Como ser redator profissional: 5 dicas essenciais e necessárias ✅
Neste artigo, te daremos 5 dicas essenciais para ser um REDATOR PROFISSIONAL DE SUCESSO, reconhecido no mercado. Além disso, você irá conferir por onde começar a divulgar e vender seu trabalho para conquistar uma renda mensal.
Gosta de escrever, mas não sabe como se tornar um redator profissional ou tão pouco trabalhar com isso? Pois saiba que é possível escrever e ainda ganhar um bom dinheiro com essa profissão!
Você provavelmente já viu em alguma parte da internet que existem pessoas que estão se tornando redatores ou redatores freelancers, trabalhando remotamente e conseguindo trilhar uma carreira no mercado editorial.
De fato, essa profissão vem se tornando mais procurada em detrimento do novo contexto de trabalho que entramos em 2019, com profissionais atuando cada vez mais em home-office, Além disso, devido ao crescimento do marketing de conteúdo digital, há uma maior demanda por profissionais da área de redação.
Por conta disso, criamos um manual para você que deseja saber como ser um redator profissional. Então, confira abaixo as nossas dicas para crescer nessa área que tende a ser bem promissora. Veja abaixo.
O que é um redator?
Bem, antes de saber como ser redator, você precisa entender o que é um redator e quais os tipos de redatores mais buscados pelos empregadores.
Em geral, para ser um redator, você precisará criar conteúdos, ou seja, elaborar e redigir textos sobre determinado assunto/nicho. Desta forma, existem alguns tipos de redatores, são eles:
- Redator publicitário/copywriter (profissional focado na criação de textos mais persuasivos a fim de gerar mais conversões);
- UX Writer (redator focado em experiência do usuário);
- Redator de conteúdo/Redator SEO (profissional com foco na criação de textos otimizados para sites institucionais, blogs e e-commerces que compreenda e aplique técnicas de SEO) ;
- Tech writer (redator focado em textos documentais para empresas, ou seja, que fazem documentações de plataformas, softwares, informes internos, textos relacionados a cultura empresarial e etc).
Em suma, se você realmente quer se tornar um redator reconhecido pelo mercado, precisa estar antenado nos mais diversos temas, estudando sobre os mesmos e sendo criativo, afinal, quando se escreve sobre um determinado assunto, é necessário ter conhecimento e know-how sobre o mesmo.
Além disso, aprender técnicas textuais para cada tipo de persona e rede para qual irá escrever como: redes sociais, e-mail marketing, anúncios patrocinados, copywriting, conteúdos para sites institucionais e e-commerces, aplicativos, estratégias de marketing de conteúdo (inbound marketing) e textos otimizados com técnicas SEO, é de extrema importância para aumentar as conversões.
Como ser redator: guia prático com 5 dicas essenciais
1. Crie um portfólio
Para iniciar a carreira como redator, a primeira dica da nossa lista é criar um portfólio. Nele você irá compartilhar algumas de suas produções textuais, como uma forma de mostrar seu trabalho para os contratantes. (OBS.: Não se esqueça de pedir autorização ao seu contratante para compartilhar o conteúdo caso o mesmo não lhe pertença).
Já se você é iniciante e ainda não tem nenhum artigo publicado, a dica é a seguinte: escolha um site que aceite publicações independentes, como é o exemplo da Blasting News que é uma plataforma de jornalismo social onde você pode publicar seus artigos relacionados a notícias e criar um extenso portfólio, podendo ainda lucrar.
Nesse caso, o objetivo principal é incrementar o currículo e reunir material para apresentar para os seus futuros contratantes.
2. Conseguindo seus jobs: cadastre-se em plataformas freelancers
Para quem está iniciando na profissão ou deseja aumentar sua cartela de clientes, uma dica bem interessante é se cadastrar em plataformas de freelancers que conectam redatores a contratantes. Algumas das plataformas mais conhecidas são:
- Workana;
- 99freelas;
- GetNinjas;
- Contentool e;
- Textbroker.
