Plataforma de vendas online: conheça e escolha as melhores
Uma boa plataforma de vendas online é a chave para impulsionar as suas vendas na internet. Conheça as melhores opções para o seu negócio!
Investir em uma boa plataforma de vendas online é um passo fundamental para qualquer negócio que quer aproveitar o potencial do ambiente digital para melhorar seu desempenho.
Ao disponibilizar produtos através da internet, você pode superar os limites geográficos da sua região e ir muito além da sua localidade.
Mas, para que isso seja feito com eficiência e traga bons resultados, é preciso utilizar os recursos certos, garantindo que a plataforma escolhida ofereça tudo de que sua empresa precisa para aumentar as vendas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a escolher a melhor plataforma de vendas online para o seu negócio. Confira nossas dicas!
Por que investir em uma plataforma de vendas online?
As vendas online já são realidade no mundo todo, devido à praticidade que oferecem ao consumidor e o potencial comercial que proporcionam aos empreendimentos.
A pesquisa Global Payments Report aponta que, com as mudanças e transformações pelas quais o mundo vem passando, o comércio eletrônico deve crescer cerca de 55,3% no período dos próximos três anos.
Investir em uma plataforma de vendas online permite acompanhar o avanço da tecnologia e o alcance da internet, que tornam cada vez mais práticas as atividades cotidianas como comprar um produto.
Através de plataformas especializadas nesse tipo de atividade, é possível centralizar em um só lugar as diversas etapas do processo de vendas, desde a oferta de produtos até o pagamento da compra e análise de dados importantes para a empresa.
Esses dados podem ser vistos em tempo real e trazer mais assertividade para as campanhas, como é o caso dos itens com melhor desempenho e ações de marketing mais efetivas.
Quais as diferenças entre e-commerce e marketplace?
Apesar de estarem atrelados, marketplace e e-commerce não são a mesma coisa. Essa é uma informação importante e que muitas pessoas não conhecem, dificultando a elaboração de uma estratégia verdadeiramente eficaz.
De modo geral, ambos remetem a um tipo de comércio no qual as vendas são realizadas de forma completamente online, com o suporte necessário para que o cliente realize todas as operações necessárias no seu dispositivo.
No entanto, quando falamos de um e-commerce, estamos nos referindo a um espaço virtual próprio, desenvolvido para uma marca para que ela comercialize seus produtos.
Desse modo, os custos de curto prazo são maiores, já que pode ser necessário pagar profissionais qualificados para montar sua loja, mas eles podem compensar a longo prazo devido à isenção de comissão para terceiros ao longo das vendas.
Já o marketplace, que é uma alternativa bastante procurada pelos comerciantes, consiste em uma plataforma já criada, na qual diferentes marcas anunciam seus produtos e realizam suas vendas.
Uma analogia bastante utilizada para explicar o conceito é o shopping, ou seja, um local ao qual o consumidor vai quando precisa realizar suas compras, podendo escolher entre uma variedade de produtos e marcas.
Nesse sentido, esses espaços oferecem a vantagem de já serem um local ao qual as pessoas recorrem na hora de adquirir algum item, além de possuírem toda a estrutura necessária para que as operações comerciais sejam feitas com segurança.
As melhores plataformas de vendas
Hoje em dia, existem diversas opções para quem procura uma boa plataforma de vendas online.
Os recursos oferecidos podem ser muito parecidos, mas existem diferenças na funcionalidade de cada site, além da possibilidade de personalização da página e valores a serem investidos pela empresa.
Assim, cada plataforma tem suas particularidades, oferecendo vantagens variadas para o empreendedor. Conheça algumas delas:
Shopee
A Shopee, por exemplo, é um conhecido marketplace que teve um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos, atraindo mais de 428 mil vendedores.
Tendo em vista seu grande alcance entre os consumidores brasileiros, essa certamente é uma alternativa a ser considerada na hora de encontrar um ambiente virtual para a sua loja.
Shopify
Outra opção de plataforma de venda online é a Shopify, que foi criada em 2004 e conta com mais de 1 milhão de clientes ao redor do mundo.
Nesse caso, você está no controle absoluto das suas páginas, já que esse não é um marketplace e, sim, uma possibilidade de criar a sua loja virtual de maneira simplificada.
Outra das vantagens oferecidas pela Shopify, além de seu grande alcance, é o acompanhamento de estatísticas do negócio por parte de um administrador.
Bagy
Entre as diversas alternativas disponíveis para o empreendedor, também podemos citar o Bagy.
A plataforma tem baixos custos e é uma boa opção para pequenas e médias empresas, que se beneficiam com uma plataforma funcional e com excelentes recursos, mas que exige um baixo investimento.
Tray
Para quem procura uma plataforma de fácil utilização, mas que também oferece benefícios importantes para as vendas, o Tray é uma ótima opção.
O layout é bastante simples e intuitivo, mas também é possível fazer algumas edições e deixar os produtos bem chamativos.
Outra vantagem da plataforma é a integração que ela oferece com redes sociais e outras ferramentas, como comparadores de preços, que podem ser bem úteis na divulgação da marca.
Wix
O Wix é conhecido pela função de criar sites, mas também funciona muito bem quando o assunto é colocar a sua loja online.
A própria plataforma oferece formas muito práticas de criar esse espaço, com templates que podem ser escolhidos pelo usuário.
Além disso, por meio dela também é possível obter informações importantes em um painel de análise da loja, gerenciar os pagamentos dos clientes e atender os seus pedidos.
Saiba mais sobre: 4 estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas.
Além dessas, trouxemos outras duas plataformas que podem contribuir com os resultados da sua marca:
Moovin
Com uma proposta um pouco diferente, a Moovin é uma plataforma focada em oferecer uma experiência omnichannel para a sua empresa, integrando diversos canais em um só local.
Assim, o sistema da plataforma permite acompanhar estoques e relações de produtos, dando um suporte bastante importante para o controle das suas operações comerciais e o sucesso das suas vendas.
Magento - Adobe Commerce
A Magento já era uma das principais plataformas de vendas online e, há alguns anos, foi adquirida pela Adobe.
Os três principais elementos oferecidos pela ferramenta são:
- Adobe Stock: um banco de imagens disponível para auxiliar os comerciantes;
- Adobe Assets: um gerenciador de ativos que facilita a conexão entre os produtos vendidos pela sua empresa;
- Adobe Sensei: um algoritmo próprio, criado a partir da tecnologia de inteligência artificial, que recomenda produtos ao consumidor, além de oferecer uma análise completa de dados e resultados de busca muito melhores.
Plataforma de vendas: veja dicas de como escolher a ideal
Alguns fatores devem ser levados em conta ao escolher a plataforma de vendas online ideal para o seu empreendimento.
Para facilitar a administração das vendas realizadas pela sua loja virtual, é fundamental que a plataforma escolhida ofereça ferramentas que contribuam com a gestão do negócio.
Proporcionar informações a respeito dos itens mais comprados, promoções com mais acessos e outros dados relevantes para o empreendimento é um exemplo de recurso fundamental para o controle das suas vendas.
Oferecer suporte a diferentes formas de pagamento também é um ponto importante, para que o cliente não encontre empecilhos e sua empresa possa vender com mais facilidade.
Além disso, é importante analisar os planos oferecidos por cada plataforma de vendas online e optar por aquele que melhor se adapta ao seu orçamento.
Não se esqueça que, geralmente, essas plataformas cobram uma taxa em cima de cada venda realizada, por isso, esse fator deve ser considerado na sua precificação.
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