O que é marketing de conteúdo e como posicionar seu negócio?
Nos dias atuais, todo negócio precisa saber o que é marketing de conteúdo. Conheça as vantagens de aplicar esse tipo de estratégia!
Mesmo que você ainda não saiba o que é marketing de conteúdo, é muito provável que já tenha entrado em contato com essa estratégia em diferentes sites da internet.
O ambiente digital se renova a cada dia, com novos formatos e plataformas para serem exploradas, oferecendo uma série de benefícios aos empreendimentos que sabem como aproveitar as oportunidades que têm diante de si.
Assim, aplicar boas estratégias de marketing digital já não é mais um diferencial, mas uma medida fundamental para a marca que quer se destacar no mercado.
Para entender melhor o que é marketing de conteúdo e qual o seu papel nesse cenário, continue a leitura!
O que é marketing de conteúdo?
Destacar-se entre os concorrentes e atrair mais clientes para o seu negócio é um objetivo comum a todas as empresas, pois se trata daquilo que é essencial para alcançar um bom desempenho no mercado.
O marketing de conteúdo é mais uma tática aplicada para alcançar esses objetivos, através da construção da imagem da marca no ambiente digital.
Essa estratégia consiste na criação de um conteúdo que seja relevante para o público-alvo da empresa, trazendo mais pessoas para perto de sua base de clientes através da oferta de informações valiosas para esse grupo.
Tendo em vista a multiplicidade de espaços oferecidos pelo ambiente virtual, esse conteúdo pode ser produzido em diferentes plataformas, sob formatos distintos.
Assim, cabe analisar quais as melhores opções para cada negócio, sendo possível apostar em posts para blogs ou redes sociais, vídeos, imagens, e-books e outras opções que surgirem no horizonte da empresa.
Por isso, mesmo você não tendo ideia do que era marketing de conteúdo antes deste post, certamente já se deparou com essa estratégia em algum ambiente virtual.
As diferenças entre marketing de conteúdo e inbound marketing
Quando falamos sobre o que é marketing de conteúdo, é bastante comum que as pessoas confundam o conceito com o de inbound marketing, já que ambos trabalham de forma parecida, mas com particularidades importantes que os distinguem.
Nos dois casos, estamos falando de estratégias aplicadas no ambiente digital para que a forma como uma marca chega aos seus consumidores seja a mais favorável possível. No entanto, elas atuam com propósitos diferentes.
O inbound marketing tem como principal objetivo a geração de leads, ou seja, consumidores que estabelecem contato com a marca e, a cada ação, se aproximam mais da base de clientes de uma empresa.
A questão é que o marketing de conteúdo pode ser utilizado para cumprir esse objetivo, mas gerar leads não é seu objetivo final.
O foco das estratégias voltadas para o conteúdo é, na verdade, exercer algum tipo de influência sobre a escolha do consumidor.
Nesse sentido, muitas empresas podem não apostar no inbound marketing, pois não estão necessariamente à procura de leads.
Esse é o caso, por exemplo, de uma marca que está presente em supermercados e outros estabelecimentos, enquanto usa o ambiente digital para se comunicar com o consumidor final dos seus produtos.
Seu foco não é, necessariamente, transformar esses consumidores em leads da sua marca, mas criar uma conexão por meio do marketing de conteúdo, ganhando visibilidade, credibilidade e confiança das pessoas por meio dessa estratégia.
Quais as vantagens dessa estratégia?
Após entender o que é marketing de conteúdo, já é possível compreender quais são suas vantagens.
Aumento da presença online
O marketing de conteúdo promove o aumento da visibilidade da empresa no ambiente digital.
Ao oferecer posts de blog que sejam informativos, por exemplo, é possível aumentar o tráfego orgânico da página e fazer com que mais pessoas acessem seu site.
Para os empreendimentos que precisam fortalecer sua presença no meio digital, esse é um processo fundamental.
Destaca a empresa no Google
Seja para procurar uma informação, a solução para um problema ou simplesmente um produto no qual temos interesse, o Google é uma ferramenta à qual as pessoas recorrem diariamente.
A partir da aplicação do marketing de conteúdo de maneira efetiva, é possível levar o site para a primeira página do Google, o que traz ainda mais visibilidade à marca, colocando-a à vista dos muitos usuários que acessam a ferramenta de pesquisa.
Fortalecimento da imagem da empresa
Outra vantagem é o fortalecimento da imagem da empresa frente ao seu público-alvo, uma vez que o conteúdo oferecido pode demonstrar conhecimento a respeito do segmento em que atua, auxiliando na construção de uma relação de maior confiança na marca.
Além disso, a elaboração de um bom cronograma tem grande importância nesse contexto, já que se manter visível e presente no dia a dia desse grupo também pode ser uma boa forma de fortalecer e consolidar a imagem da marca.
Educa o mercado
Em muitos nichos do mercado, é natural que os consumidores não tenham muitos conhecimentos que os ajudem a encontrar a melhor solução.
Nesse sentido, saber o que é marketing de conteúdo e elaborar boas estratégias é o primeiro passo para que a sua empresa dissemine mais informações sobre o seu setor, ampliando os conhecimentos do seu público-alvo.
Aumenta o engajamento do público
Engana-se quem pensa que engajamento é um assunto que só pertence às redes sociais!
Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você pode fazer com que o público engaje mais com a sua marca, no sentido de que essas ações ajudam a criar um vínculo que fideliza clientes e melhora a sua propaganda “boca a boca”.
Vantajoso financeiramente
Você já ouviu falar em LTV? O Lifetime Value é uma previsão do valor que um cliente tem para a marca, considerando todo o período do seu relacionamento com ela.
Ou seja, quanto é investido nesse cliente ao longo do tempo, enquanto dura a sua relação com a empresa.
Ao investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, o seu investimento passa a ter mais retorno por parte do cliente, já que a tendência é o aumento das vendas.
Além disso, não podemos esquecer do CAC, o Custo de Aquisição de Clientes, que é o valor investido em cada novo consumidor que uma marca atrai para a sua base de clientes.
Deixando suas estratégias mais eficientes e obtendo melhores resultados, a tendência é que esse valor também seja reduzido.
Todos os tipos de negócio podem investir em marketing de conteúdo?
Das pequenas às grandes empresas, todo tipo de negócio é beneficiado ao saber o que é marketing de conteúdo e aplicar essas estratégias.
Afinal, gerar leads, fortalecer a imagem da marca e ganhar credibilidade no mercado são vantagens importantes para qualquer tipo de empreendimento.
É claro que, para isso, é preciso conhecer também os melhores caminhos para aplicar essa estratégia com qualidade e eficácia, aproveitando todos os benefícios que ela tem a oferecer.
Como aplicar o marketing de conteúdo no meu negócio?
Entender o que é marketing de conteúdo, por si só, não é suficiente.
Para aplicá-lo de maneira efetiva e garantir bons resultados, um planejamento estratégico se faz fundamental.
Nesse sentido, é importante que o empreendimento busque compreender alguns fatores que contribuirão para a elaboração de uma estratégia mais eficiente.
Um primeiro ponto a ser considerado é a definição do público-alvo do negócio, tendo em vista que esse é um conceito diferente do de persona.
Delimitar ambos os elementos é um passo importante para a elaboração do conteúdo, que deverá ser produzido considerando as pessoas a quem se dirige.
Além disso, definir esses elementos também pode auxiliar em outras escolhas, como as plataformas a serem utilizadas, os formatos que serão aplicados e quais temas serão abordados.
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