(51) 99938-8441
Nosso negócio é fazer a sua empresa vender todos os dias!
Logo Logo
Logo
  • Quem Somos
  • Clientes
  • Serviços
    Todos Serviços
    Criação de Sites Otimização de Sites Consultoria SEO Publicidade Online Marketing de Conteúdo Gestão de Redes Sociais Link Building Produção de vídeo para Youtube Gestão de Canal Youtube
  • Blog
  • Fale com um Especialista

Unidades

  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
Imagem de destaque do post Métricas de engajamento: saiba o que são e veja exemplos Imagem de destaque do post Métricas de engajamento: saiba o que são e veja exemplos
  1. Início
  2. Blog

Métricas de engajamento: saiba o que são e veja exemplos

As métricas de engajamento permitem avaliar o desempenho de uma marca em relação à interação com seus seguidores. Saiba mais!

28 de outubro de 2022
Categorias:
  • Métricas
  • Publicidade na Internet
  • Vendas online
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

As métricas de engajamento são um instrumento importante para que seja possível compreender a efetividade das estratégias aplicadas por uma marca.

Diferentes estratégias de marketing digital podem ser aplicadas com diferentes objetivos, mas acompanhar seus resultados é sempre fundamental para que seja possível avaliar sua eficácia e pensar em maneiras de aprimorá-las.

Assim, as métricas ajudam a realizar uma análise de desempenho das técnicas aplicadas por uma empresa ao construir sua presença digital, dando pistas importantes de como melhorar esse posicionamento na internet.

Neste post, falaremos sobre o que são as métricas de engajamento, além de dar alguns exemplos. Confira!

O que são métricas de engajamento?

Primeiramente, é importante lembrar que, no contexto do marketing digital, de modo geral, as métricas consistem em um parâmetro de avaliação do desempenho de uma estratégia empreendida por um negócio.

Também é relevante ressaltar que o conceito de engajamento está associado às diferentes maneiras pelas quais um usuário pode interagir com o conteúdo oferecido em um perfil ou site.

Por se tratar de interações com o usuário, o termo é bastante empregado no contexto das redes sociais, especialmente o Instagram.

As métricas de engajamento, portanto, dedicam-se a analisar esse aspecto das atividades da marca no ambiente digital.

Sua aplicação possibilita que seja avaliada a eficácia das estratégias utilizadas pelo negócio, o que permite a elaboração de medidas cada vez mais efetivas, partindo das informações fornecidas por essa análise.

Isso significa que, ao aplicar as métricas de engajamento, torna-se possível identificar pontos fracos na atuação digital da marca e recorrer a novas ações que possam fortalecer esse aspecto da sua presença digital.

Dessa maneira, os caminhos para conquistar mais interações com o público consumidor podem ser encontrados mais facilmente, além de ser possível direcionar esforços aos pontos que necessitam de maior atenção.

Conheça alguns exemplos de métricas de engajamento

Tendo em vista a importância da interação para as marcas presentes no Instagram, motivadas por sua comunicação eficiente e possibilidades de estratégias de vendas, as métricas de engajamento costumam se aplicar a essa plataforma.

Exemplo disso é a taxa de alcance, que traz informações de grande relevância para todo negócio que procura compreender melhor como anda sua presença nesse ambiente virtual.

Nesse caso, trata-se do resultado da divisão do número de usuários que visualizaram uma publicação pelo número total de seguidores do perfil, multiplicando o total por 100 para chegar a um percentual.

As interações a serem contabilizadas para a aplicação das métricas de engajamento, por sua vez, correspondem às diversas ações que um usuário pode realizar para interagir com o conteúdo publicado no Instagram.

Assim, estão incluídos comentários, compartilhamentos, curtidas, envios por mensagens diretas e cliques em links.

Ao dividir o número de interações pelo número de contas alcançadas, por exemplo, podemos chegar à taxa de engajamento por alcance do perfil.

Por outro lado, também é possível aplicar esse tipo de métrica a outros ambientes virtuais, como no caso dos sites.

Nesse sentido, é possível analisar a interação dos usuários com a página ao clicar em links para outros conteúdos ou mesmo para um produto, analisando, no último caso, sua relação com a taxa de conversão.

Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?

Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.

Entre em contato com a Marke!

Artigos relacionados

Thumbnail do post 10 estratégias de marketing digital que geram resultados para sua empresa

10 estratégias de marketing digital que geram resultados para sua empresa

1 de julho de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Hoje em dia, o sucesso de uma empresa depende de boas estratégias de marketing digital. Confira 10 possibilidades para o seu negócio!

Publicidade na Internet Empreendedorismo
Thumbnail do post Facebook Ads: Comece Suas Campanhas Hoje! [6 formas de anunciar ✔]

Facebook Ads: Comece Suas Campanhas Hoje! [6 formas de anunciar ✔]

13 de março de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Conheça diferentes tipos de campanha de Facebook ads. Saiba a diferença entre cada uma delas e descubra qual faz mais sentido para seu negócio!

Publicidade na Internet Empreendedorismo
Thumbnail do post Advertorial: O que é? Conheça as vantagens dessa estratégia

Advertorial: O que é? Conheça as vantagens dessa estratégia

9 de fevereiro de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Você sabe o que é advertorial? Saiba o que significa essa estratégia e quais são as vantagens que ela oferece. Confira!

Publicidade na Internet Empreendedorismo

Tenha mais resultados na internet

Solicitar Orçamento
A Marke

Uma agência de Marketing Digital voltada a oferecer os melhores resultados para o seu negócio.

Trabalhe conosco
Serviços
  • Criação de Sites
  • Otimização de Sites
  • Consultoria SEO
  • Publicidade Online
  • Marketing de Conteúdo
  • Gestão de Redes Sociais
  • Link Building
  • Produção de vídeo para Youtube
  • Gestão de Canal Youtube
Principais Unidades
  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
© Marke Marketing Digital e Consultoria SEO. Todos os Direitos Reservados.
Marke Marketing Digital e Consultoria SEO
Olá, tudo bem?
Preencha o formulário para falar com o nosso especialista.