Employer branding: um guia completo
Você já conhece o conceito de employer branding? Confira o nosso guia completo sobre o tema e entenda como ele pode beneficiar a sua empresa!
Se você ainda não sabe o que é employer branding, é hora de conhecer esse conceito que tem se tornado cada vez mais importante no mercado de trabalho.
Muitas empresas têm observado a necessidade de atrair talentos qualificados para suas equipes, assim como mantê-los por perto, ou seja, retê-los na organização.
Com a competitividade crescente do mundo corporativo, pode ser difícil cumprir essa missão, uma vez que os profissionais de destaque podem acabar encontrando outras oportunidades mercado afora.
É nesse cenário que surge o employer branding. Continue a leitura e entenda melhor esse conceito, além de algumas possibilidades de aplicação para a sua empresa!
O que é employer branding?
Traduzido como “marca empregadora”, o employer branding consiste em uma estratégia que visa promover uma empresa como um bom lugar para trabalhar.
Assim, as ações são empregadas com o objetivo de criar uma percepção positiva da marca diante do mercado, fazendo com que bons profissionais se sintam convidados a atuar nesse local de trabalho.
Para isso, diferentes aspectos podem ser fortalecidos na imagem da empresa, desde o clima organizacional até oportunidades de crescimento na carreira.
A ideia central é criar e fortalecer essa percepção positiva, para que pessoas dentro e fora da organização enxerguem-na dessa maneira.
Qual é a importância do employer branding dentro das empresas?
Uma pesquisa realizada pela CareerArc mostrou que 75% dos profissionais no mercado consideram aspectos de employer branding antes de se candidatar a uma vaga de emprego.
Assim, a percepção criada pelo negócio influencia a sua capacidade de atrair talentos para preencher seus cargos, além de também afetar a retenção desses profissionais, evitando que deixem a organização por outras oportunidades.
Também vale lembrar que, quando a marca é capaz de fazer com que os colaboradores a enxerguem de forma positiva, a tendência é que eles atuem de forma mais engajada e motivada, pois reconhecem os benefícios de trabalhar na empresa.
Tudo isso contribui para o aumento da competitividade da marca no mercado, gerado pelo trabalho engajado de equipes formadas por bons profissionais.
Por fim, também vale lembrar que essa imagem pode influenciar até mesmo a percepção do público, que passa a ver o seu negócio de forma mais positiva.
Como aplicar o employer branding na sua empresa?
Assim como existem diversas estratégias voltadas à atração e retenção de clientes, também existem aquelas que são voltadas aos profissionais da sua empresa e potenciais colaboradores.
Em primeiro lugar, é preciso repensar a sua cultura organizacional e entender se ela está de acordo com o local de trabalho que você deseja proporcionar aos membros da sua equipe.
Isso envolve pensar sobre valores e princípios do negócio, que refletem em aspectos como as oportunidades de desenvolvimento e de carreira, os salários dos colaboradores e a flexibilidade oferecida a eles.
Por outro lado, também é preciso dar atenção à forma como isso é comunicado.
Se você já entendeu o que é employer branding, deve ter percebido que a ideia é promover uma percepção positiva às pessoas que estão dentro da organização e também fora dela.
Assim, uma boa comunicação nas redes sociais ou mesmo em um site institucional, por exemplo, pode ajudar a fazer com que essa imagem positiva seja fortalecida.
Produzir conteúdos com depoimentos dos seus colaboradores, mostrar o dia a dia na empresa e compartilhar os valores que estruturam a sua cultura de marca são algumas maneiras de aplicar essa estratégia.
Que tal saber mais sobre assuntos como esse? Continue por aqui e descubra também se vale a pena criar conteúdo institucional!
