Método AIDA: Saiba o que é e Como Funciona
Que tal otimizar sua comunicação com o consumidor e fechar negócios de forma mais eficiente? Conheça o método AIDA!
Ao elaborar as estratégias de marketing digital aplicadas às atividades de uma empresa, o método AIDA pode ter grandes contribuições.
Conduzir um cliente através das diferentes etapas de um funil de vendas pode não ser fácil, mas essa tarefa se torna mais simples com a utilização de técnicas elaboradas para cumprir esse objetivo.
Esse é o caso dessa metodologia, que pode otimizar esse processo e trazer resultados mais positivos para o negócio.
Para entender melhor o que é o método AIDA e como aplicá-lo na sua empresa, continue a leitura!
O que é o método AIDA?
Esse método consiste em uma técnica que tem efeitos tanto sobre as vendas da empresa quanto em suas estratégias de marketing digital.
Isso acontece pois suas etapas apresentam um passo a passo para uma comunicação eficiente com o cliente, com o objetivo de conduzi-lo ao longo do funil de vendas e levá-lo a realizar uma compra.
O método AIDA é assim chamado a partir de uma sigla, formada a partir das palavras atenção, interesse, desejo e ação.
Assim, a estratégia é centrada no consumidor, pois se baseia naquilo que a empresa deve despertar em cada um desses estágios.
Atenção
Tudo começa quando a marca consegue a atenção do seu público-alvo, ou seja, quando faz com que ele note sua presença no mercado.
Isso exige que o negócio se destaque entre os concorrentes, o que pode ser feito por meio de uma comunicação criativa e elaborada com base no perfil do seu público.
Interesse
A segunda etapa do método AIDA consiste em despertar o interesse do consumidor por aquilo que sua marca tem a oferecer.
Esse é o momento de demonstrar que suas necessidades são compreendidas e que as soluções da empresa podem atendê-las.
Desejo
Após conseguir o interesse do consumidor, é preciso ir além e fazer com que ele sinta também o desejo por adquirir a solução que sua marca tem a oferecer.
Por isso, esse é o momento de se destacar entre a concorrência a partir de uma comunicação mais próxima e direta, buscando oferecer um atendimento mais direcionado.
Ação
Se você conduziu o cliente até aqui, não resta nenhum outro passo além de partir para a ação e fechar o negócio.
Por isso, pode ser interessante partir para estratégias mais objetivas, como o oferecimento de promoções e descontos.
Como usar o método AIDA?
Mas, afinal, como colocar o método AIDA em prática?
Inicialmente, a técnica foi elaborada com o propósito de conduzir o consumidor ao longo das etapas do funil de vendas, levando-o a adquirir a solução de um negócio.
No entanto, o marketing digital vem ganhando cada vez mais força e relevância na atuação de empresas de todos os segmentos, o que faz com que sua aplicação passe a ser direcionada à elaboração dessas estratégias.
Nesse sentido, é possível aplicar o método para otimizar esse aspecto da atuação da marca, estreitando seus laços com o consumidor.
A fase de atenção, por exemplo, pode ser executada a partir de uma produção de conteúdo voltada para temas que interessem seu público-alvo, além da aplicação de técnicas de SEO nos blogs e criação de anúncios na internet.
Em seguida, ao despertar o interesse do consumidor, o e-mail marketing pode se mostrar um ótimo recurso para se comunicar de maneira mais próxima e demonstrar que você pode ajudá-lo a superar suas necessidades.
Na etapa correspondente ao desejo, o mais importante é mostrar o diferencial da sua marca, o que pode ser feito por meio de depoimentos de clientes e cases de sucesso.
Por fim, quando chegar o momento de partir para a ação, os gatilhos mentais podem ajudar a tornar sua oferta ainda mais interessante aos olhos do consumidor.
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