Dia do Mídia: entenda o papel e a importância desse profissional no mercado de trabalho
Sabia que o dia 21 de junho é o Dia do Mídia? Saiba mais sobre essa profissão e conheça o seu impacto na atuação de uma marca!
Com a chegada do mês de junho, chega também a comemoração do Dia do Mídia, profissional que se torna cada vez mais importante em qualquer empresa ou agência.
Hoje em dia, a profissão é muito associada com as mídias digitais, a exemplo do uso de redes sociais para divulgar um negócio e criar um bom posicionamento na internet, mas a verdade é que o ramo nasceu muito antes disso.
Assim, ao longo da história e de todas as transformações pelas quais passamos com a criação de novas tecnologias, essa área vem se atualizando para atender às demandas de um mercado que não para de avançar.
Para saber mais sobre o Dia do Mídia e a importância desse profissional, continue a leitura!
Qual a importância do Dia do Mídia?
Hoje em dia, muito se fala em termos como público-alvo, persona, alcance e propaganda, mas esses conceitos já eram explorados antes mesmo da chegada da internet.
O Dia do Mídia, celebrado em 21 de junho, é uma data importante para lembrar da relevância desse profissional, que vem atuando no mercado há bastante tempo, com o objetivo de levar campanhas e conteúdos até o público de uma marca.
A diferença é que se antes isso era feito através de plataformas mais tradicionais, como os materiais impressos ou o meio televisivo, agora o foco é redirecionado para os canais digitais, com as propagandas online e a criação de conteúdos para a internet.
Assim, esse profissional é responsável por se manter constantemente atualizado e entender quais são os melhores veículos a serem explorados para alcançar o público-alvo de cada marca.
Áreas de atuação de um profissional que trabalha com mídias
O Dia do Mídia é uma data importante para compreender um pouco melhor o trabalho desenvolvido nessa profissão, que é essencial para o bom desempenho de qualquer marca no mercado.
Conheça abaixo, algumas áreas de atuação para quem trabalha no ramo:
Veículos de comunicação tradicionais
Muitas pessoas cresceram sob a influência das propagandas televisivas ou impressas, que foram deixadas de lado por muitas empresas, devido à chegada da internet em nossas vidas.
Ainda assim, é preciso lembrar que as estratégias adotadas por uma marca devem ser desenvolvidas pensando sempre em quem são as pessoas a quem ela se dirige.
Por isso, quando o público-alvo de um negócio ainda tem contato frequente com esses meios de comunicação, o mídia precisa estar atento a esse fator e explorar esses canais de forma estratégica.
Mídias sociais
Não é novidade o impacto que as redes sociais tiveram sobre a vida de toda a população.
De acordo com o estudo “Tendências de Social Media 2023”, veiculado pela Forbes, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo, com seus 131,5 milhões de usuários.
Assim, o mídia também precisa saber como explorar esses canais e criar estratégias que permitam chegar ao público de uma marca causando impacto e influência, o que envolve um estudo constante para se manter atualizado em relação às novidades desse meio.
No Dia do Mídia, a nossa dica é: mantenha-se atualizado
Para fechar o Dia do Mídia com chave de ouro, essa é uma dica indispensável para todos os profissionais da área.
Vontade de aprender e curiosidade em relação às novidades do mercado são elementos que não podem faltar na rotina do mídia.
Afinal, todos os dias presenciamos a chegada de novas tecnologias, a exemplo da inteligência artificial, que revolucionam a comunicação digital diariamente.
Por isso, neste Dia do Mídia, reforçamos a importância desse profissional, que trabalha diariamente para acompanhar as novidades de uma área que não para de se reinventar.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.