Dia Mundial da Criatividade e Inovação: como adquirir e se destacar no mercado
Sabia que 21 de abril é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação? Saiba como estimular essas habilidades na sua vida profissional!
Desde 2017, no dia 21 de abril, o mundo todo se reúne anualmente em torno de uma mesma pauta, para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
Essa data tem como objetivo chamar a atenção para a importância desses elementos no dia a dia da população, no mercado de trabalho e nas mais diversas áreas da vida de todos os seres humanos.
Afinal, é com essas características que avançamos em direção de tecnologias e práticas cada vez mais eficientes, seja em pequenas atividades da rotina ou nos processos que estruturam o mercado como um todo.
Para saber mais sobre o Dia Mundial da Criatividade e Inovação e como aproveitar a data para estimular esses traços, continue a leitura!
Como surgiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação?
Em 2017, as Nações Unidas reconheceram o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o papel desses elementos em todos os aspectos do desenvolvimento humano.
Na economia, na produção cultural e nas mais diversas práticas profissionais, ser criativo e inovador é o que permite o desenvolvimento de novas técnicas e práticas cada vez melhores.
Assim, não é à toa que esses se tornaram importantes diferenciais no mercado de trabalho.
Por que a criatividade e inovação são um diferencial no mercado?
Conhecendo ou não o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, você já deve ter ouvido por aí que esses são importantes diferenciais para todo profissional e empresa.
Ser criativo significa desenvolver o potencial da imaginação humana e inventar coisas novas a partir de nossas experiências, dando lugar a criações cada vez mais inovadoras, que têm o poder de reinventar a forma como vivemos cotidianamente.
Assim, embora esse seja um traço importante para quem trabalha com a criação de produtos e conteúdos, como ocorre no marketing digital, a aplicação da criatividade na vida profissional vai além disso.
Essa característica é o que permite encontrar soluções mais eficientes para os problemas vivenciados na rotina de trabalho, desenvolver novas práticas, elaborar técnicas mais eficientes e, assim, levar em frente tanto a própria empresa quanto o segmento como um todo.
Assim, seja para escrever um texto criativo ou reinventar os processos da sua empresa, esses traços são fundamentais.
Por isso, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é uma data importante para relembrar a importância desses elementos e pensar em maneiras de estimulá-los no dia a dia.
Para comemorar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, vamos te dar dicas para desenvolvê-las
Afinal, como ser mais criativo e inovador? Como acontece com muitas outras habilidades, basta encontrar os estímulos certos para que esses traços comecem a aparecer na sua rotina.
Mantenha a mente aberta para ideias fora do padrão
O primeiro passo para desenvolver a criatividade é manter a mente aberta e desapegar de ideias antigas, que podem estar ultrapassadas e prender um profissional ao passado.
Conhecer outros métodos, buscar inspiração e valorizar a ousadia são alguns processos importantes para que a criatividade possa ser exercida, abrindo caminho para ideias inovadoras.
O conhecimento é a base da inovação!
Tudo que criamos faz parte de algum lugar, geralmente associado ao que já conhecemos e às experiências que carregamos conosco.
Por isso, adquirir conhecimento é o primeiro passo para começar a pensar de forma inovadora. Afinal, para ir além do que já está estabelecido, é preciso conhecer essas bases e refletir sobre elas, encontrando novos caminhos para aprimorá-las.
Estudar sobre sua área de atuação, analisar a concorrência e pesquisar sobre novas tecnologias são alguns passos essenciais para estimular a inovação.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.