O que é digital influencer ou influenciador digital
Entenda o que é digital influencer ou influenciador digital e quais os tipos existentes em cada segmento e nicho. Saiba tudo sobre o tema neste post!
Muito se ouve falar, atualmente, sobre os influenciadores digitais. Mas, afinal, você sabe o que é digital influencer?
Desde o surgimento da internet e do marketing digital, existem diversas maneiras e formas de fazer a divulgação de um produto ou marca. Os influenciadores são exemplos disto.
Para saber mais sobre o que é digital influencer ou influenciador digital, confira este post que preparamos para você. Continue a leitura abaixo!
Entenda o que é digital influencer ou influenciador digital
Você sabe o que é digital influencer ou influenciador digital? Bem, eles nada mais são do que pessoas que influenciam outras nas mídias digitais.
Isso porque seu destaque se dá pelos seus trabalhos em seus canais e páginas, como redes sociais, YouTube, TikTok, blogs e entre outras plataformas.
Devido ao seu sucesso, número de seguidores e prestígio, um influenciador digital consegue alterar o comportamento e até decisões de compras de seus seguidores.
Por isso, muitas marcas e empresas fecham parcerias com os influenciadores para fazer a divulgação dos seus produtos e de seus serviços. Você encontra influenciadores digitais em diversos segmentos e nichos.
Muito se questiona se ser um digital influencer é ter uma profissão. E podemos afirmar que sim, é considerada uma profissão.
Isso porque eles ganham dinheiro impactando e promovendo mudanças nas vidas de milhares de pessoas. Além disso, não basta apenas entender o que é digital influencer, deve-se estar atento aos diversos tipos de influenciadores digitais.
Continue a leitura abaixo onde vamos mostrar quais são esses tipos de influenciadores.
Digital influencer: conheça os tipos
Após saber o que é digital influencer, você sabia que existem mais tipos de influenciadores digitais?
Primeiro, eles são separados por nichos, como já citamos acima. Depois, para fazer a distinção deles, tem 3 fatores essenciais:
- O alcance: tamanho da audiência;
- A ressonância: repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;
- A relevância: fit com o assunto ou valores da marca.
Deve-se ter uma avaliação para medir o tamanho de cada influenciador e para isso, existe um padrão avaliativo pelo número de seguidores. Veja o exemplo abaixo:
- Mega-influenciador: mais de 1 milhão;
- Macro-influenciador: entre 500 mil e 1 milhão;
- Influenciador: entre 100 mil e 500 mil;
- Micro-influenciador: entre 10 mil e 100 mil;
- Nano-influenciador: até 10 mil.
Agora, veja abaixo os tipos de digitais influencers, com exemplos de cada um e como é possível que eles façam sua empresa e seus negócios crescerem. Confira!
Top celebridade
Os “Top Celebridades” são influenciadores que fazem trabalhos com diversos temas, mais gerais e generalizados. Eles não tem um nicho específico.
Exemplo de um top celebridade é o Whindersson Nunes. Ele possui mais de 50 milhões de seguidores, faz parcerias com marcas tipo: Oi, JBL Brasil, Rap 10, Gillette e entre outras marcas.
Sendo assim, se o seu objetivo é tornar a sua marca mais conhecida, esse é o tipo de influenciador que você deve procurar.
Porém, como esse tipo de digital influencer não possui fala ou trabalho direto com seu produto, assunto e serviço, pode não ser o mais adequado para gerar leads.
Fit Celebridade
O digital influencer chamado “Fit Celebridade” costuma ter alcance, ressonância e relevância bem alto.
A palavra “fit” é de “encaixar”. Portanto, são aqueles que conseguem conversar com uma audiência em grande volume, gerar engajamento, leads e vendas.
Um exemplo perfeito é a Thássia Naves, que tem muitos seguidores em seu blog e nas redes sociais. Ela é considerada a “queridinha da moda”, então, empresas desse nicho conseguem alcançar seus seguidores fashionistas.
Autoridade
Um influenciador classificado como “Autoridade” é respeitado por ser uma referência, por ter autoridade no assunto em questão. Tem uma audiência baixa, mas gera muito engajamento e tem alta relevância.
Exemplo desse tipo de influenciador é o Atila Iamarino, que fala sobre ciências e assuntos do mundo e momento, é seguido por diversos famosos e artistas.
Por isso, se o seu objetivo é a percepção sobre a sua marca e conversão de vendas em uma escala menor, mas muito qualificada e bem específica para o seu produto ou serviço, invista nesse perfil.
Ecossistema
Outra linha de influenciadores, são de “Ecossistema”, onde é estabelecida uma rede de influenciadores que produzem e divulgam conteúdo regular.
Este tipo de influenciador tem alcance muito baixo e média média, porém a relevância é alta, pois são pequenos influenciadores que fazem conteúdo segmentado e fazem muitas parcerias com empresas do mesmo nicho.
Alguns exemplos desse tipo de influenciador são: Organize sem Frescuras, Limão na Água, Homens da Casa e entre outros.
TrendSetter
TrendSetter são influenciadores que lutam e são líderes em diversas causas e ideias, defendendo um ponto de vista sobre determinado assunto.
Alguns exemplos são a Jout Jout e Hana Khalil, onde produzem conteúdos audiovisuais sobre diversos temas importantes e do momento.
Costumam ter respeito do público, sendo associados a questões sociais. Por conta de seus princípios, são ótimos para reforçar o posicionamento de uma marca.
Jornalista
Outro tipo de digital influencer são os jornalistas. Eles são criadores de conteúdo, normalmente com um alto alcance, mas a ressonância e a relevância dependem se estão engajados com o tema.
Eles têm a admiração da comunidade, já que suas funções são repassar notícias e se aprofundar em temas de interesse.
Alguns exemplos são: Ricardo Amorim, Míriam Leitão, William Bonner, Gabriela Prioli, entre outros.
Influenciador interno
Por fim, outro tipo de digital influencer é o influenciador interno ou público interno. Que são aqueles que trabalham na empresa, os próprios funcionários que ajudam a humanizar e divulgar a cultura e valores da marca.
Esse tipo de prática é valiosa, pois traz um rosto e uma voz para a marca. Ao mesmo tempo em que ter colaboradores que acreditam na marca, a ponto de divulgá-la é algo muito bom.
Frequentemente, são escolhidos funcionários de altos postos na hierarquia para essa estratégia. E esse tipo de influenciador tem alcance e ressonância baixa, mas a relevância é bem alta.
Portanto, agora você já sabe o que é digital influencer e sabe quais são os tipos, se quiser investir em algo assim para sua empresa ou marca, já sabe por onde começar.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.
Entre em contato com a Marke!