Esta é uma ótima estratégia para quem ainda não tem clientes e não faz ideia de como iniciar na carreira mas também serve para quem, como já dito anteriormente, deseja aumentar a gama de contratantes.
3. Faça networking
Outra dica valiosa para quem deseja ser um redator é fazer networking e, para isso, você deve ir a eventos presenciais e online que fale sobre marketing digital, conteúdo e SEO pois nesses locais estão presentes os contratantes em potencial.
Outra forma bacana para conhecer pessoas do seu nicho ou clientes em potencial é ter uma rede bem trabalhada no Linkedin, onde você possa expor seu trabalho. A rede social profissional é hoje uma das principais vitrines para contratantes em âmbito mundial.
Em suma, ter uma boa rede de contatos é essencial para captar e fidelizar clientes, pois é através dessa construção que poderão surgir novas indicações.
4. Divulgue seu trabalho
Outro ponto para se tornar um redator profissional é divulgar o trabalho, mostrando-o para o maior número de pessoas possível e, para isso, lembre-se da “arma” mais poderosa que temos atualmente: as redes sociais.
Além do Linkedin, já citado anteriormente, você pode fazer uso do instagram e até mesmo do facebook, desde que seu público seja segmentado para pessoas interessadas no tema. Por isso, crie conteúdos relevantes e compartilháveis para essas redes a fim de atrair mais pessoas interessadas em seu material.
Por fim, uma outra ferramenta interessante para mostrar seu trabalho, que pode ser uma alternativa a criação do portfólio, é com a criação de um blog com alguns artigos otimizados sobre determinado tema. Basta caprichar criando boas headlines e não se esqueça de divulgar!
5. Conquiste uma certificação em Marketing
Estudar e se aprofundar em determinado assunto é necessário para qualquer profissão que você deseje seguir. No caso da redação, não é diferente e por isso, nesta última dica, falaremos de certificações.
Com a evolução do marketing digital, o mercado de trabalho está cada vez mais disputado, e por conta desse fato, é importante investir em cursos e capacitações, para se diferenciar dos demais.
Existem diversas opções de cursos gratuitos e online disponíveis para você adquirir conhecimento e dar um upgrade no seu currículo, sendo importante frisar que, ao se tornar um redator, há diversas vantagens que você pode conquistar, como:
- Trabalhar de qualquer lugar do mundo;
- Ter flexibilidade para escolher os melhores horários, demandas e clientes;
- Conquistar sua renda (geralmente variável);
- Trabalhar com o que gosta;
- Ter a oportunidade de estar sempre aprendendo e ensinando;
Esses são alguns dos benefícios que você encontrará ao se tornar um redator, mas é importante ressaltar que, para seguir na carreira é importante - como em qualquer profissão - estar empenhado e amar o que faz. Por isso,
- Estudar bastante sobre técnicas de redação e também os assuntos que irá escrever;
- Ter boa compreensão gramatical, respeitando a norma culta da língua portuguesa;
- Gostar (e muito!) de escrever;
- Conhecer seu público-alvo e adequar sua escrita a persona que consumirá o conteúdo.
Portanto, agora que você já sabe como ser redator, através das nossas dicas essenciais, conheça outros conteúdos relevantes e que poderão ajudar a fazer sua carreira decolar no nosso blog.
Está precisando contratar um redator profissional?
E para quem desejar saber mais sobre Marketing de Conteúdo ou até mesmo, contratar um serviço de redação profissional, não hesite em entrar em contato com a Marke!
Somos uma Agência de Marketing Digital especializada na criação de conteúdo online para sites institucionais, blogs e e-commerces, totalmente otimizados para rankear seu site no topo dos mecanismos de buscas.
Contamos com uma equipe de excelência em soluções digitais e podemos ajudar no planejamento e desenvolvimento de conteúdos textuais e gráficos que realmente convertam uma vez que realizamos todo um estudo de concorrência e um planejamento estratégico, com planos de ações específicos para o seu negócio, afinal, nosso foco é gerar resultados para você.