Dia do Profissional de Marketing: saiba mais sobre a profissão
Você sabia que 8 de maio é o Dia do Profissional de Marketing? Conheça melhor a data e a importância desse ramo para as empresas!
Celebrado em 8 de maio, o Dia do Profissional de Marketing é uma data que nos faz pensar na relevância dessa área para o mercado atual, além dos seus impactos no dia a dia das pessoas.
Embora possa parecer algo recente, o ramo é bem antigo e apresenta muitas contribuições para a atuação de empresas dos ramos mais diversos, levando seus produtos e serviços a cada vez mais pessoas.
Por isso, a criação da data é uma forma de relembrar a importância dos profissionais que trabalham diariamente para impulsionar a imagem de uma marca, causando um impacto real na vida do consumidor.
Para saber mais sobre a importância do Dia do Profissional de Marketing, continue a leitura deste conteúdo abaixo!
Como o Dia do Profissional de Marketing surgiu?
Embora não tenha uma origem precisa, o Dia do Profissional de Marketing é celebrado em todo o país, com o objetivo de homenagear as pessoas que atuam nessa área e trazer mais visibilidade para o trabalho que realizam.
Afinal, muita gente ainda acha que o marketing é um ramo novo, pois não conhecem a fundo a área e a sua história.
Se pensarmos na prática da propaganda, por exemplo, podemos concluir que o marketing existe há séculos.
Ainda assim, mesmo se analisarmos somente a época em que seus estudos começaram a ser sistematizados, seremos levados até a década de 1940, mais de 80 anos atrás.
Esse movimento começou por influência da Psicologia na Propaganda, do americano Walter Scott, que deu início à área como a conhecemos hoje, ainda que muitas mudanças tenham ocorrido desde então.
O que se mantém é o seu objetivo principal: elaborar estratégias para melhorar o posicionamento de uma marca no mercado, criando laços com o seu público.
As principais diferenças entre marketing e publicidade
O Dia do Profissional de Marketing também é uma boa data para conhecer um pouco melhor a área e desfazer algumas confusões que surgiram nos últimos anos.
Muitas pessoas ainda não sabem diferenciar o marketing da publicidade, por exemplo.
A diferença básica entre esses ramos é que, enquanto a publicidade foca na divulgação de produtos e serviços, o marketing volta sua atenção para as estratégias que estruturam essa propaganda.
Por que o Dia do Profissional de Marketing é tão importante?
Homenagear os profissionais que atuam nessa área significa reconhecer o impacto gerado pelo seu trabalho no dia a dia das pessoas e, principalmente, no desempenho das empresas que utilizam os seus serviços.
Assim, o Dia do Profissional de Marketing é uma data importante para a valorização desse ramo.
Ao criar métodos para chegar às melhores estratégias de divulgação e posicionamento da marca, os profissionais da área geram oportunidades para que diferentes empreendimentos aproveitem os meios de comunicação disponíveis para melhorar seu desempenho no mercado.
Seja para quem deseja vender na internet ou para quem quer se colocar com mais destaque entre a concorrência, as estratégias de marketing são fundamentais para alcançar um público mais abrangente e direcionar esforços a clientes em potencial.
Além disso, como consumidores também somos impactados por essa área, seja ao ver uma propaganda online ou ao procurar soluções para os problemas que enfrentamos, que podem ser resolvidos por diferentes marcas.
Por isso, seja para os consumidores ou para as empresas, o Dia Profissional do Marketing não pode passar em branco, sem essa reflexão e valorização do ramo.
Precisa de ajuda profissional para explorar todo o potencial que o marketing digital pode oferecer para seu negócio?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.