O que é conteúdo épico e quais são suas vantagens
Será que você está produzindo um conteúdo épico? Conheça as características desse tipo de produção e saiba como colocá-las em prática!
Os melhores resultados são obtidos com as melhores estratégias e é por isso que você precisa saber produzir um conteúdo épico.
Afinal, para criar um posicionamento realmente consistente e relevante no ambiente digital, não basta estar presente nesse espaço: é preciso se destacar.
Assim, sempre há aqueles conteúdos que se distinguem dos demais e colocam a marca um degrau acima das suas concorrentes, adquirindo mais visibilidade e autoridade.
Isso é o que chamamos de conteúdo épico. Para entender melhor quais são as suas características e como produzir dessa forma, continue a leitura!
O que é conteúdo épico e por que ele é tão importante?
Quando dizemos que um conteúdo é considerado épico, estamos afirmando que ele se destaca em todos os quesitos possíveis.
Ou seja, ele não é apenas bem escrito, aborda um tema relevante ou original. Ele faz tudo isso ao mesmo tempo.
Por isso, podemos dizer que as principais características de um conteúdo épico são:
- utilidade,
- inspiração,
- originalidade,
- profundidade,
- qualidade.
Ao unir todos esses elementos em um mesmo material, é possível criar um conteúdo verdadeiramente capaz de se destacar dos demais e causar um impacto efetivo sobre o público.
Dessa maneira, ele cria autoridade para a marca, ajuda a trazer mais visibilidade e gera resultados visíveis, posicionando uma empresa de forma diferenciada.
Como criar um conteúdo épico que realmente engaja?
No começo, criar esse tipo de conteúdo pode parecer um grande desafio, mas a verdade é que basta prestar atenção a alguns fatores para chegar a uma produção verdadeiramente épica.
Uma pesquisa aprofundada sobre os temas abordados é um dos elementos que não pode ficar de fora desse processo, já que é preciso tratar cada assunto de forma densa e verídica, com informações confiáveis e úteis para o leitor.
Também vale investir em estratégias que ajudam a tornar o conteúdo mais atrativo e impactante, como o storytelling, que funciona como uma ponte emocional entre o público e a marca.
Um formato visual atrativo também sempre é bem-vindo na hora de produzir um conteúdo épico. Afinal, uma aparência genérica não é a escolha certa para quem quer se destacar.
Tudo isso precisa estar presente no processo de criação, que também deve envolver muita originalidade, gerando uma abordagem autêntica para os temas tratados.
Boas práticas para produzir conteúdos épicos
Agora, você já sabe que um conteúdo épico precisa ter um visual atrativo, autenticidade e uma pesquisa aprofundada por trás da sua criação.
Mas, na prática, o que mais pode ajudar a produzir dessa maneira? Aqui vão algumas dicas:
- comece pela escolha de um tema relevante para o público a quem o conteúdo se destina,
- busque estudos e pesquisas confiáveis, para que o seu material seja embasado por dados verídicos,
- invista em formatos envolventes, que ajudem a engajar o leitor e aproximá-lo da marca,
- nunca esqueça das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), já que elas serão responsáveis por otimizar os conteúdos para os motores de busca,
- mantenha-se atualizado em relação aos temas abordados e também atualize os materiais produzidos sempre que necessário.
Assim, com essas dicas em mãos, você conseguirá criar de forma épica e gerar os resultados esperados para o posicionamento digital da marca.
E, agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, que tal conferir outras dicas valiosas de marketing digital? Continue aqui no nosso blog e confira nosso guia completo de como impulsionar no Instagram!