Mobile First: conheça a importância desse conceito na criação de site
Você já ouviu falar no conceito de Mobile First? Entenda como ele contribui para a criação de um site para a sua empresa!
O Mobile First é um conceito importante para a criação e otimização de sites, pois permite que a página corresponda com as tendências de acesso dos usuários.
As transformações digitais pelas quais a sociedade vem passando geram impactos que mudam desde a dinâmica do mercado, o processo de vendas e até a maneira como uma empresa chega ao seu público.
Assim, criar sites que tragam a melhor experiência para o usuário é de extrema importância para melhorar o posicionamento digital de uma empresa e alcançar clientes de forma mais positiva.
Neste post, explicaremos o que é o conceito de Mobile First e sua importância para o desenvolvimento de sites. Confira!
O que é Mobile First?
O conceito de Mobile First está associado tanto ao processo de criação de sites quanto às formas de acesso do usuário a essas páginas.
Ao desenvolver um site para uma empresa, é preciso partir de um projeto inicial, que terá como base sua exibição e acesso por meio de determinados aparelhos.
Por muito tempo, o computador foi o principal dispositivo utilizado para esse fim, de modo que, ao criar uma página, o desktop era utilizado como modelo de base para a criação.
No entanto, há alguns anos esse quadro vem mudando e o uso de smartphones ganha destaque no mundo todo.
No Brasil, já em 2017, um relatório da GSMA, uma associação que representa operadoras do mundo todo, apontava o país como o líder no uso de smartphones na América Latina.
Entre as 234,6 milhões de conexões sem fio realizadas no primeiro trimestre daquele ano, 73% haviam sido estabelecidas através de aparelhos móveis.
Assim, nesse cenário, o conceito de Mobile First surge para privilegiar o formato de exibição desses dispositivos, que são mais utilizados, por isso passam a funcionar como base dos projetos dos sites.
Quais suas vantagens?
Aplicar o conceito de Mobile First pode trazer diversas vantagens para um site.
Entre elas, está a melhoria da experiência do usuário, um ponto importante, que envolve tanto o UX quanto o SEO, aspectos importantes para o ranqueamento do site no mecanismo de busca do Google.
Isso significa que, ao tornar o desenvolvimento da página mais direcionado às necessidades do usuário, o site se tornará mais funcional.
Nesse sentido, é importante lembrar que o Google privilegia as páginas que contam com um melhor desempenho técnico, que é um fator relevante para o seu algoritmo.
Outro ponto importante é que, ao permitir que o usuário navegue com mais facilidade pelo site, encontrando todas as informações que procura, a marca é beneficiada pela criação de uma imagem mais transparente e com mais credibilidade.
Assim, um bom site pode melhorar também sua relação com os clientes que visitam a página do negócio, seja para comprar um produto, conferir seu conteúdo ou apenas procurar mais dados sobre a empresa.
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