Métricas de engajamento: saiba o que são e veja exemplos
As métricas de engajamento permitem avaliar o desempenho de uma marca em relação à interação com seus seguidores. Saiba mais!
As métricas de engajamento são um instrumento importante para que seja possível compreender a efetividade das estratégias aplicadas por uma marca.
Diferentes estratégias de marketing digital podem ser aplicadas com diferentes objetivos, mas acompanhar seus resultados é sempre fundamental para que seja possível avaliar sua eficácia e pensar em maneiras de aprimorá-las.
Assim, as métricas ajudam a realizar uma análise de desempenho das técnicas aplicadas por uma empresa ao construir sua presença digital, dando pistas importantes de como melhorar esse posicionamento na internet.
Neste post, falaremos sobre o que são as métricas de engajamento, além de dar alguns exemplos. Confira!
O que são métricas de engajamento?
Primeiramente, é importante lembrar que, no contexto do marketing digital, de modo geral, as métricas consistem em um parâmetro de avaliação do desempenho de uma estratégia empreendida por um negócio.
Também é relevante ressaltar que o conceito de engajamento está associado às diferentes maneiras pelas quais um usuário pode interagir com o conteúdo oferecido em um perfil ou site.
Por se tratar de interações com o usuário, o termo é bastante empregado no contexto das redes sociais, especialmente o Instagram.
As métricas de engajamento, portanto, dedicam-se a analisar esse aspecto das atividades da marca no ambiente digital.
Sua aplicação possibilita que seja avaliada a eficácia das estratégias utilizadas pelo negócio, o que permite a elaboração de medidas cada vez mais efetivas, partindo das informações fornecidas por essa análise.
Isso significa que, ao aplicar as métricas de engajamento, torna-se possível identificar pontos fracos na atuação digital da marca e recorrer a novas ações que possam fortalecer esse aspecto da sua presença digital.
Dessa maneira, os caminhos para conquistar mais interações com o público consumidor podem ser encontrados mais facilmente, além de ser possível direcionar esforços aos pontos que necessitam de maior atenção.
Conheça alguns exemplos de métricas de engajamento
Tendo em vista a importância da interação para as marcas presentes no Instagram, motivadas por sua comunicação eficiente e possibilidades de estratégias de vendas, as métricas de engajamento costumam se aplicar a essa plataforma.
Exemplo disso é a taxa de alcance, que traz informações de grande relevância para todo negócio que procura compreender melhor como anda sua presença nesse ambiente virtual.
Nesse caso, trata-se do resultado da divisão do número de usuários que visualizaram uma publicação pelo número total de seguidores do perfil, multiplicando o total por 100 para chegar a um percentual.
As interações a serem contabilizadas para a aplicação das métricas de engajamento, por sua vez, correspondem às diversas ações que um usuário pode realizar para interagir com o conteúdo publicado no Instagram.
Assim, estão incluídos comentários, compartilhamentos, curtidas, envios por mensagens diretas e cliques em links.
Ao dividir o número de interações pelo número de contas alcançadas, por exemplo, podemos chegar à taxa de engajamento por alcance do perfil.
Por outro lado, também é possível aplicar esse tipo de métrica a outros ambientes virtuais, como no caso dos sites.
Nesse sentido, é possível analisar a interação dos usuários com a página ao clicar em links para outros conteúdos ou mesmo para um produto, analisando, no último caso, sua relação com a taxa de conversão.
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