar a taxa em relação ao número de seguidores.
Dessa maneira, será possível descobrir qual o nível de interação com o conteúdo em relação a todas as pessoas que seguem o perfil.
Para isso, basta somar o número de curtidas, comentários ou outras ações que você considere relevantes para o seu conteúdo, dividir o total pelo número de seguidores e multiplicar o resultado por 100.
Por exemplo, imagine uma postagem feita por um perfil com 350 seguidores, que alcança 65 curtidas, 7 comentários e 3 compartilhamentos.
Nesse caso, será preciso dividir 75 por 350 e multiplicar o resultado por 100, o que leva a uma taxa de engajamento por seguidores de cerca de 21%.
Por alcance
Outra maneira de medir o engajamento no Instagram é calcular a taxa em relação ao número de contas efetivamente alcançadas pelo conteúdo, em vez de considerar todos os seus seguidores.
Nesse caso, é necessário verificar quantas pessoas viram a publicação para fazer o cálculo, que é bastante semelhante.
Partindo do exemplo anterior, se considerarmos essa mesma publicação, podemos imaginar que 200 contas foram alcançadas.
Aqui, dividiremos 75 por 200, multiplicando o resultado por 100, e chegaremos a uma taxa de engajamento por alcance de 37%.
De forma geral
Por fim, também é possível calcular a taxa de engajamento no geral, de modo a compreender o desempenho do perfil como um todo.
Para isso, será necessário medir o engajamento de cada publicação do perfil e dividi-la pelo número total de postagens.
Como esse processo pode se tornar muito longo, é recomendado que o cálculo seja feito em relação aos conteúdos de determinado mês ou quinzena.
O engajamento está ruim. E agora?
Após medir o engajamento no Instagram, pode ser que seja necessário adotar medidas para aumentar o nível de interação dos usuários com o conteúdo do perfil.
E como fazer isso? Algumas dicas são:
- Crie conteúdos interativos, que permitam a participação do seguidor,
- Utilize Calls To Action (CTAs) nas publicações,
- Responda comentários e mensagens diretas,
- Escolha horários de maior atividade na plataforma para postar.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.
Entre em contato com a Marke!